Filosofia das Relações Internacionais
Código
0103147Créditos ECTS
6Objetivos
Promover o estudo aprofundado das principais perspetivas filosóficas sobre as relações internacionais, concretamente no mundo ocidental, na modernidade e na contemporaneidade.
Fomentar a leitura e análise crítica das obras dos filósofos mais representativos para o âmbito das relações internacionais, com vista ao desenvolvimento de capacidades de argumentação e de comunicação, orais e escritas.
Compreender a importância da reflexão filosófica sobre o sistema internacional, os sujeitos e as forças que nele operam, de modo a fomentar o exercício crítico da cidadania.
Discutir a relevância da filosofia para as relações internacionais, mormente numa época marcada pela crise.
Programa
A disciplina incide sobre o contributo da filosofia para o estudo das relações internacionais. Em particular, visa explorar o modo como filósofos modernos e contemporâneos analisam e compreendem o sistema internacional, à luz de binómios temáticos: paz e guerra, ordem e poder, interculturalidade e globalização.
Filosofia das Relações Internacionais: enquadramento disciplinar e objeto de estudo. Conceitos, sujeitos e interesses da Filosofia das Relações Internacionais.
Filosofia, guerra e paz: da génese da modernidade aos começos do século XXI. Correntes de pensamento e problemas fundamentais. O paradigma realista. O paradigma liberal. Idealismo e cosmopolitismo. O direito natural e das gentes.
Filosofia, ordem internacional e governação mundial. Da crítica do imperialismo. Civilização e crise. Segurança, terrorismo e guerra justa. Interculturalidade, multiculturalismo e globalização: perspetivas filosóficas contemporâneas.
Métodos de Ensino
Combinação das metodologias expositiva e interativa. A componente expositiva dos conteúdos será ilustrada com recurso à análise de textos e de documentos previamente indicados aos alunos. A vertente interativa contempla a participação nas aulas e a realização de um trabalho de investigação.
Em conformidade com as metodologias adotadas, serão privilegiadas as seguintes atividades de aprendizagem: criação de uma base de dados sobre os temas e autores estudados; investigação e consequente organização da informação; leitura cuidada de textos escolhidos; discussão e debate propiciadores do esclarecimento de dúvidas e aprofundamento de questões; aplicação e demonstração de competências ao nível dos discursos oral e escrito.
Bibliografia
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