Ciências de Base Experimental

Código

0105748

Créditos ECTS

6

Objetivos

A principal finalidade da disciplina é proporcionar aos alunos a aquisição e/ou o desenvolvimento de conhecimentos e competências conducentes a um agir profissional de qualidade, ao nível do ensino experimental das ciências, na educação pré-escolar e no 1° Ciclo do Ensino Básico.

Para a consecução da finalidade enunciada, foram estabelecidos os seguintes objetivos de formação:

1. Adquirir e/ou aprofundar conhecimentos científicos.

2. Planificar atividades adequadas à educação Pré-Escolar e ao 1° Ciclo do ensino básico.

3. Executar atividades experimentais.

4. Compreender a importância das atividades experimentais no desenvolvimento da criança.

5. Perceber a importância da alfabetização científica e tecnológica na sociedade contemporânea.

Programa

1 - Observação de processos químicos e físicos na natureza e em ambiente de laboratório:

 2 - Realização de actividades sobre fenómenos de Química dia-a-dia.

 3 - Realização de actividades sobre fenómenos da Física no dia-a-dia.

 4 - O trabalho prático/laboratorial: organização e planificação.

 5 - Realização e exploração de actividades práticas/experimentais enquadradas nos programas da EPE e 1CEB (fichas explorando):

 5.1 - Flutuação em líquidos;

 5.2 - Dissolução em líquidos;

 5.3 - A luz: sombras e imagens;

 5.4 - A electricidade: lâmpadas, pilhas e circuitos;

 5.5 - Mudanças de estado físico;

 5.6 - Novos materiais e a nanotecnologia;

 5.7 - Sustentabilidade na terra.

 6. Reflexão crítica sobre as actividades desenvolvidas e sua exploração pedagógica.

 7. Produção de materiais didácticos tendo como fontes os conteúdos exploratórios proporcionados pelas visitas escolares a centros de ciência (e.g. Expolab, Centro Ciência Viva; OASA (Observatório Astronómico de Santana); OVGA (Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores); OMIC (Observatório Microbiano dos Açores).

Métodos de Ensino

O método de ensino adota uma abordagem prática e experimental, integrando visitas a Centros de Ciência e atividades experimentais de diversas naturezas, promovendo a aplicação crítica dos conhecimentos e incentivando a participação ativa dos alunos em atividades práticas. Além disso, incorpora uma abordagem bottom-up, estimulando a construção do conhecimento a partir de experiências concretas e do envolvimento direto dos estudantes no processo de aprendizagem.

As aulas práticas, realizadas em visitas a Centros de Ciência da região, como o Expolab, OGVA, OASA, OMIC, proporcionam uma abordagem hands-on, dando aos alunos a oportunidade de experimentar, consolidar e aplicar criticamente os conhecimentos adquiridos. Os laboratórios e materiais disponíveis nestes centros desempenham um papel crucial nesse processo.

Durante as aulas teóricas e práticas, os alunos participarão em atividades de Física e Química, integrando os conhecimentos adquiridos na área de Estudo do Meio. Isso inclui apresentações de trabalhos com exposição teórica, elaboração de atividades práticas e experimentais alinhadas aos conteúdos programáticos, bem como a participação em trabalhos de campo.

Os estudantes são desafiados a propor e desenvolver atividades experimentais utilizando materiais acessíveis e de baixo custo. A partilha desses materiais dentro do grupo será seguida por uma análise e discussão para extrair conclusões sobre sua aplicabilidade na sala de aula, permitindo ajustes conforme necessário.

As situações de aprendizagem abrangem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos diversos; b) Identificação de problemas e formulação de hipóteses com potencial para a experimentação; c) Execução de procedimentos experimentais e de campo, com ou sem guias orientadores; d) Análise, discussão e comunicação de resultados; e) Elaboração de relatórios de atividades experimentais; f) Organização, interpretação e análise de dados e conclusões, incorporando uma reflexão crítica fundamentada em pesquisa bibliográfica e conteúdos teóricos.

Bibliografia

1. Martins, I. et al., 2007, Educação em Ciências e Ensino Experimental ? Colecção Ensino Experimental das Ciências, Ministério da Educação, Lisboa.http://www.dge.mec.pt/guioes-didaticos-eb

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3. Leite, L., 2001, Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino das Ciências, Cadernos Didácticos das Ciências, vol 1, Ministério da Educação, Lisboa.

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6. Van Cleave, J., 1997, Colecção Ciência para Jovens, Dom Quixote. Lisboa

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11.Martins, I. at al. (2006) Colecção Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Ministério da educação ? DGIDC.

12.Pereira, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: U. Aberta.

13.Sá, J. Gomes (1994). Renovar as práticas no 1º Ciclo pela via das Ciências da Natureza. Porto: Porto Editora.

14. Calado, J. (2012). Haja luz? uma História da Química através de tudo. IST Press.
15. Carvalho, R. (1995). A Física no dia-a-dia. Lisboa: Relógio d´Água.

16.Química Geral - Conceitos Essenciais, Raymond Chang, Trad. 4.ed. Maria J. F. Rebelo, et. all. McGraw-Hill, 2006.

Método de Avaliação

  • Trabalho individual: Desempenho, clareza e domínio dos conteúdos durante a apresentação dos trabalhos - 15 %
  • Trabalhos de grupo: Actividades experimentais/relatórios (visitas aos centros de ciência + actividades laboratoriais) - 85 %