Psicologia da Motivação

Código

0105047

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta unidade curricular pretende promover um aprofundamento teórico e prático à psicologia da motivação, salientando 3 objetivos distintos: A) conhecer as principais teorias sobre motivação em psicologia, B) perceber os fatores implicados no ganho e perda de motivação, e C) aplicar os conhecimentos adquiridos e discutidos na aula.
No objetivo A, pretende-se que o aluno 1) saiba definir motivação e as suas principais teorias e 2) conheça as metodologias do estudo da motivação. No objetivo B pretende-se que o aluno 1) saiba os fatores endógenos e exógenos com impacto para a motivação, 2) conheça fatores associados ao ganho bem como a perda de dopamina e 3) comportamentos que medeiam estas mudanças bem como as 4) diferenças individuais. No objetivo C, pretende-se que o aluno 1) aplique e integre os conhecimentos obtidos nos pontos anteriores, durante a realização de um trabalho de grupo.

Programa

I. Enquadramento teórico

Conceito de motivação

Definição

II. Teorias da motivação e conceitos motivacionais

Teoria Psicanalítica (Freud)

Teoria da Drive (Hull)

Teoria do Campo (Lewin)

Teoria das Necessidades (Maslow)

Estoicismo e motivação

Motivação intrínseca e extrínseca (Deci & Ryan)

III. Fundamentos neuropsicológicos

Dopamina e vias dopaminérgicas

IV. Avaliação da motivação

Hábitos, impulsos e planos

Implementation intentions (Gollwitzer)

V. Psicologia da motivação: Contextos de aplicação

Métodos de Ensino

A disciplina é orientada para a aprendizagem, discussão e aplicação de práticas e conceitos relacionados com motivação. As aulas teóricas são predominantemente expositivas, havendo lugar para momentos reflexivos. A avaliação valorizará a dimensão reflexiva dos processos de autoformação, para ela concorrendo, com carácter obrigatório: 1) O resultado de uma prova de frequência e um trabalho de grupo.

Bibliografia

Baumeister, R. F. (2016). Toward a general theory of motivation: Problems, challenges, opportunities, and the big picture. Motivation and Emotion40(1), 1-10.

Ford, M. E. (1996). Motivating humans: Goals, emotions, and personal agency beliefs. Sage Publications.

Gollwitzer PM. 1993. Goal achievement: The role of intentions. European Review of Social Psychology, (4),141-185

Hofmann, W., Friese, M., & Wiers, R. W. (2008). Impulsive versus reflective influences on health behavior: A theoretical framework and empirical review. Health Psychology Review2(2), 111-137.

Liu, C., Goel, P., & Kaeser, P. S. (2021). Spatial and temporal scales of dopamine transmission. Nature Reviews Neuroscience22(6), 345-358.

Reeve, J. (2015). Understanding motivation and emotion (6th edition). Wiley & Sons.

Ryan, R. M. (Ed.) (2012). The Oxford handbook of human motivation. Oxford University.

Sapolsky, R. M. (2017). Behave: The biology of humans at our best and worst. Penguin.

Verplanken, B., & Orbell, S. (2022). Attitudes, habits, and behavior change. Annual Review of Psychology73, 327-352.

Método de Avaliação

  • Frequência - 70 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %