Arqueologia
Código
0102062Créditos ECTS
6Objetivos
São objetivos principais desta unidade curricular a transmissão aos alunos de bases teóricas sobre a Arqueologia como uma ciência humana cujo objeto de estudo são as sociedades passadas através de vestígios materiais subsistentes, apoiada em métodos de campo, de laboratório e comparativos, e de informação abrangente sobre os contextos arqueológicos relacionados com as diferentes etapas do processo histórico. São objetivos complementares desta unidade curricular contribuir para desenvolver nos alunos competências e aptidões que se traduzem na compreensão do processo histórico, no alargamento dos horizontes interdisciplinares, no domínio dos materiais e técnicas utilizados para o conhecimento do passado, na valorização, defesa, estudo e divulgação do património cultural, e, ainda, numa boa organização, clareza e fluência de expressão oral e escrita.
Programa
Introdução.
Módulo I. As bases.
1. Formação da disciplina.
2. “Materiais” e “sítios” arqueológicos.
3. Métodos de trabalho no terreno.
4. Métodos de datação e cronologia.
5. Métodos de análise espacial.
Módulo II. Os contextos.
6. Organização social.
7. Ambiente.
8. Alimentação.
9. Tecnologia.
10. Economia.
11. Arte e religião.
Módulo III. A arqueologia e as suas especializações.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino da unidade curricular de Arqueologia baseiam-se numa combinação dos papéis do docente e dos alunos. Corresponde ao papel do docente a realização de um conjunto de aulas expositivas (módulos I e II do programa), pontualmente apoiadas em discussão e comentário de bibliografia complementar previamente distribuída, bem como a definição, acompanhamento e crítica dos trabalhos temáticos (módulo III do programa). Corresponde ao papel dos alunos o acompanhamento das aulas expositivas, a leitura da bibliografia principal e da bibliografia complementar e a realização de todas as tarefas subjacentes aos trabalhos temáticos.
Bibliografia
"AAVV, Arqueología medieval. En las afueras del «medievalismo», Barcelona, Editorial Crítica, 1988.
AAVV, Guide des méthodes de l' archéologie, nova ed., Paris, La Découverte, 2005.
GREENE, Kevin, Archaeology: an introduction. The history, principles and methods of modern archaeology, 3ª ed., Londres, Routledge, 1999.
HODDER, Ian, e ORTON, Clive, Análisis espacial en arqueología, Barcelona, Editorial Crítica, 1990"
Método de Avaliação
Trabalho temático - 60 %