Trabalho e Requalificação
Código
0201472Créditos ECTS
6Objetivos
A mudança tecnológica e as alterações legais contribuem para alterar, muitas vezes a relação entre as competências possuídas pelo individuo e as requeridas pelo mundo do trabalho. A disciplina pretende dotar os alunos com conhecimentos que lhes permitam identificar o modo de funcionamento do mercado de trabalho e o papel das qualificações. Devem ser capazes identificar como a mudança tecnológica ou mesmo as alterações legais contribuem criar desalinhamentos entre o que é requerido pelo emprego e o possuído pelo trabalhador, levando à necessidade de requalificação quer ao longo da vida quer mesmo aquando da transição entre a escola e o mercado de trabalho. Os alunos devem ser capazes identificar os principais benefícios associados ao processo de requalificação, perceber o papel do mercado e das instituições públicas neste processo, identificar as fontes e financiamento assim como a organização dos processos de requalificação em Portugal. Devem estar aptos a comentar situações concretas.
Programa
1. Mercado de trabalho: alguns conceitos básicos
2. Mercado de trabalho e qualificações
3. Mudança tecnológica e requalificação
4. Alterações legais, trabalho e requalificação
5. Transição entre a escola e a vida ativa e requalificação
6. Trabalho e envelhecimento: benefício de investir na formação ao logo da vida
7. O mercado e as instituições públicas no processo requalificação
8. O financiamento da requalificação
9. Requalificação profissional em Portugal
Métodos de Ensino
A lecionação é composta por aulas teóricas complementadas por aulas teórico-práticas. Cada capítulo inicia-se com uma ou mais questões colocadas aos alunos, onde o docente ouve durante alguns minutos a opinião dos mesmos e tenta conduzi-los, se tal se mostrar necessário, para um raciocínio próximo daquilo que será então lecionado na aula teórica. Nas aulas teóricas, que se seguem após esta breve auscultação, o docente expõe então a teoria a cada capítulo. As aulas teórico-práticas destinam-se à resolução de exercícios, e ao comentário e discussão de casos e situações específicas. A avaliação é composta por dois testes com exercícios e casos para comentar.
Bibliografia
The Economic Benefits of Adults Reskilling, Centre for Economics and Business Research Ltd, London. (2015).
Working and ageing The benefits of investing in an ageing workforce, CEDEFOP, European Centre for the Develpment of Vocational Training (2012).
From education to working life The labour market outcomes of vocational education and training, CEDEFOP,
European Centre for the Develpment of Vocational Training (2012).
Agnew, A., Forrester, P. Hassard, J. and Procter, S. (1997) "Deskilling and reskilling within the labour process: The case of computer integrated manufacturing", Int. J. Production Economics, 52, 317-324.
Vieira, J. (2005) "Skill mismatches and job satisfaction" Economics Letters, 89, 39-47.
Wong, J. (2006) "Control and professional development: are teachers being deskilled or reskilled within the context of decentralization?", Educational Studies, 32, 17–37.
Método de Avaliação
Conforme Métodos de Ensino - 100 %