Educação Físico-Motora

Código

0105751

Créditos ECTS

6

Objetivos

1- Dominar os conceitos básicos e a terminologia fundamental à área disciplinar;
2- Conhecer o processo de desenvolvimento motor da criança, nas suas componentes fundamentais, enquadrandoo na concepção de desenvolvimento;
3- Compreender as fases evolutivas da actividade motora humana, em geral, e da motricidade infantil, em particular,
distinguindo-as a partir da observação de comportamentos e dos movimentos;
4- Apreender a evolução das diferentes estruturas subjacentes ao desenvolvimento na criança das capacidades:
perceptivo-motoras, coordenativas, físicas, expressivas, criativas e lúdicas;
5 - Dominar as principais características do processo de aprendizagem motora, quanto às fases, aos modelos e às condições de prática, ficando sensibilizado para a necessidade de uma organização cuidadosa dos diferentes conteúdos e actividades práticas em prol da qualidade da EF das crianças.

Programa

A. CONTEÚDOS TEÓRICOS

1 - O Movimento Humano, a Atividade Física (AF) e a Educação Física (EF)
1.1. Enquadramento Conceptual
1.2. As Etapas Evolutivas da Motricidade
1.3. A relevância da Educação Físico-Motora na Infância e as orientações curriculares Europeias e Nacionais 
2. O Desenvolvimento Motor (DM) na Infância
2.1. Enquadramento Conceptual
2.2. Modelos Teóricos de Desenvolvimento Motor
2.3. O Desenvolvimento de Capacidades na Criança
3. A Aprendizagem na Educação Físico-Motora (EFM)
3.1. Enquadramento Conceptual
3.2. Estratégias de optimização do ambiente de aprendizagem em EFM

 

B. CONTEÚDOS PRÁTICOS
A componente prática desta disciplina, visando a consolidação dos conteúdos proporcionados nas sessões teóricas, decorrerá centrando-se nas seguintes estratégias de atividade:

  1.  Discussão temática, realizada em grupo;
  2.  Análise dos movimentos fundamentais por observação em vídeo;
  3.  Observação do comportamento motor de crianças -0 aos 12 anos;
  4.  Atividade motora prática - apresentação e análise de situações práticas diversificadas e de complexidade crescente, que proporcionem o desenvolvimento  e aquisição de competências: a. perceptivo-motoras  na aquisição do equilíbrio, locomoção e manipulação; b. motoras em movimentos com solicitação de capacidades de coordenação e condicionamento físico; c. em movimentos rítmicos e expressivos; d. em práticas motoras lúdicas, em jogos infantis de organização variada. 

Métodos de Ensino


Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar uma articulação sistemática entre a teoria e a prática.

As sessões teóricas são os momentos informativos e incluem exposição de conteúdos e atividades interativas e reflexiva.

As sessões práticas incluem observação e prática vivencial em situações motoras significativas que serão acompanhadas da reflexão pelos estudantes.

Dar-se-á relevância à prática vivenciada, à troca de experiências e à cooperação entre os estudantes.

 

Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar uma articulação sistemática entre a teoria e a prática. As sessões de carácter mais teórico incluem momentos informativos e atividades interativas e reflexivas junto dos estudantes. As sessões práticas incluem observação e/ou prática vivencial de situações motoras significativas, nomeadamente: 1) em movimentos básicos de equilíbrio, manipulação e locomoção; 2) em jogos motores – dos mais simples de brincadeiras, jogos tradicionais e pré-desportivos; 3) em atividades de expressão corporal e dança criativa; 4) em atividades gímnicas; 5) em atividades com patins; 6) quando possível, em atividades de adaptação ao meio aquático; 7) em caminhadas em percursos da natureza.

Estas atividades serão sempre acompanhadas de pesquisa, resolução de problemas e reflexão pelos estudantes, mediante propostas do docente. 

Bibliografia

Barreiros, J. (2016). Desenvolvimento Motor e Aprendizagem. Plano Nacional de Formação de Treinadores. IPDJ.

Condessa, M. (2019). A prática física e desportiva no 1.º ciclo do ensino básico: falando de modelos sustentáveis para a educação e saúde. Revista Contexto & Educação, 34(108), 189-196. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.189-196.

Lopes, H., Gouveia, E., Rodrigues, A., Correia, A., Antunes, H. & Alves, R. (2020). O Potencial Educativo da Educação Física e dos Desportos Escolares numa Escola Interativa. Ed. U.Madeira.

Graham, G., Holt /Hale, S. & Parker, M. (2019). Children moving: a reflective approach to teaching physical education. 10.th Ed. McGraw-Hill.

Haywood,K. & Getchell, N. (2016). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. 6.ª Ed. Artmed.

Maia, J.; Tani, G.; Cruz,H.; Queirós,P.; Dias,C.& Vasconcelos, O. (2023). Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um Manual para Professores. 1.ª Ed.:FADEUP.

WHO (2018). Global Action Plano in Physical Activity 2018-2030: More Active People for a Heather World. Genebra

Método de Avaliação

    A avaliação desta UC é contínua e formativa, dando-se relevância à pesquisa, troca de experiências e cooperação entre os estudantes. 

    Serão realizados dois grandes momentos de avaliação de aquisição de conhecimento, privilegiando-se a realização de:

    I.          uma prova escrita, teórica e individual, que permitirá avaliar a capacidade de aquisição e análise dos conteúdos pelos estudantes (40% NF);

    II.         trabalhos práticos realizados ao longo do semestre, essencialmente de grupo, avaliados a partir de competências teórico-práticas demonstradas (60% NF).


    A avaliação desta unidade curricular será realizada de forma continuada, em sucessivos momentos de avaliação, e não haverá lugar a exame.

    Os estudantes deverão comparecer a pelo menos 75% das aulas e os trabalhadores estudantes deverão ajustar antecipadamente, com a docentes, a sua atividade prática.

    Qualquer alteração a esta condição deverá ser analisada, caso a caso, pela docente da unidade curricular.