Inglês VI
Código
0103082Créditos ECTS
6Objetivos
Esta disciplina dá seguimento à anterior continuando no melhoramento de conhecimentos gramaticais e maior fluência linguística oral e escrita. Intensifica-se a aquisição da língua e das linguagens a um nível superior de Cl.l, tal como recomendado pelo Common European Framework for Languages. Os alunos continuarão a trabalhar textos que os levarão a desenvolver a oralidade e a e escrita tendo como objetivo a leitura e compreensão total de textos e linguagens referentes a outros interesses académicos em áreas e disciplinas pertinentes ao seu curso. Os alunos desenvolvem a capacidade de comunicar oralmente ou escrita com colegas de fala inglesa, expressando ideias e conceitos de um modo organizado e lógico adentro de temas que lhes são comuns nas várias esferas de atividade profissional, quer em relações públicas e nas comunicações jornalísticas quer ainda em áreas associadas. Continuarão a desenvolver corretamente práticas de complexas gramática, sintaxe, vocabulário e pontuação.
Programa
Objetivos de aprendizagem:
Inglês VI desenvolve competências de língua inglesa a um nível avançado (C1+ do QECR). É dado destaque às competências oral e escrita como preparação para o percurso profissional.
Os alunos serão capazes de:
1. Compreender uma vasta gama de textos complexos e longos, assim como detetar significados implícitos;
2. Expressar ideias fluentemente e espontaneamente, utilizando a linguagem com flexibilidade e eficácia para propósitos sociais, académicos e profissionais;
3. Elaborar textos bem estruturados sobre assuntos complexos, demonstrando um uso controlado de padrões organizacionais, conectores e mecanismos de coesão.
Conteúdos programáticos:
1. Áreas temáticas: Sociedade e cultura, educação, relações internacionais, tecnologia e media;
2. Áreas gramaticais: Conectores, preposições e conjunções, estruturas de foco e frases cindidas, conectores de adição e contraste, conectores de resultado e tempo, anteposição e inversão, tempos verbais, artigos, orações subordinadas, estruturas enfáticas e causativas:
2.1. Prática da compreensão e produção oral, através da análise e discussão de artigos e vídeos atuais e da realização de debates sobre temas pertinentes à área de estudos dos alunos;
2.2. Prática da compreensão e produção escrita, através da análise de textos e temas da atualidade, desenvolvendo competências para uma escrita analítica, bem como para a revisão e edição de textos;
2.3. Focalização na gramática da língua inglesa, através da revisão e do estudo aprofundado dos conteúdos gramaticais correspondentes ao nível C1+.
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem:
As competências descritas nos objetivos são reforçadas pelos conteúdos do programa e pelos materiais e exercícios de prática escrita e expressão oral. Através dos conteúdos programáticos, esperam-se os seguintes resultados:
1. Desenvolvimento das competências de escrita dos alunos, especialmente na produção de textos argumentativos;
2. Melhoria da precisão e fluência dos alunos em inglês falado, especialmente na discussão dos temas do curso;
3. Aumento do conhecimento dos alunos, bem como da sua compreensão e aplicação das regras gramaticais.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
Tratando-se de uma língua estrangeira, no Inglês VI (nível C1+ do QECR), será privilegiada uma abordagem comunicativa centrada no aluno, enquanto agente principal da análise de textos, debates, comentários e resumos.
Ao longo do semestre, será adotada uma metodologia ativa que privilegia:
1. A prática comunicativa;
2. A produção de enunciados orais e escritos sobre diversas situações de âmbito pessoal e profissional;
3. O desenvolvimento do vocabulário e da pronúncia, com vista a uma produção fluente e espontânea.
O programa centra-se na utilização de artigos, textos e vídeos relevantes para a área de estudos dos alunos, bem como na exploração de vocabulário e estruturas gramaticais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem:
A abordagem de ensino, sistemática e cumulativa, baseia-se em exercícios escritos e orais para desenvolver uma diversidade de competências, desde o domínio da forma e do sentido gramatical até à fluência produtiva. Artigos e textos da atualidade servem de base para discussões em aula e para a redação de pequenos parágrafos de opinião e análise.
Bibliografia
Bibliografia:
Clandfield, L., & Jeffries, A. (2010). Global Advanced. Macmillan.
Cotton, D., Falvey, D., & Kent, S. (2010). Language Leader Advanced. Pearson Education Ltd.
Hewings, M. (2013). Advanced Grammar in Use (3rd ed.). Cambridge University Press.
McCarthy, M., & O’Dell, F. (2007). English Phrasal Verbs in Use: Advanced. Cambridge University Press.
O’Dell, F., & McCarthy, M. (2013). English Idioms in Use: Advanced. Cambridge University Press.
Adicionalmente, textos selecionados pelo professor de várias fontes: contos, artigos atuais, etc.
Observações:
Docência assegurada pela Dra. Susan Dee Toepke.