Fisiologia do Sistema Nervoso

Código

0105034

Créditos ECTS

6

Objetivos

O primeiro ciclo de estudos em Psicologia visa proporcionar aos estudantes um conjunto vasto de experiências em diferentes domínios de formação, designados no plano de estudos de ‘áreas científicas’. A formação incide sobre processos psicológicos elementares, integração processos psicológicos, modelos e contextos de intervenção, laboratórios e prática orientada. Visa, também, a aquisição de conhecimentos a partir de outras áreas disciplinares como a genética, a fisiologia do sistema nervoso, a antropologia ou a sociologia, bem como a aquisição de conhecimentos e competências básicas de investigação científica. O curso tem, ainda, como objetivo o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas sobre as problemáticas mais relevantes implicadas nas diferentes atividades de formação. Finalmente, a formação visa a mobilização dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do processo de formação tendo em vista o desenvolvimento profissional e a inserção no mercado de trabalho.

Programa

1. Introdução ao Sistema Nervoso

- Caracterização e funções

- Divisões do SN: Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico

2. SNC

- Hemisférios cerebrais

- Zonas especializadas do córtex cerebral

- Sistema límbico

- Cerebelo

3. Histologia do SN

- Constituição do neurónio

- Propriedades funcionais dos neurónios

- Classificação dos neurónios

- Células de suporte do SN

4. Comunicação Neuronal

- Propriedades da membrana plasmática do neurónio

- Início e propagação de um impulso nervoso

- Condução química (NT) e elétrica

- Recetores químicos

- Mecanismos de ação diretos e indiretos

- Agentes de bloqueio

5. SNP

- Hierarquia funcional do SNP

- Classificação dos recetores aferentes

- Sistema nervoso autónomo

 Divisão simpática

Divisão parasimpática

- Áreas envolvidas no controlo do SNA

- Ação dos NT das divisões simpática e parasimpática

- Nervos cranianos e espinais

- Desordens do SNP

6. Distúrbios do SN

- Toxicologia do SN

- Biologia do Stress

Métodos de Ensino

A disciplina tem um funcionamento TP, sendo a componente teórica essencialmente expositiva, mas incluindo, sempre que possível, vídeos e esquemas demonstrativos dos conteúdos programáticos. A interação com os discentes é fomentada de modo a discutir conteúdos.

A componente TP consiste na elaboração de um trabalho de grupo em formato power-point, sobre inovações no conhecimento científico do sistema nervoso humano não lecionadas na componente teórica. A seleção dos temas tem por base uma lista de temas da área da neurologia, fornecidos pelos docentes. O trabalho TP é realizada em grupos de 3 alunos, com acompanhamento contínuo e personalizado dos grupos. No final, há a apresentação do trabalho em ppt perante os colegas e os dois docentes, seguido de debate.

Bibliografia

Guyton & Hall (sem data). Tratado de Fisiologia Médica, 9ª Edição, Editora Guanabara Koogan, 831 pp.
Cortez, C. M. & D. Silva. 2008. Fisiologia aplicada à Psicologia. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro, pp. 1-278.


Para além desta bibliografia principal, são fornecidos aos discentes artigos científicos da especialidade e outros livros, para apoio ao desenvolvimento dos temas das monografias.

Método de Avaliação