Metodologia do Ensino da Matemática
Código
0201403Créditos ECTS
6Objetivos
1) Apreciar textos e práticas observadas, questionando os processos de aprendizagem da matemática e os resultados alcançados
2) Estabelecer percursos de aprendizagem, socorrendo-se de orientações curriculares aplicáveis e das normas NCTM
3) Conceber materiais, incluindo jogos e recursos eletrónicos, que espelhem princípios de organização metodológica diversa e permitam promover a aprendizagem e o trabalho autónomo na aula
4) Implementar situações de aprendizagem adequadas aos contextos a que se destinam, assentes em propostas metodológicas que permitam a realização de atividades que impliquem comunicação, cooperação, inclusão e treino/consolidação versus exploração/investigação na aula
5) Construir instrumentos de avaliação adequados às diferentes competências a adquirir, refletindo a orientação de diferentes metodologias
6) Demonstrar capacidades de autonomia e metacognição, a par dos diferentes processos de auto e hetero avaliação, aquando da realização de tarefas práticas
Programa
Objetivos de Aprendizagem
1) Analisar crítica e fundamentadamente textos orientadores das práticas pedagógicas de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico no âmbito da Matemática;
2) Mobilizar conhecimentos relativos ao âmbito da Matemática na conceção, implementação e avaliação de percursos de aprendizagem para os níveis pré-escolar e escolar (1.º Ciclo do Ensino Básico);
3) Conceber materiais, incluindo jogos e recursos virtuais, que espelhem princípios de organização metodológica diversa e permitam promover experiências significativas de aprendizagem;
4) Construir instrumentos de avaliação adequados às diferentes competências a adquirir, refletindo a orientação de diferentes metodologias;
5) Demonstrar capacidades de autonomia e metacognição, a par dos diferentes processos de auto e heteroavaliação, aquando da realização de tarefas práticas.
Conteúdos Programáticos
1. Comunicação matemática, raciocínio matemático e pensamento computacional: estratégias de promoção da comunicação matemática, do raciocínio matemático e do pensamento computacional na sala de aula no contexto dos programas e orientações curriculares em vigor.
2. Representações múltiplas e abordagem concreto-pictórico-abstrato: aplicação de estudos provenientes das neurociências cognitivas, que explicam como o cérebro da criança aprende matemática, e de casos do sucesso do ensino da matemática no mundo, com destaque para o Método de Singapura.
3. Conexões e resolução de problemas: propostas metodológicas orientadas para a promoção de conexões matemáticas (entre temas matemáticos, entre a Matemática e o quotidiano e entre a Matemática e as outras áreas/domínios) e para a resolução de problemas, com enfoque nas etapas de resolução, nos tipos de problemas e nas estratégias a aplicar; análise das diferentes tipologias de aplicação do modelo de barras na resolução de problemas aritméticos de um ou mais passos.
4. Construção de recursos didáticos: diversidade de materiais (incluindo tecnológicos) potenciadores de aprendizagens significativas, segundos múltiplas perspetivas e representações, respeitando a abordagem concreto-pictórico-abstrato e de estímulo ao estabelecimento de conexões e à resolução de problemas, ao desenvolvimento da comunicação matemática, do raciocínio matemático e do pensamento computacional e à promoção do trabalho autónomo e de uma predisposição positiva para aprender Matemática.
Os conteúdos programáticos abordam as capacidades matemáticas transversais que promovem a compreensão da Matemática, com destaque para a comunicação matemática, o raciocínio matemático, o pensamento computacional, as representações múltiplas, as conexões e a resolução de problemas. A prática centra-se nestas capacidades transversais, permitindo atingir a totalidade dos objetivos estabelecidos para a unidade curricular. Por outro lado, a discussão em torno do planeamento de oficinas promove não só a reflexão sobre percursos de aprendizagem, encadeando conteúdos, procedimentos e treino, como também promove um olhar crítico sobre a forma de trabalhar na sala de aula, apontando para os objetivos 2), 3), 4) e 5).
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular funcionará em sessões teóricas e teórico-práticas que decorrerão na Universidade dos Açores. Pretende-se mobilizar e contextualizar a informação teórica da especialidade em prol da conceção e organização de materiais pedagógicos e situações de aprendizagem a implementar em contexto pré-escolar e escolar. Os trabalhos irão desenrolar-se em dois momentos: um momento direcionado para a educação pré-escolar e outro direcionado para o 1.º ciclo do ensino básico.
Bibliografia
Barbosa, E.; Marques, E.; Rodrigues, M. L.; Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2021). O modelo de barras como uma representação pictórica de apoio à resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico. Jornal das Primeiras Matemáticas 17, 5- 49.
Barros, M.G. & Palhares, P. (1997). Emergência da Matemática no Jardim-de-Infância. Porto: Porto Editora.
Bivar, A.; Grosso, C.; Oliveira, F.; & Timóteo, M.C. (2013). Programa e Metas Curriculares de Matemática. Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação.
Boavida, A.M.R.; Paiva, A.L.; Cebola, G.; Vale, I.; & Pimentel, T. (2008). A Experiência Matemática no Ensino Básico. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação.
Bravo, J.A.F. (2000). Didáctica de la Matemática en la Educación Infantil. Madrid: Ediciones Pedagógicas.
Cabral, M. S.; Cascalho, J. M.; Serpa, M. & Teixeira, R. C. (2013). A Interação na Resolução de Problemas: Um Desafio no Ensino-Aprendizagem da Matemática. In Resolução de Problemas em Contexto Escolar, ed. Margarida Serpa, Suzana Caldeira e Carlos Gomes, pp. 107 - 156. ISBN: 9789896893767. Lisboa: Edições Colibri.
Carvalho, A., Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2016). Jogos matemáticos na educação pré--escolar: uma categorização e os princípios matemáticos do Raaapidoo e do Dobble. Jornal das Primeiras Matemáticas 7, 77- 104.
Carvalho, A., Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2021). À descoberta de padrões na educação pré-escolar. Jornal das Primeiras Matemáticas 16, 5- 28.
Carvalho, A., Silva, J. N., Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2016). Materiais estruturados para a educação matemática pré-escolar. Jornal das Primeiras Matemáticas 7, 27- 76.
Cascalho, J. M.; Ferreira, R. & Teixeira, R. (2015). Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático: uma experiência em contexto de estágio, Educação Matemática Pesquisa 17, 2, 71 - 95.
Dias, M. R. & Garrão, A. P. (2015). Um Problema de Matemática (em vários níveis de ensino). In Investigar em Educação Matemática: Diálogos e Conjunções numa Perspetiva Interdisciplinar, ed. Ana Paula Garrão, Margarida Raposo Dias e Ricardo Cunha Teixeira, pp. 241 - 256. ISBN: 978-989-735-076-4. Ponta Delgada: Editora Letras Lavadas.
Dinis, R.; Teixeira, R. C. & Pacheco, S. (2019). Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Jornal das Primeiras Matemáticas 13, 5-36.
Espadeiro, R.G. (2021). O Pensamento Computacional no currículo de Matemática. Educação e Matemática 162, 5-10.
Furtado, A. R.; Duarte, J.; Medeiros, M. P.; Faria, Z.; Fonseca, M. H.; Silva, L.; Sousa, P. & Teixeira, R. C. (2018). Recursos didáticos promotores do sentido de número no 1.º Ciclo do Ensino Básico, Jornal das Primeiras Matemáticas 11, 33-63.
Lima, A. M.; Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 2.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.
Lima, A. M.; Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 3.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.
Lima, A. M.; Vaz, C. L. & Teixeira, R. C. (2021). Matemática Passo a Passo: Caderno do aluno para o 4.º ano de escolaridade. Edição Revista. Ponta Delgada: Letras Lavadas Edições.
Lopes da Silva, I. (Coord.); Marques, L.; Mata, L.; & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministérios da Educação. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/ocepe/sites/default/files/Orientacoes_Curriculares.pdf
Ministério de Educação (2021). Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico – Matemática. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/noticias/aprendizagens-essenciais-de-matematica
Moreira, D. & Oliveira, I. (2003). Iniciação à Matemática no Jardim de Infância. Lisboa: Universidade Aberta.
Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2014). Propriedades e Critérios no Pré-Escolar. Jornal das Primeiras Matemáticas 3, 3 -16.
Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2014). Matemática na Educação Pré-Escolar: A Primeira Dezena. Jornal das Primeiras Matemáticas 3, 17-46.
Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2015). Matemática na Educação Pré-Escolar: Esquemas todo-partes. Jornal das Primeiras Matemáticas 4, 55-70.
Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2015). Matemática na Educação Pré-Escolar: A ordem das dezenas. Jornal das Primeiras Matemáticas 5, 23-39.
Santos, C. P. & Teixeira, R. C. (2016). Kindergarten Activities for Early Mathematics, Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium IV, pp. 49-77.