Genética e Evolução

Código

0105117

Créditos ECTS

6

Objetivos

Objetivos gerais:

1. Enquadrar a importância da Genética para a área da Psicologia;

2. Reconhecer o DNA como molécula informacional, sintetizando os mecanismos implícitos replicação, transcrição e síntese proteica;

3. Reconhecer a importância da variabilidade presente no genoma humano;

4. Compreender a importância da mitose e da meiose;

5. Caracterizar o cariótipo humano normal e identificar as anomalias cromossómicas mais significativas;

6. Reconhecer situações de hereditariedade mendeliana e não mendeliana;

7. Conhecer os princípios básicos da Genética de Populações;

8. Identificar os principais fatores evolutivos;

9. Discutir aspetos gerais da macroevolução dos seres vivos, dando especial destaque ao processo evolutivo do Homem;

10. Reconhecer a importância da Genética para o conhecimento do processo evolutivo humano.

Programa

1 Introdução

1.1 Cronologia da Genética

1.2 A Genética com ciência-chave do século XXI

2 Bases celulares e moleculares da hereditariedade

2.1 Os ácidos nucleícos

2.2 Do DNA às proteínas

2.3 Regulação da expressão génica: aspectos gerais

2.4 Mutações e polimorfismos

3 Cromossomas e divisão celular

3.1 Estrutura dos cromossomas

3.2 Divisão celular (mitose e meiose)

3.3 Anomalias cromossómicas numéricas e estruturais

3.4 Cromossomopatias

4. Tipos de Hereditariedade

4.1 Conceitos gerais

4.2 Hereditariedade mendeliana

4.2.1 Autossómica

4.2.2 Heterossómica

4.3 Dificuldades na determinação do tipo de hereditariedade

4.4 Hereditariedade poligénica e mitocondrial

5 Genética dos traços complexos

5.1 Conceitos gerais

5.2 Doenças complexas

6 Conceitos em Evolução Humana

6.1 Introdução à Genética Populacional Humana

6.2 Principais etapas do processo evolutivo humano

6.3 O contributo da genética para o esclarecimento da história evolutiva Humana

Métodos de Ensino

A abordagem tradicional de ensino, baseada maioritariamente em aulas expositivas, não está adequada às necessidades de aprendizagem da maior parte das disciplinas da área da biologia, nomeadamente das que se enquadram no domínio da genética. Assim, entendeu-se ser do melhor interesse para o sucesso do binómio ensino/aprendizagem o desenvolvimento de uma metodologia assente numa combinação de um número limitado de aulas teóricas, às quais se adicionam sessões teórico-práticas e práticas, assentes em métodos interativo. Vários pontos do programa fazem uso de um conjunto de casos. Os casos providenciam a força motriz para a introdução de novos conceitos e mantêm o elo continuado com aspetos práticos, promovendo a interação com o mundo real. Para além da avaliação continuada, que pretende aferir os progressos ao longo do programa, a avaliação da unidade curricular assenta na realização de um teste teórico prático e de um trabalho de investigação sobre uma patologia genética.

Bibliografia

Carey, G., 2003. Human Genetics for the Social Sciences. Sage Publications, United Kingdom. (SD 575 C273h) Com página Web Associada

Jurmain, R., L. Kilgore, W. Trevalhan & H. Nelson, 2004. Essentials of Physical Anthropology, 5ª ed. Thomson Wadsworth, California, 431 pp.

Regateiro, F. J., 2003. Manual de Genética Médica. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 496pp. Solomon, E. P., L. R. Berg & D. W. Martin. 1999. Biology. Saunder College Publishing, Florida, 5th ed., 1232 pp.

Método de Avaliação

  • Frequência - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %