Educação Físico-Motora
Código
0105751Créditos ECTS
6Objetivos
1- Dominar os conceitos básicos e a terminologia fundamental à área disciplinar;
2- Conhecer o processo de desenvolvimento motor da criança, nas suas componentes fundamentais, enquadrandoo na concepção de desenvolvimento;
3- Compreender as fases evolutivas da actividade motora humana, em geral, e da motricidade infantil, em particular,
distinguindo-as a partir da observação de comportamentos e dos movimentos;
4- Apreender a evolução das diferentes estruturas subjacentes ao desenvolvimento na criança das capacidades:
perceptivo-motoras, coordenativas, físicas, expressivas, criativas e lúdicas;
5 - Dominar as principais características do processo de aprendizagem motora, quanto às fases, aos modelos e às condições de prática, ficando sensibilizado para a necessidade de uma organização cuidadosa dos diferentes conteúdos e actividades práticas em prol da qualidade da EF das crianças.
Programa
A. CONTEÚDOS TEÓRICOS
1 - O Movimento Humano, a Actividade Física e a Educação Física
1.1. Enquadramento Conceptual
1.2. As Etapas Evolutivas da Motricidade
1.3. A Educação Físico-Motora na Infância/ 1.ºCiclo e as actividades do programa
2. O Desenvolvimento Motor na Infância
2.1. Enquadramento Conceptual
2.2. Modelos Teóricos de Desenvolvimento Motor
2.3. O Desenvolvimento de Capacidades na Criança
3. A Aprendizagem na Educação Físico-Motora (EFM)
3.1. Enquadramento Conceptual
3.2. Estratégias de optimização do ambiente de aprendizagem em EFM
B. CONTEÚDOS PRÁTICOS
A componente prática desta disciplina, visando a consolidação dos conteúdos proporcionados nas sessões teóricas, decorrerá centrando-se nas seguintes estratégias de atividade:
- Discussão temática, realizada em grupo;
- Análise dos movimentos fundamentais por observação em vídeo;
- Observação do comportamento motor de crianças -0 aos 12 anos;
- Atividade motora prática - apresentação e análise de situações práticas diversificadas e de complexidade crescente, que proporcionem o desenvolvimento de habilidades perceptivo-motoras (conhecimento progressivo do corpo em movimento, no espaço, no tempo, com energia e com as relações com os outros - objetos, pares) e aplicadas a diferentes AF - desporto e dança; habilidades motoras básicas de locomoção e de manipulação; capacidades coordenativas e condicionais: aplicadas a diferentes AF - desporto e dança; atividades tradicionais/ regionais: movimento dançado/ roda e jogo tradicional; várias formas de jogo infantil.
Métodos de Ensino
Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar uma articulação sistemática entre a teoria e a prática.
As sessões teóricas são os momentos informativos e incluem exposição de conteúdos e atividades interativas e reflexiva.
As sessões práticas incluem observação e prática vivencial em situações motoras significativas que serão acompanhadas da reflexão pelos estudantes.
Dar-se-á relevância à prática vivenciada, à troca de experiências e à cooperação entre os estudantes.
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