Genética e Evolução
Código
0105117Créditos ECTS
6Objetivos
Conhecimentos:
- Reconhecer a Genética como uma área científica prioritária com interesse multidisciplinar;
- Reconhecer a sua importância para a Psicologia;
- Compreender as funções do DNA e RNA e sua importância;
- Conhecer os tipos de mutações que podem ocorrer e suas consequências;
- Compreender a importância da mitose e da meiose, em termos hereditários e evolutivos;
- Reconhecer o cariótipo humano normal e identificar mutações cromossómicas significativas;
- Compreender o conceito de Evolução e os principais mecanismos evolutivos;
- Compreender os mecanismos da hereditariedade Mendeliana e Não Mendeliana;
- Compreender a importância da hereditariedade complexa;
- Compreender a origem genética de algumas patologias humanas;
- Compreender os princípios da Genética de Populações e sua importância em termos evolutivos.
Aptidões e competências:
- Análise crítica de conteúdos incluindo aspetos éticos;
- Resolução de problemas;
- Trabalho em grupo;
- Comunicação científica;
- Construir conhecimento de modo autónomo, a partir de fontes de informação disponíveis.
Programa
1. Introdução;
2. Bases celulares e moleculares da hereditariedade (do DNA e RNA às proteínas);
3. Cromossomas e divisão celular (mitose e meiose);
4. Mutações e polimorfismos;
5. Evolução e fatores evolutivos;
6. Tipos de hereditariedade (Mendeliana e Não Mendeliana) e patologias associadas;
7. Genética de populações.
Métodos de Ensino
A avaliação é contínua. Ir-se-ão utilizar métodos centrados no docente para transmitir conhecimentos teóricos basilares, e métodos centrados no aluno, para facilitar a aquisição de aptidões e competências. A resolução de problemas em grupos de 2-3 alunos e discussão das soluções pelos próprios alunos em fórum (“aprendizagem pelo ensino”), valerá 40% da nota final. Ir-se-á também recorrer à “aprendizagem pela descoberta”, propondo-se a análise de um caso hipotético de um doente com patologia genética, sendo este o ponto de partida para a pesquisa de bibliografia atual sobre o tema, apresentação dos conhecimentos obtidos pelo grupo, e sua discussão em fórum. Esta tarefa será também realizada em grupos de 2-3 alunos e corresponderão a 30% da nota final. A aquisição de conhecimentos teóricos será avaliada por intermédio de um teste escrito que corresponderá a 30% da nota final.
Bibliografia
Carey, G., 2003. Human Genetics for the Social Sciences. Sage Publications, United Kingdom.
Darwin C., 1873. The origin of species by means of natural selection: or, the preservation of favoured races in the struggle for life. 6th Edition. John Murray, London. John Murray, London.
Futuyma D.J., 2013. Evolution. Sinauer Associates.
Nettle D., 2009. Evolution and Genetics for Psychology. Oxford University Press.
Nussbaum, R. L., McInnes, R. R., & Willard, H. F., 2015. Thompson & Thompson Genetics in Medicine e-Book. Elsevier Health Sciences.
Método de Avaliação
De acordo com Métodos de Ensino - 100 %