Conceção e Gestão da Formação
Código
0201478Créditos ECTS
6Objetivos
a. Refletir sobre os princípios subjacentes à formação de adultos e à relação formador–formando–saber nas políticas e conceções formativas atuais.
b. Compreender a diversidade de contextos e processos de formação de adultos numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
c. Reconhecer o planeamento da formação como uma estratégia ao serviço da melhoria dos processos formativos e da qualidade da formação.
d. Apreender as relações entre as diversas componentes e etapas do processo formativo.
e. Compreender as especificidades e relevância de diferentes formas de organização e acompanhamento da formação em contexto de trabalho.
No final da UC os alunos deverão ser capazes de:
• Analisar programas, projetos e situações formativas, de forma crítica.
• Conceber e gerir programas/módulos de formação adequados a diferentes objetivos e públicos.
Programa
1. Novas conceções e objetivos da formação de adultos.
2. Formação formal e informal: contextos e processos.
3. Da situação de formação ao perfil e funções do formador.
4. Planeamento da formação.
5. Organização e acompanhamento da formação.
Métodos de Ensino
Esta UC combina sessões expositivas dialogadas sobre conteúdos programáticos, apoiadas no em recursos audiovisuais, com sessões de pesquisa online, debate, apresentação oral e discussão de trabalhos dos alunos, conceção de um programa/módulo de formação, e sessões tutoriais, com vista ao aprofundamento e clarificação de conteúdos e acompanhamento de tarefas.
A plataforma moodle é utilizada para disponibilizar recursos pedagógicos usados durante as aulas e bibliografia de apoio, facilitando a interação entre os estudantes e com a docente sobre conteúdos ou tarefas.
A avaliação assenta essencialmente em três elementos:
i) um trabalho escrito, a realizar com base num guião disponibilizado pela docente, referente à conceção e fundamentação, em pares ou grupos de três, de um programa /módulo de formação (60%);
ii) uma reflexão individual sobre o processo formativo e os objetivos alcançados (20%);
iii) apresentação e discussão oral do trabalho referido em i) (20%).
Bibliografia
Bergano, S. M. A. (2002). Filosofias da educação de adultos. Dissertação de mestrado. FPCEUC: Coimbra.
IQF. (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: IQF
Le Boterf, G. (1995). De la compétence: Essai sur un attracteur étrange. Paris: Éditions d' Organisation.
Lopes, A., Picado, L. (2010). Concepção e Gestão da Formação Profissional Contínua: Da qualificação individual à aprendizagem organizacional. Ramadas: Edições Pedago.
Meignant, A. (2003). A gestão da formação. Lisboa: D. Quixote.
Mira Leal, S. & S. N. Caldeira (Orgs.), (2011). Formação de Adultos: Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise. Ponta Delgada: UAc.
Pinheiro, J. & Ramos, L. (1998). Métodos pedagógicos. Lisboa: IEFP
Silva, M.ª G. V. da. (1997). Métodos activos. Lisboa: IEFP
Tira-Picos, A. & Sampaio, J. (1994). A avaliação pedagógica na formação profissional – Técnicas e instrumentos. Lisboa: IEFP.
Vieira, M.ª de L. M. (1998). Definição de objectivos de formação. Lisboa: IEFP
Método de Avaliação
- i) um trabalho escrito, a realizar com base num guião disponibilizado pela docente, referente à conceção e fundamentação, em pares ou grupos de três, de um programa /módulo de formação - 60 %
- ii) uma reflexão individual sobre o processo formativo e os objetivos alcançados - 20 %
- iii) apresentação e discussão oral do trabalho referido em i) - 20 %