Pragmática da Comunicação
Código
0103059Créditos ECTS
6Objetivos
1. Saber comunicar melhor e mais eficazmente em diferentes contextos.
2. Tomar consciência dos diferentes níveis de significado de um enunciado.
3. Estar ciente do quanto é possível realizar através da linguagem.
4. Entender que a comunicação se faz em grande parte pelo recurso a meios não verbais.
5. Compreender o modo como nas suas diferentes vertentes a comunicação se adaptou às novas tecnologias.
Programa
1. Introdução - apresentação de conceitos preliminares.
2. Princípios pragmáticos (o princípio Comunicativo, o Princípio Cooperativo, o Princípio de Cortesia e as estratégias de cortesia).
3. O significado semântico e o significado pragmático, o significado explícito e o implícito (as implicaturas e as pressuposições).
4. Os atos de fala.
5. A comunicação em situações de crise.
6. A comunicação mediada por computador.
7. A comunicação não verbal.
Métodos de Ensino
A disciplina tem uma componente teórica e uma componente teórico-prática: a apresentação de conceitos e teorias novas é sempre seguida da realização em aula e em casa de exercícios diversos.
Bibliografia
GREEN, Georgia. M., 1989, Pragmatics and natural language understanding. 2.ª ed., 1996, Hillsdale, NJ: Lawrence Erbaum Associates.
GRUNDY, Peter, 1995, Doing pragmatics. London: Edward Arnold.
HORN, Laurence e Gregory Ward (Eds.), 2004, The handbook of pragmatics. Oxford: Blackwell Publishers.
MEY, Jacob L., 1993, Pragmatics: an introduction. 2.ª ed., 2001, Oxford: Blackwell Publishers.
SMITH, Ronald D., 2002, Strategic planning for public relations. 3.ª ed., 2009, Nova Iorque: Routledge.
Método de Avaliação
- 1ª Frequência - 40 %
- 2ª Frequência - 40 %
- Assiduidade e intervenção oral formal nas aulas - 20 %