Metodologia do Ensino do Estudo do Meio

Código

0201392

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Reconhecer a epistemologia das práticas educativas enquanto geradora de um conhecimento profissional contextualizado.

2) Detectar as relações entre a natureza das práticas pedagógicas e o desenvolvimento profissional contínuo.

3) Distinguir modelos de ensino e estratégias de ensino consonânticas com o Estudo do Meio.

4) Relacionar métodos de ensino e estilos de aprendizagem: ensinar e aprender, «duas faces da mesma moeda».

5) Estabelecer relações entre métodos de ensino, descritores de desempenho actividades, materiais e formas de avaliação.

6) Problematizar situações relacionadas com o Estudo do Meio.

7) Fundamentar modos de planificar actividades em ciência.

8) Discutir decisões no âmbito da prática pedagógica que sejam sustentadas na investigação educacional

Programa

 

Conteúdos Programáticos: 


Componente do Meio Social
Módulo I 


1- Introdução à Metodologia do Estudo do Meio: linguagem, linguagens, (re)construção do Conhecimento do Mundo e do Humano
2- Experiência(s), Metáforas, Conceitos, Discursos Científicos, Práticas Metodológicas e de Ensino no Estudo do Meio Social, em sentido específico – configurador - e transversal
3- Orientações Curriculares para o Ensino Básico, Estudo do Meio e Integração dos Saberes
4- “Aprendizagens Essenciais” do Estudo do Meio nos 1º, 2º, 3º e 4º anos do Ensino Básico
7- Planificação, estratégias, metodologias e atividades promotoras da (re)construção dos conhecimentos
8- Referências e métodos para a lecionação do Meio Social: “Do local ao Global”
9- Recursos didáticos e dinâmicas curriculares
10- Estudo do Meio Social, Direitos Humanos, Cidadania, Cultura(s) e Desenvolvimento Integral

Componente Meio Físico
Módulo II
PLANIFICAÇÃO | CONTEÚDOS
1. Enquadramento e contextualização do estudo do meio físico e natural
Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;
Aprendizagens Essenciais para o Ensino Básico;
Outros referenciais educativos
2. O conhecimento do meio físico e natural em contexto global
Abordagens a desafios ambientais para humanidade
Património natural e conservação da natureza
Alterações climáticas
Pegada ecológica
Desenvolvimento sustentável
3. Fontes de informação, recursos educativos e planificação de atividades

Componente Meio Físico

Módulo III

1.Introdução à Metodologia do Ensino do Estudo do Meio
1.1. Apresentação dos principais conteúdos biológicos e ambientais, do estudo do meio físico:
a) Diversidade Biológica (seres vivos e habitats). Espécies autóctones, endémicas, exóticas / invasoras
b) Causas e consequências da perda de biodiversidade
c) Poluição e educação ambiental
1.2. Métodos para a lecionação do Estudo do Meio Físico às novas gerações:
a) Recurso às novas tecnologias
b) Realização de atividades em sala da aula e no campo

 

 

Nota: Este Programa é, no seu todo, estruturado tendo em conta: Objetivos gerais e competências a desenvolver, no geral, os Conteúdos Programáticos, Métodos de Ensino, e Bibliografia. O Programa disponibilizado, ou a disponibilizar, na plataforma "moodle", é mais completo, integra uma Introdução, de fundamentação e enquadramento geral, a Bibliografia é muito mais extensa e diversificada, a potenciar, no geral, e na especificidade de cada um dos três módulos constituintes: Módulo I: Meio Social; Módulo II: Meio Físico; Módulo III: Meio-Físico 

 

 

 

Métodos de Ensino

Metodologia(s):
As aulas terão um caráter teórico, teórico- prático e prático.
Para além da exposição, - que, em si, também tem, pode ter, um caráter dinâmico - serão proporcionadas práticas de pesquisa, individual, em pares e/ou em grupos, de modo a suscitar e promover vários tipos de conhecimentos, atitudes, competências, capacidades e valores.
As metodologias conjugam os processos de ensino, aprendizagem e investigação/formação, tendo como referência atuante uma Pedagogia Universitária. Conjuga-se uma diversidade de métodos, atividades, metodológicas e didáticas, que privilegiam a autonomia e a consolidação de saberes e conhecimentos, numa perspetiva de problematização, a partir de atividades individuais, em pares e/ou em grupos, suscitando um ambiente formativo para uma discussão orientada, análise, crítica e questionamento de conhecimentos provenientes da investigação educacional, despertando modos fundamentados para a planificação e realização de atividades, análise e crítica de recursos didáticos e metodologias relacionadas com o Estudo do Meio e a sua Didática.
Paralelamente a alguns momentos de exposição teórica serão privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem: Análise e crítica das orientações curriculares e aprendizagens essenciais vigentes, tendo como Referência, no aplicável, o “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória” ; reflexão individual ou em grupo e discussão orientada pelos docentes da Unidade Curricular; análise, crítica e discussão de contributos provenientes da investigação educacional; planificação e execução de diversas atividades.

Bibliografia

Bachelard, G (2001). O Novo Espírito Científico. Lisboa: Edições 7.
Almeida, A. (2002). Abordar o ambiente na infância; Blatchford, I. (2004). Manual do Desenvolvimento Curricular
para Educação de Infância; Català, M. & Vilà, N. (2002). Las funciones lingüísticas en el proceso de adquisición de los conocimientos científicos. In Rodríguez (Dtor.), Las ciências en la escuela, teorias y prácticas – claves para la innovación educativa, pp. 89-103; Catita, E. (2007). Estratégias metodológicas para o ensino do meio físico e social.
Porto: Areal; Formosinho, J.; Spodek, B.; Brown, P.; Lino, D. & Niza, S. (1998). Meira, P.A.& Caride, J. A. (2004).
Educação Ambiental e Desenvolvimento Humano. Nóvoa, A. (1991). [Org.] Profissão Professor .Porto: Porto
Editora.
Perrenoud, F. ( 1996).[Coord.] Enseigner: agir dans l'urgence décidier dans l'incertitude. Paris: ESF Editeur.
Zabalza, A. M. (1994). Diários de Aula. Porto: Porto Editora.
Documentos enquadradores do Sistema Educativo,

Método de Avaliação