Educação Físico-Motora

Código

0105751

Créditos ECTS

6

Objetivos

1- Dominar os conceitos básicos e a terminologia fundamental à área disciplinar;
2- Conhecer o processo de desenvolvimento motor da criança, nas suas componentes fundamentais, enquadrandoo na concepção de desenvolvimento;
3- Compreender as fases evolutivas da actividade motora humana, em geral, e da motricidade infantil, em particular,
distinguindo-as a partir da observação de comportamentos e dos movimentos;
4- Apreender a evolução das diferentes estruturas subjacentes ao desenvolvimento na criança das capacidades:
perceptivo-motoras, coordenativas, físicas, expressivas, criativas e lúdicas;
5 - Dominar as principais características do processo de aprendizagem motora, quanto às fases, aos modelos e às condições de prática, ficando sensibilizado para a necessidade de uma organização cuidadosa dos diferentes conteúdos e actividades práticas em prol da qualidade da EF das crianças.

Programa

1 - O Movimento Humano, a Actividade Física e a Educação Física
1.1. Enquadramento Conceptual
1.2. As Etapas Evolutivas da Motricidade
1.3. A Educação Físico-Motora na Infância/ 1.ºCiclo e as actividades do programa
2. O Desenvolvimento Motor na Infância
2.1. Enquadramento Conceptual
2.2. Modelos Teóricos de Desenvolvimento Motor
2.3. O Desenvolvimento de Capacidades na Criança
3. A Aprendizagem na Educação Físico-Motora (EFM)
3.1. Enquadramento Conceptual
3.2. Estratégias de optimização do ambiente de aprendizagem em EFM

Métodos de Ensino

Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar uma articulação sistemática entre a teoria e a prática.. As sessões teóricas são os momentos informativos e incluem exposição de conteúdos e atividades interativas e reflexiva. As sessões práticas incluem observação e prática vivencial em situações motoras significativas:1) movimento básicos de equilíbrio, manipulação e locomoção; 2) jogos – jogos mais simples de brincadeiras, jogos tradicionais e pré-desportivos; 3) expressão corporale dança; 4) ginástica; 5) patinagem; 6) adaptação ao meio
aquático; 7) caminhadas em percursos da natureza. Estas actividades são sempre acompanhadas da reflexão pelos estudantes. Dar-se-á relevância à troca de experiências e a cooperação entre os estudantes.Serão realizados três momentos de avaliação de conhecimento nesta disciplina: uma prova escrita – (30-40% NF); um trabalho de pesquisa a realizar em grupo(30-40 % NF); trabalhos práticos (20-30% NF).

Bibliografia

Condessa, I., Pereira, B. & Carvalho, G. (Org). "Atividade Física, Saúde e Lazer:Educar e Formar". Braga : CIEC, IE, Universidade do Minho, FCT.
Condessa, I. (2011). "What is the Role of Play in Childhood Development andEducation", in Revista Portuguesa de Ciências de Desporto. vol. 11, n.º 1, pp:336-338. Porto: Edições FCDEF-UP.
Condessa, I. (2006). Os Ambientes Facilitadores de Aprendizagem na EducaçãoFísica Infantil. Revista Cinergis. Vol. 7, nº 1, Jan./Jun, 9-28. Brasil: EDUNISC
Gallahue, D.L. (2002). Desenvolvimento motor e aquisição da competência motorana educação de infância, In Spodek, B. (Org.). Manual de Investigação em Educaçãode Infância, (pp. 49-84) Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian
Haywood,K. & Getchell, N. (2004). Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. 3ª Ed.P.Alegre: Artmed
Le Boulch, J. (1988). A Educação Psicomotora.. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed.

Método de Avaliação

    Conforme método de ensino - 100 %