Teoria e Prática das Relações Internacionais

Código

0103160

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os objetivos da disciplina focalizam-se na história das relações internacionais, no desenvolvimento das teorias e no funcionamento do sistema internacional, incidindo sobre a sua natureza anárquica e na ação dos seus vários atores, que se procura compreender e explicar. Com a apresentação das teorias e a sua influência na história política da humanidade, os alunos são confrontados com a realidade histórica dos grandes movimentos que determinaram as principais alterações no sistema internacional, podendo deste modo ter uma perceção holística do seu funcionamento, numa perspetiva evolutiva.

Por fim, procura-se promover nos alunos uma melhor compreensão do atual sistema de relações internacionais, da sua evolução desde finais do século XIX, passando pelas duas guerras mundiais do século XX e da Guerra fria, bem como da crise que sobre ele se abate, no Ocidente, em particular.

Programa

Relações Internacionais, os atores: indivíduos, Estados-nação, grupos infra e supranacionais e organizações não estatais. Grupos internacionais, organizações de Estados ou de seus representantes, e o sistema internacional. Evolução e desenvolvimento das teorias; os utopistas e os realistas; a teoria das relações internacionais no Séc. XX; o neorrealismo e o neoliberalismo. O poder; tipos de poder; componentes do poder; teoria da balança de poderes e teoria da transição de poder. A guerra internacional; as teorias que procuram explicar as causalidades da guerra. A teorização da guerra: Grécia e Roma antigas, as religiões e a guerra, Clausewitz e as correntes belicistas antidemocráticas. A guerra justa na era nuclear. A diplomacia; as quatro fases por que passou a diplomacia. A dissuasão. Os intervenientes: o Estado, as instituições internacionais e as forças transnacionais. Guerra, paz e integração: civilizacional e continental. Integração europeia e relações internacionais.

Métodos de Ensino

As atividades letivas da unidade curricular estão organizadas em três registos: aulas teóricas, de exposição de conteúdos, conceitos, argumentos e teorias; teórico-práticas, de questionamento, análise, exploração e comentário de textos e dos respetivos conteúdos nucleares, e tutorias de acompanhamento e de orientação do trabalho, individual e de grupo, dos estudantes. Metodologia interativa, centrada nos alunos. Construção de esquemas explicativos das problemáticas abordadas.

Bibliografia

Dougherty, James E. e Pfaltzgraff, Jr., Robert L., Relações Internacionais – as teorias em confronto, Ed. Gradiva, 2003

Moreira, Adriano, Teoria das Relações Internacionais, Ed. Almedina, 2005

Waltz, Kenneth, Teoria das Relações Internacionais, Ed. Gradiva, 2005

Aron, Raymond, Paix et Guerre entre les Nations, Ed. Calmann-Lévi, 1962

Jackson, Robert e Sorensen, Georg, Introduction to International Relations, Oxford University Press, 2010.

Método de Avaliação

  • Frequência - 75 %
  • Trabalho de investigação - 25 %