Organização do Mundo Vivo

Código

0201404

Créditos ECTS

3

Objetivos

a) Rever os níveis de organização do mundo vivo;

b) Reconhecer a enorme diversidade dos seres vivos;

c) Identificar atitudes prejudiciais à vida selvagem e ao ambiente natural, bem como desenvolver capacidades e valores que permitam intervir socialmente na defesa do bem-estar dos organismos vivos, em harmonia com o meio ambiente;

d) Reconhecer os momentos marcantes da evolução histórica da saúde ambiental;

e) Reconhecer a importância do ambiente e das suas variáveis na determinação do estado de saúde das populações e dos ecossistemas;

f) Reconhecer e identificar casos de poluição natural e antropogénica;

g) Relacionar a exposição humana ou animal ou vegetal a poluentes presentes no meio ambiente com os efeitos decorrentes dessa exposição, e ser capaz de identificar as fontes de emissão.

h) Desenvolver aptidões ligadas à auto-aprendizagem, assentes na capacidade de pesquisa sendo capaz de mobilizar saberes científicos fundamentais à compreensão do mundo vivo.

Programa

O Mundo Vivo (MV): Consolidação de Conceitos 1. Definição e caracterização geral. Níveis de organização do MV. 2 A componente viva do sistema. Origem da vida. Mecanismos inerentes à manutenção da vida. A Biodiversidade (BDV) 1. Conceito de BDV: Diversidade genética, específica e dos ecossistemas. BDV animal e vegetal. 2. Fauna e Flora dos Açores. 3. Medição da BDV. 4. Valor económico da BDV. Conservação, preservação e proteção e desenvolvimento sustentável. Estatuto jurídico da BDV. 5. Os seres vivos e o ambiente 6. Principais ameaças ao MV 7. Importância do respeito pela BDV. Recuperação de ecossistemas. Evolução histórica da Saúde Ambiental 1. A saúde e o ambiente. 2. Poluição natural e antropogénica. 3. Qualidade da água, do ar e dos solos e saúde. 4. Indicadores sanitários das populações e implicações na saúde. 5. Identificação de exposições ambientais, de problemas de saúde relacionados com o ambiente e associações causais – estudos de caso. 6. Monitorização e biomonitorização.

Métodos de Ensino

Os conteúdos explorados nas aulas teóricas (AT) e práticas (AP) suportam a aquisição das competências atrás referidas. As AP destinam-se a aprofundar o cumprimento dos objetivos descritos e a consolidar a aquisição das respetivas competências. As AT procuram estimular a compreensão e integração dos conhecimentos e a memorização a longo prazo. A participação do aluno é encorajada: i) para perspetivar a matéria, facilitando a integração dos conhecimentos; ii) colocando e solicitando questões aos alunos e discutindo as suas respostas. Nas AP desenvolve-se a capacidade de identificar, interpretar e relacionar os diversos temas do MV.

Na avaliação da componente teórica são efetuadas duas provas com questões para avaliar a compreensão, a capacidade de análise e de síntese. Na componente prática vigora a avaliação contínua: assiduidade, pontualidade, participação nas aulas e qualidade dos relatórios. As componentes teórica e prática têm respetivamente ponderações de 75% e 25% na nota final.

Bibliografia

ATTENBOROUGH, D., 1995. A Vida Privada das Plantas. Gradiva Pub.
AZEVEDO, C, 2012 – Biologia Celular e Molecular – Lidel
BROOKER, R., WIDMAIER, E., GRAHAM, L. & STILING, P., 2010 – Biology – McGraw Hill
DIAS, E., MENDES, C, MELO, C., PEREIRA,D. & ELIAS, R., 2005 - Azores Central Islands Vegetation and Flora Field
Guide. Quercetea 7: 123-173.
INGROUILLE, M. J. & EDDIE, B., 2006. Plants. Diversity and Evolution. Cambridge Univ Press
JONES, A., REED, R. & WEYERS, J., 2003 – Practical Skills in Biology – Pearson, Harlow
KOREN, H. & M. S. BISESI, 2002 - Handbook of Environmental Health. Lewis Pub.
PINTO, I. S. & ANTUNES, T., 2006. Botânica - A Passagem à Vida Terrestre. Lidel.
QUEIROZ, R. G., 2005. O Mundo Mágico das Plantas. Thesaurus.
RAVEN, P. H., EVERT, R. F. & EICHHORN, S. E., 2007. Biologia Vegetal. Guanabara Koogan
SCHAFER, H., 2005 - Flora of The Azores: A Field Guide - Margraf Verlag
SOLOMON, E.P., BERG, L. R. & MARTIN, D. W., 2008 – Biology – Brooks/Cole

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %