Metodologia do Ensino do Estudo do Meio

Código

0201392

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Reconhecer a epistemologia das práticas educativas enquanto geradora de um conhecimento profissional contextualizado.

2) Detectar as relações entre a natureza das práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional contínuo.

3) Distinguir modelos de ensino e estratégias de ensino consonânticas com o Estudo do Meio.

4) Relacionar métodos de ensino e estilos de aprendizagem: ensinar e aprender, «duas faces da mesma moeda».

5) Estabelecer relações entre métodos de ensino, descritores de desempenho actividades, materiais e formas de avaliação.

6) Problematizar situações relacionadas com o Estudo do Meio.

7) Fundamentar modos de planificar actividades em ciência.

8) Discutir decisões no âmbito da prática pedagógica que sejam sustentadas na investigação educacional

Programa

1. Introdução à Metodologia do Ensino do Estudo do Meio
1.1. A importância da metodologia do Ensino do Meio para o desenvolvimento de uma praxis sustentada.
1.2. Noções sobre:
1.2.1. A importância do Estudo do Meio no âmbito da educação para o desenvolvimento.
1.2.2. Modelos e métodos de ensino para a leccionação do Estudo do Meio – efeitos didácticos e educacionais.
1.2.3. Interrelações entre modelos pedagógicos métodos de ensino e recursos educativos.
1.2.4. Estratégias, metodologias e actividades promotoras da (re)construção do conhecimento.
1.2.5. Planeamento e recursos no ensino das ciências.
2. Harmonização de teoria e prática na área de Estudo do Meio.
2.1. Análise e descodificação de conceitos fundamentais.
2.2. Epistemologia do Estudo do Meio.
3. O estudo do meio como lugar de aprendizagem docente: pesquisa e formação profissional
3.1. Questão fundamental para a docência: ensino e pesquisa
3.2. A praxis: prática pensada e reflectida, transformada em acção.

Métodos de Ensino

Paralelamente a alguns momentos de exposição teórica serão privilegiadas as seguintes actividades de aprendizagem: Análise e crítica das orientações curriculares vigentes; reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da disciplina; análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional; planificação e execução de actividades experimentais, num total de 15 horas (que corresponde a 7,5 aulas práticas, de 2 horas cada ); e análise e crítica de recursos didácticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio. A avaliação formativa terá em conta a participação dos formandos nas diferentes actividades. As ponderações para a atribuição da classificação final são: Reflexões escritas individuais (portefólio) sobre fundamentos teóricos da disciplina e/ou metodologias e recursos didácticos (40%) e realização de uma prova escrita (60%).

Bibliografia

Bachelard, G (2001). O Novo Espírito Científico. Lisboa: Edições 7.
Almeida, A. (2002). Abordar o ambiente na infância; Blatchford, I. (2004). Manual do Desenvolvimento Curricular
para Educação de Infância; Català, M. & Vilà, N. (2002). Las funciones lingüísticas en el proceso de adquisición de los conocimientos científicos. In Rodríguez (Dtor.), Las ciências en la escuela, teorias y prácticas – claves para la innovación educativa, pp. 89-103; Catita, E. (2007). Estratégias metodológicas para o ensino do meio físico e social.
Porto: Areal; Formosinho, J.; Spodek, B.; Brown, P.; Lino, D. & Niza, S. (1998). Meira, P.A.& Caride, J. A. (2004).
Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Nóvoa, A. (1991). [Org.] Profissão Professor .Porto: Porto
Editora.
Perrenoud, F. ( 1996).[Coord.] Enseigner: agir dans l'urgence décidier dans l'incertitude. Paris: ESF Editeur.
Zabalza, A. M. (1994). Diários de Aula. Porto: Porto Editora.
Documentos enquadradores do Sistema Educativo,

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho de síntese - 40 %