Política Internacional Contemporânea

Código

0102024

Créditos ECTS

6

Objetivos

Objetivos:

1. Definir os conceitos básicos inerentes à disciplina.

2. Compreender a importância das alterações geopolíticas ocorridas no decurso do século XIX.

3. Salientar as implicações dos nacionalismos e da corrida imperialista no sistema internacional de inícios do século XX.

4. Justificar o impacte das Guerras Mundiais a nível institucional e político.

5. Identificar as grandes questões da política internacional no período entre as Guerras.

6. Analisar o período da Guerra Fria e as suas consequências.

7. Explicar o sistema e os desafios das superpotências.

8. Justificar a nova ordem mundial emergente nos anos 70 e 80 do século XX.

Competências:

1.Domínio de vocabulário e de conceitos essenciais ao estudo da política internacional.

2.Capacidade de análise, de síntese e de problematização.

3.Capacidade de raciocínio argumentativo na discussão e debate de temas e questões essenciais.

4. Reconhecimento de regimes e de poderes políticos dominantes nos séculos XIX e XX.

Programa

INTRODUÇÃO
Conceitos básicos e problemáticas da política internacional
O SÉC. XIX – NAÇÕES E IMPERIALISMOS
O Congresso de Viena e a Restauração
Os nacionalismos
O nascimento da potência americana
A partilha de África e o imperialismo colonial
O SÉC. XX E A POLÍTICA INTERNACIONAL
A I Guerra Mundial
Origens e fases do conflito
Negociações de paz e alterações geopolíticas
A SDN
O período entre Guerras
Da revolução Russa ao Estalinismo
A crise de 1929
A afirmação dos regimes autoritários
A II Guerra Mundial
Causas, extensão e intervenientes
Negociações de paz e seus resultados
A ONU
O tempo da Guerra Fria
Causas do rompimento e o sistema das superpotências
Generalização da guerra fria e descolonização
O agravamento nos anos 60
Os desafios das superpotências: a Revolução Cultural; a Guerra do Vietname e o conflito israelo-árabe
A emergência de uma nova ordem mundial
Os EUA e a URSS
Das revoluções de 1989 ao colapso da URSS

Métodos de Ensino

As aulas baseiam-se na exposição e explanação dos conteúdos programáticos com recurso, por vezes, a PowerPoint. Prevê-se a participação dos discentes, quer espontânea, quer solicitada e, neste caso, através de pesquisas pré-orientadas e da leitura e interpretação de textos ou documentos que integram uma Antologia compilada pela docente. O debate em torno de temas-chave faz parte também, em algumas aulas, das metodologias de ensino/aprendizagem.

Bibliografia

ARMSTRONG, D., LLOYD, L. and REDMOND, J., From Versailles to Maastricht: international organisation in the 20h century

BAYCROFT, T., O Nacionalismo na Europa, 1789-1945

BRUNET, J.P. e LAUNAY, M., Entre as duas Guerras. 1914-1945

FERRO, M., História das colonizações. Das conquistas às independência

Idem, A Grande Guerra, 1914-1918, 2ª ed.

Idem, A Revolução Russa de 1917, 2ª ed.

FURET, F.; NOLTE, E., Fascismo e Comunismo

GADDIS, J. L., A Guerra Fria

GILBERT, M., The Second World War : a complete history.

JENNINGS, F., The Creation of America: trought revolution to empire

MILZA, P., As Relações Internacionais de 1871 a 1914

Idem, As Relações Internacionais de 1918 a 1939

PARKER, R.A.C., História da Segunda Guerra Mundial, 3ª ed..

REMOND, R., Introdução à História do Nosso Tempo: do Antigo Regime aos nossos dias

TODD, A., The European Dictatorships: Hitler, Stalin, Mussolini,

Método de Avaliação

  • Apresentação oral, (1.1) à qual será depois dada forma de “análise de conteúdo” escrita (1.2), sobre capítulo(s) de livro referenciado na bibliografia (ou outro proposto ao docente, e aceite), sobre tema do programa - 50 %
  • Frequência - 50 %