Educação Físico-Motora

Código

0105751

Créditos ECTS

6

Objetivos

1- Dominar os conceitos básicos e a terminologia fundamental à área disciplinar;
2- Conhecer o processo de desenvolvimento motor da criança, nas suas componentes fundamentais, enquadrandoo na concepção de desenvolvimento;
3- Compreender as fases evolutivas da actividade motora humana, em geral, e da motricidade infantil, em particular,
distinguindo-as a partir da observação de comportamentos e dos movimentos;
4- Apreender a evolução das diferentes estruturas subjacentes ao desenvolvimento na criança das capacidades:
perceptivo-motoras, coordenativas, físicas, expressivas, criativas e lúdicas;
5 - Dominar as principais características do processo de aprendizagem motora, quanto às fases, aos modelos e às condições de prática, ficando sensibilizado para a necessidade de uma organização cuidadosa dos diferentes conteúdos e actividades práticas em prol da qualidade da EF das crianças.

Programa

A. CONTEÚDOS TEÓRICOS

1 - O Movimento Humano, a Actividade Física e a Educação Física
1.1. Enquadramento Conceptual
1.2. As Etapas Evolutivas da Motricidade
1.3. A Educação Físico-Motora na Infância/ 1.ºCiclo e as actividades do programa
2. O Desenvolvimento Motor na Infância
2.1. Enquadramento Conceptual
2.2. Modelos Teóricos de Desenvolvimento Motor
2.3. O Desenvolvimento de Capacidades na Criança
3. A Aprendizagem na Educação Físico-Motora (EFM)
3.1. Enquadramento Conceptual
3.2. Estratégias de optimização do ambiente de aprendizagem em EFM

 

B. CONTEÚDOS PRÁTICOS
A componente prática desta disciplina, visando a consolidação dos conteúdos proporcionados nas sessões teóricas, decorrerá centrando-se nas seguintes estratégias de atividade:

  1.  Discussão temática, realizada em grupo;
  2.  Análise dos movimentos fundamentais por observação em vídeo;
  3.  Observação do comportamento motor de crianças -0 aos 12 anos;
  4.  Atividade motora prática - apresentação e análise de situações práticas diversificadas e de complexidade crescente, que proporcionem o desenvolvimento de  habilidades perceptivo-motoras (conhecimento progressivo do corpo em movimento, no espaço, no tempo, com energia e com as relações com os outros - objetos, pares) e aplicadas a diferentes AF - desporto e dança;  habilidades motoras básicas de locomoção  e  de manipulação; capacidades coordenativas e condicionais: aplicadas a diferentes  AF - desporto e dança;  atividades tradicionais/ regionais: movimento dançado/ roda e  jogo tradicional;  várias formas de jogo infantil. 

Métodos de Ensino


Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar uma articulação sistemática entre a teoria e a prática.

As sessões teóricas são os momentos informativos e incluem exposição de conteúdos e atividades interativas e reflexiva.

As sessões práticas incluem observação e prática vivencial em situações motoras significativas que serão acompanhadas da reflexão pelos estudantes.

Dar-se-á relevância à prática vivenciada, à troca de experiências e à cooperação entre os estudantes.

Bibliografia

1. Barreiros, J. (2016) Desenvolvimento Motor e Aprendizagem. In DFQ (Org.) Plano Nacional de Formação de Treinadores . Manuais de Formação – Grau I. IPDJ.
2. Condessa, I., Pereira, B. & Carvalho, G. (2011). “Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar”. CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, FCT.
3. Condessa, I. (2009). (Re)Aprender a Brincar. Da Especificidade à Diversidade. Universidade dos Açores, FCT.
4. Gallahue, D.L. (2002). Desenvolvimento motor e aquisição da competência motora na educação de infância, In Spodek, B. (Org.). Manual de Investigação em Educação de Infância, (pp. 49-84) Fundação Calouste Gulbenkian.
5. Graham, G., Holt /Hale, S. & Parker, M. (2007). Children moving: a reflective approach to teaching physical education. 7th Ed. New York : McGraw-Hill.. Bibl. UA. CDU 796-053.2
6. Hahn,E. (1988). Entrenamiento com ninos. Teoria, prática, problemas específicos. Ed. Martínez Roca, S.A. Bibl. U.A. CDU 371.73.
7. Haywood,K. & Getchell, N. (2004). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. 3ª Ed. Artmed.
8.  Le Boulch, J. (1988). A Educação Psicomotora.. 2ª Ed..Artmed. Bibl. U.A. CDU 372.879.
9. Maia, J.; Tani, G.; Cruz,H.; Queirós,P.; Dias,C.& Vasconcelos, O. (2023). Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um Manual para Professores. 1.ª Ed.: FADEUP.
10. Ruiz Perez, L.M. (2004). Desarrollo Motor y Atividades Fisicas. 3ª Ed. Madrid: Gymnos Ed. Bibl. U.A. CDU 612.7.
11. Sánchez, P.T. (2001). Actividad Física, Condición Física y Salud. Wanceulen Editorial Desportiva, S.L.. Bibl. U.A. CDU 613.
12. Sobral,F. (1980) - Introdução à Educação Física. Livros Horizonte. Bibl. U.A. CDU 372.879.
13. Wikstrom, R. (1990). Patrones motores básicos. Alianza Editorial.
14. World Health Organization (2018). Global Action Plano in Physical Activity 2018-2030: More Active People for a Healthier World. Genebra.

Método de Avaliação