Iniciação à Prática profissional em Contextos Diferenciados
Código
0105778Créditos ECTS
3Objetivos
1. Explicitar os princípios pedagógicos subjacentes à organização do trabalho com crianças, jovens e outro público de contextos diferenciados.
2.Caraterizar diversos contextos suscetíveis de intervenção numa perspetiva pedagógica (museu, biblioteca, instituições de acolhimento de pessoas com deficiências, pediatria de hospitais, etc.).
3. Saber orientar a intervenção com os diferentes públicos segundo princípios de respeito pelas minorias, de inclusão e de solidariedade.
4. Planificar formas de intervenção pedagógica possíveis, em negociação com os responsáveis, no/s espaço/s escolhido/s e partindo da problematização de situações observadas, em articulação com processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso e com a implicação de várias unidades curriculares.
5. Participar em investigação sobre alguns dos diferentes contextos em análise, por forma a implicar-se na construção de conhecimento científico a partir de situações concretas.
Programa
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Explicitar os princípios pedagógicos subjacentes à organização do trabalho com crianças, jovens e outro público de contextos diferenciados.
- Caraterizar diversos contextos suscetíveis de intervenção numa perspetiva pedagógica (museu, biblioteca, instituições de acolhimento de pessoas com deficiências, pediatria de hospitais, etc.).
- Saber orientar a intervenção com os diferentes públicos segundo princípios de respeito pelas minorias, de inclusão e de solidariedade.
- Planificar formas de intervenção pedagógica possíveis, em negociação com os responsáveis, no/s espaço/s escolhido/s e partindo da problematização de situações observadas, em articulação com processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso e com a implicação de várias unidades curriculares.
- Participar em investigação sobre alguns dos diferentes contextos em análise, por forma a implicar-se na construção de conhecimento científico a partir de situações concretas.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à Prática Profissional da LEB”, com momentos de mobilização, análise e reflexão de informação, que terão lugar na Universidade, e momentos de observação de contextos e práticas e de intervenção nas instituições. Alguns desses contextos deverão ser objeto de uma reflexão mais sistematizada, por via do desenvolvimento de processos de investigação em pequena escala. Da dinâmica de funcionamento desta unidade curricular irá fazer parte, ao longo do semestre, a participação de profissionais da Educação que exercem a sua atividade profissional em diferentes contextos, de modo a permitir um conhecimento especializado de boas práticas.
Bibliografia
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