História Moderna

Código

0103084

Créditos ECTS

6

Objetivos

a) Conhecer os principais quadros de pensamento e organização da sociedade europeia no período moderno, nas suas múltiplas valências;
b) Articular as diversas áreas de conhecimento do período moderno, compreendendo os contextos e as práticas políticas, sociais, económicas e culturais;
c) Compreender as principais alterações da Modernidade relativamente ao período medieval
d) Identificar os principais contributos da Idade Moderna para o nascimento e consolidação da Época Contemporânea
e) Aperfeiçoar competências instrumentais específicas do domínio histórico (como identificar, analisar, sintetizar e comparar

Programa

1. O contexto cultural: Renascimento, Humanismo e Ciência numa Europa em transição

2. O contexto político: modelos de Estado Moderno (Absolutismos, Impérios e Parlamentarismos)

3. O contexto religioso: Reformas protestante e católica, guerras religiosas

4. O contexto económico: setores primário, secundário e terciário em época de globalização

5. O contexto social: demografia, estrutura social e vida privada

6. O fim de uma Época: a crise do Antigo Regime

Métodos de Ensino

As aulas são de natureza teórica (T) e teórico-prática (TP).

O docente procederá à exposição sistemática dos conteúdos programáticos, articulando-a com a análise de textos historiográficos e de fontes históricas, bem como com o recurso a suportes visuais. Os estudantes serão incentivados a intervir de forma ativa, através de questões e comentários críticos, promovendo a discussão orientada em sala de aula. O trabalho desenvolvido visa o contacto direto com a historiografia da Época Moderna e com fontes selecionadas, de modo a aprofundar os temas do programa, desenvolver competências de leitura crítica e estimular a reflexão histórica.

Complementarmente, serão propostas tarefas a desenvolver de forma assíncrona, que poderão incluir a leitura orientada de textos, o visionamento de vídeos ou a audição de podcasts, com o objetivo de consolidar conteúdos, preparar a discussão em aula e promover a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem.

Bibliografia

ARAÚJO, André de Melo et al. (eds.). A Época Moderna. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.

BRAUDEL, Fernand, Civilização material, economia e capitalismo, 3 vols., Lisboa, Teorema. 1992-1993.

CAMERON, Euan (ed.), História da Europa Oxford: O século XVI, Porto, Fio da Palavra Editores, 2009.

CARPENTIER, Jean; LEBRUN, François, História da Europa, 3ª edição, Lisboa, Estampa, 2002.

CHAUNU, P. A civilização da Europa das luzes. Lisboa: Estampa, 1985 (2 vols).

COOK, C., & BROADHEAD, P. The Routledge Companion to Early Modern Europe, 1453-1763 (1st ed.). Routledge. 2006.

DELUMEAU, Jean, A civilização do renascimento, Lisboa, Estampa, 1989 (2 vols).

ELIAS, Nobert. A Sociedade de Corte. 2.ª ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

GREEN, V.H.H., Renascimento e Reforma (a Europa entre 1450 e 1660), Lisboa, Dom Quixote, 1991.

GREENGRASS, Mark, Christendom Destroyed. Europe, 1517-1648, Londres, Penguin Books, 2015.

HENRY, John, The Scientific Revolution and the Origins of Modern Science, 2ª ed., Nova York, Palgrave, 2002.

HALE, John, A Civilização Europeia no Renascimento, Lisboa, Presença, 2000.

HOF, Ulrich Im, A Europa no século das Luzes, Lisboa, Presença, 1995.

KOENIGSBERGER, H.G. Early Modern Europe 1500-1789 (1st ed.). Routledge. 2000.

KÜMIN, Beat. (Ed.), The European World 1500–1800: An Introduction to Early Modern History (4th ed.), Routledge, 2022.

MISKIMIN, Harry A. A economia do Renascimento Europeu, 1300-1600. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

WIESNER-HANKS, Merry E., Early Modern Europe, 1450-1789. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

Método de Avaliação

    A avaliação é composta por três elementos:

    1. Assiduidade, participação nas aulas, execução de tarefas (30%)

    2. Prova escrita individual (35%)

    3. Trabalho de grupo (apresentação sobre um tema à escolha a partir de uma lista a fornecer pelo docente e respetivo relatório reflexivo) (35%)