Filosofia para Crianças: Génese e Desenvolvimento

Código

0201476

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

1. Compreender a Filosofia para Crianças, enquanto área de estudos filosóficos e enquanto projeto filosófico-educativo.

2. Perceber o contexto filosófico em que surgiu o projeto de Filosofia para Crianças de M. Lipman e A. Sharp.

3. Explicar os principais conceitos que estruturam a obra de M. Lipman e A. Sharp.

4. Analisar filosoficamente os principais textos dos autores estudados.

5. Compreender o exercício filosófico com as crianças enquanto prática do pensamento excelente.

6. Compreender a importância da prática filosófica no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas, bem como construção da identidade pessoal de cidadãos esclarecidos e críticos.

Programa

1. A genealogia da Filosofia para Crianças: antecedentes filosóficos

1.1. Os diálogos socráticos

1.2. O projeto filosófico-educativo do pragmatismo americano

2. Filosofia para Crianças nos Estados Unidos da América

1.1. Filosofia para Crianças: repensar a Filosofia e a Infância

1.2. Pressupostos filosóficos e educativos da obra de Matthew Lipman e de Ann Sharp

1.3. O currículo de Matthew Lipman e de Ann Sharp: histórias e manuais

3. De Philosophy goes to school a Thinking in Education: o programa original

3.1. Dimensões cognitiva, afetiva, ética e política da Filosofia para Crianças

3.2. Pensamento multidimensional: critical, creative e caring

3.3. Da filosofia para crianças à comunidade de investigação: de projeto educativo na sala de aula a modelo reflexivo de vida

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e aulas teórico-práticas com discussão da matéria lecionada e análise crítica de textos dos autores em estudo.

Bibliografia

CARNEIRO DE MOURA, Z., “Programa «Filosofia para Crianças»”, in I. Marnoto; M. L. Ribeiro Ferreira; O. Pombo, coord., Didáctica da Filosofia I, Universidade Aberta, Lisboa, 1989, pp. 303-308.

CASTRO, G.; MIÚDO, B.; CARVALHO, M., CRIA: um projecto de Filosofia para Crianças, Universidade dos Açores, P. Delgada, 2010.

COSTA CARVALHO, M., “Matthew Lipman: a infância como um deserto de oportunidades perdidas”, em Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, CFUL, Lisboa, 2013, pp. 298-307.

GARCÍA MORIÓN, F.,“Filosofía para Niños: genealogia de un proyecto”, in HASER. Revista Internacional de Filosofia Aplicada, 2 (2011),15-40.

LIPMAN, M., A Filosofia Vai à Escola, São Paulo, Summus Ed.,1988.

LIPMAN, M., Thinking in Education, Cambridge University Press, Cambridge,2003.

MATTHEWS, G. B., El niño y la filosofía, FCE, México,1986.

MENDONÇA, D., Brincar a pensar. Manual de Filosofia para Crianças, Plátano Editora, Lisboa,2011.

ROLLA, N., Filosofia para Crianças, Porto, Porto Ed.,2004.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 10 %
  • Trabalho Individual (1.ª versão) - 45 %
  • Trabalho Individual (2.ª versão) - 45 %