Metodologia do Ensino da Matemática

Código

0201403

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Apreciar textos e práticas observadas, questionando os processos de aprendizagem da matemática e os resultados alcançados

2) Estabelecer percursos de aprendizagem, socorrendo-se de orientações curriculares aplicáveis e das normas NCTM

3) Conceber materiais, incluindo jogos e recursos eletrónicos, que espelhem princípios de organização metodológica diversa e permitam promover a aprendizagem e o trabalho autónomo na aula

4) Implementar situações de aprendizagem adequadas aos contextos a que se destinam, assentes em propostas metodológicas que permitam a realização de atividades que impliquem comunicação, cooperação, inclusão e treino/consolidação versus exploração/investigação na aula

5) Construir instrumentos de avaliação adequados às diferentes competências a adquirir, refletindo a orientação de diferentes metodologias

6) Demonstrar capacidades de autonomia e metacognição, a par dos diferentes processos de auto e hetero avaliação, aquando da realização de tarefas práticas

Programa

Objetivos de Aprendizagem

1) Analisar crítica e fundamentadamente textos orientadores das práticas pedagógicas de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico no âmbito da Matemática;

2) Mobilizar conhecimentos relativos ao âmbito da Matemática na conceção, implementação e avaliação de percursos de aprendizagem para os níveis pré-escolar e escolar (1.º Ciclo do Ensino Básico);

3) Conceber materiais, incluindo jogos e recursos virtuais, que espelhem princípios de organização metodológica diversa e permitam promover experiências significativas de aprendizagem;

4) Construir instrumentos de avaliação adequados às diferentes competências a adquirir, refletindo a orientação de diferentes metodologias;

5) Demonstrar capacidades de autonomia e metacognição, a par dos diferentes processos de auto e heteroavaliação, aquando da realização de tarefas práticas.

 

Conteúdos Programáticos

1. Comunicação matemática, raciocínio matemático e pensamento computacional: estratégias de promoção da comunicação matemática, do raciocínio matemático e do pensamento computacional na sala de aula no contexto dos programas e orientações curriculares em vigor.

2. Representações múltiplas e abordagem concreto-pictórico-abstrato: aplicação de estudos provenientes das neurociências cognitivas, que explicam como o cérebro da criança aprende matemática, e de casos do sucesso do ensino da matemática no mundo, com destaque para o Método de Singapura.

3. Conexões e resolução de problemas: propostas metodológicas orientadas para a promoção de conexões matemáticas (entre temas matemáticos, entre a Matemática e o quotidiano e entre a Matemática e as outras áreas/domínios) e para a resolução de problemas, com enfoque nas etapas de resolução, nos tipos de problemas e nas estratégias a aplicar; análise das diferentes tipologias de aplicação do modelo de barras na resolução de problemas aritméticos de um ou mais passos.

4. Construção de recursos didáticos: diversidade de materiais (incluindo tecnológicos) potenciadores de aprendizagens significativas, segundos múltiplas perspetivas e representações, respeitando a abordagem concreto-pictórico-abstrato e de estímulo ao estabelecimento de conexões e à resolução de problemas, ao desenvolvimento da comunicação matemática, do raciocínio matemático e do pensamento computacional e à promoção do trabalho autónomo e de uma predisposição positiva para aprender Matemática.

Os conteúdos programáticos abordam as capacidades matemáticas transversais que promovem a compreensão da Matemática, com destaque para a comunicação matemática, o raciocínio matemático, o pensamento computacional, as representações múltiplas, as conexões e a resolução de problemas. A prática centra-se nestas capacidades transversais, permitindo atingir a totalidade dos objetivos estabelecidos para a unidade curricular. Por outro lado, a discussão em torno do planeamento de oficinas promove não só a reflexão sobre percursos de aprendizagem, encadeando conteúdos, procedimentos e treino, como também promove um olhar crítico sobre a forma de trabalhar na sala de aula, apontando para os objetivos 2), 3), 4) e 5).

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular funcionará em sessões teóricas e teórico-práticas que decorrerão na Universidade dos Açores. Pretende-se mobilizar e contextualizar a informação teórica da especialidade em prol da conceção e organização de materiais pedagógicos e situações de aprendizagem a implementar em contexto pré-escolar e escolar. Os trabalhos irão desenrolar-se em dois momentos: um momento direcionado para a educação pré-escolar e outro direcionado para o 1.º ciclo do ensino básico.

 

Bibliografia

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Lima, A. M.; Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 3.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.

Lima, A. M.; Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 4.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.

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Método de Avaliação