Psicologia da Aprendizagem
Código
0103081Créditos ECTS
6Objetivos
A Unidade Curricular de Psicologia da Aprendizagem tem como objetivo geral a introdução aos mecanismos e fatores da aprendizagem. Tem como objetivos específicos: 1) Conhecer as várias conceptualizações de aprendizagem; 2) Compreender os mecanismos do comportamento humano simples, eliciação de comportamento, mecanismos simples de aprendizagem; 3) Compreender o processo de aprendizagem por condicionamento clássico; 4) Compreender o processo de aprendizagem por condicionamento operante; 5) Conhecer os processos e efeitos associados à aprendizagem com diferentes esquemas de reforço, as teorias do reforço e as suas bases biológicas; 6) Conhecer os diferentes processos de extinção e de controlo de estímulo; 7) Compreender os processos de fuga e evitamento e a sua relação com a punição; 8) Conhecer os efeitos de escolha e de auto-controlo na aprendizagem; 9) Conhecer os processos de aprendizagem por observação; 10) Conhecer as bases biológicas da aprendizagem; 11) Conhecer as abordagens cognitivista e construtivista da aprendizagem.
Programa
1) Introdução à Psicologia da Aprendizagem e definições de Aprendizagem;
2) Comportamentos elicitados, Mecanismos simples de aprendizagem, Condicionamento clássico;
3) Condicionamento clássico: Fenómenos básicos, extensões, especificidade e fenómenos adicionais;
4) Condicionamento clássico: Processos subjacentes e aplicações;
5) Condicionamento operante: Processo, os quatro tipos de contingência, tipos de reforço, Shaping;
6) Esquemas de reforço e teorias de reforço; sistema neuronal de recompensa, aprendizagem e adição;
7) Extinção e controlo de estímulos;
8) Fuga, evitamento, punição e punição não contingente;
9) Escolha, correspondência, auto-controlo e gratificação;
10) Aprendizagem por observação;
11) Predisposições biológicas na aprendizagem: preparação, comportamento associado e anorexia de atividade;
12) Abordagens cognitivista e construtivista da aprendizagem.
Métodos de Ensino
A disciplina é orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de trabalho de projeto. Na faze expositiva é assistida por meios auxiliares de projeção. Inclui sessões teórico-práticas, desenvolvidas em pequenos grupos, sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades de aprendizagem incluem, ainda, a planificação e implementação de um projeto de investigação dentro de uma das temáticas abordadas.
A avaliação valorizará a dimensão reflexiva dos processos de autoformação, para ela concorrendo, com carácter obrigatório:
1) O desempenho contínuo dos alunos nas tarefas desenvolvidas em cada aula (5%);
2) a implementação do trabalho de projeto, realizada em grupo (15%); e
3) o resultado de duas provas de frequência (80%).
Bibliografia
Powell, R. A., Honey, P. L., & Symbaluk, D. G. (2013). Introduction to learning and behavior (4th ed.). Wadsworth Cenage Learning.
Machado, A., & Silva, F. J. (2004). The psychology of learning: A student handbook. Pearson Education.
Dale H. Schunk (2012). Learning theories: An educational perspective (6th ed.). Pearson.
Stephen Walker (1976). Learning and reinforcement. Methuen & Co Ltd.
Michael Domjan (2015). Principles of learning and behavior (7th ed.). Cenage Learning.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 5 %
- Frequência 1 - 40 %
- Frequência 2 - 40 %
- Implementação do trabalho de projeto, realizada em grupo - 15 %