Metodologia do Ensino da Matemática
Código
0201403Créditos ECTS
6Objetivos
1) Apreciar textos e práticas observadas, questionando os processos de aprendizagem da matemática e os resultados alcançados
2) Estabelecer percursos de aprendizagem, socorrendo-se de orientações curriculares aplicáveis e das normas NCTM
3) Conceber materiais, incluindo jogos e recursos eletrónicos, que espelhem princípios de organização metodológica diversa e permitam promover a aprendizagem e o trabalho autónomo na aula
4) Implementar situações de aprendizagem adequadas aos contextos a que se destinam, assentes em propostas metodológicas que permitam a realização de atividades que impliquem comunicação, cooperação, inclusão e treino/consolidação versus exploração/investigação na aula
5) Construir instrumentos de avaliação adequados às diferentes competências a adquirir, refletindo a orientação de diferentes metodologias
6) Demonstrar capacidades de autonomia e metacognição, a par dos diferentes processos de auto e hetero avaliação, aquando da realização de tarefas práticas
Programa
a.Planeamento de atividades letivas, a partir da recolha e análise de dados na sala de aula e tendo em conta percursos de aprendizagem do pré-escolar ao primeiro ciclo
b.Raciocínio e Comunicação: formas de raciocínio, apresentação de conjeturas, argumentação e generalização; tipos de comunicação, estratégias de promoção da comunicação matemática na sala de aula e utilização do desenho e da linguagem escrita para promover o raciocínio matemático
c.Conexões e resolução de problemas: modos de explorar as relações entre conteúdos matemáticos e de outras áreas; propostas metodológicas orientadas para a resolução de problemas e suas etapas- tipos de problemas (fechados e abertos) e raciocínios, exploração de dados e utilização de jogos como situações problemáticas; o papel do professor na resolução de problemas
d.Inclusão e avaliação na sala de aula: diversidade de materiais (incluindo tecnológicos) de suporte à inclusão e ao trabalho autónomo e instrumentos para a auto- e heteroavaliação
Métodos de Ensino
Existem momentos de trabalho distintos. O primeiro implica a observação na sala de aula com um educador/professor do pré-escolar ou primeiro ciclo e, no segundo, os alunos são convidados a planear e intervir nesse contexto de aprendizagem. Esse processo implica a recolha de dados, identificando aspetos de aprendizagem que poderão ser considerados no planeamento e intervenção a realizar posteriormente. A elaboração da observação e planeamento são acompanhados pelo professor (30%) e é apresentado em grande grupo a intervenção realizada (40%). Ao longo do semestre, os alunos são convidados a apresentar sínteses de textos e/ou intervenções, diferentes materiais (fichas, jogos, etc) e instrumentos de avaliação. O produto desta atividade é avaliada individualmente (30%).
Bibliografia
Barros, M. & Palhares, P. (1997). Emergência da Matemática no Jardim-de-Infância, Porto Editora.
Boavida et al. (2008) A Experiência Matemática no Ensino Básico. Ministério da Educação.
De Walle, J. et al. (2010). Elementary & Middle School Mathematics Teaching Developmentally. Pearson International Edition.
Fox, L. e Surtees L. (2010)Mathematics Across the Curriculum, Problem-solving, Reasoning and Numeracy in
Primary Schools. Continuum International Publishing Group.
Ponte, J. & Serrazina, M. (2000). Didáctica da Matemática do 1º ciclo. Universidade Aberta.
Narciso M. e Paulus, P. (2005) Histórias da Matemática. Acedido em Outubro de 2013,
http://labap.wordpress.com/docs/.
National Council of teachers of Mathematics (2000). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. APM
Método de Avaliação
- A elaboração da observação e planeamento são acompanhados pelo professor - 30 %
- Apresentação - 40 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %