Inglês V

Código

0103088

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os alunos atingirão a máxima fluência oral e escrita tendo como referência o nível B2.2 Upper Vantage da Common European Framework for Languages. Os alunos farão também projetos dentro e fora da sala de aula (em bibliotecas ou em casa) que os levarão a concluir os objetivos especificados no programa. É dada especial ênfase às diferentes áreas de estudo dos alunos (relações públicas, jornalismo, etc.) assim como aos seus interesses curriculares específicos noutras cadeiras resultando num contínuo melhoramento do vocabulário pertinente e a um discurso linguístico especializado ou ligado a essas áreas do conhecimento. Todas as leituras levarão a que os alunos sejam expostos a vários níveis de gramática e composição.

Programa

Objetivos de aprendizagem

Inglês V (LEPI) ajuda os alunos a melhorar a fluência, pronúncia, precisão, eficiência e adequação da linguagem, permitindo-lhes desenvolver confiança e comunicar a um nível avançado (C1 do QECR). O curso desenvolve competências de expressão oral, audição, leitura, escrita e análise crítica, preparando os alunos para comunicar eficazmente em contextos diversos.

No final de Inglês V, os alunos serão capazes de:

1. desenvolver uma consciência intercultural e aprofundar a compreensão da relação entre cultura e língua;
2. expressar-se de forma clara, fluente e espontânea em contextos sociais, académicos e profissionais;
3. interpretar uma vasta gama de textos complexos, tanto literários como não literários e especializados;
4. produzir textos claros, bem estruturados e detalhados (cartas formais, ensaios, narrativas) sobre temas complexos;
5. utilizar vocabulário específico do curso (colocações, expressões idiomáticas, formação de substantivos, recursos retóricos);
6. manter consistentemente uma precisão gramatical ao nível C1.

Conteúdos programáticos

Inglês V (LEPI) introduz tópicos de interesse social e cultural. As tarefas de aprendizagem e avaliação oferecem oportunidades para expressão escrita e oral, bem como para o desenvolvimento de competências linguísticas.

1. Escrita:
   1.1 cartas formais;
   1.2 ensaios;
   1.3 narrativas.

2. Expressão oral:
   2.1 competências de apresentação;
   2.2 pronúncia.

3. Competência intercultural e social:
   3.1 discussão de referências culturais e sociais atuais.

4. Léxico:
   4.1 colocações;
   4.2 coesão textual;
   4.3 expressões idiomáticas;
   4.4 formação de substantivos;
   4.5 recursos retóricos.

5. Gramática:
   5.1 past perfect continuous;
   5.2 present simple (uso especial de ‘do’);
   5.3 verbos modais para expressar o passado;
   5.4 locuções preposicionais;
   5.5 infinitivo perfeito, infinitivo passivo e gerúndio;
   5.6 adjetivos (significado e contexto);
   5.7 his, hers, theirs, one’s;
   5.8 advérbios (‘us’ avançado e inversão após advérbios).

6. Revisão:
   6.1 identificar e corrigir erros.

Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem

O curso é baseado num portefólio de recursos de aprendizagem, incluindo referências gramaticais e lexicais, permitindo a análise de diversos textos literários, culturais e jornalísticos. Além disso, são utilizados recursos audiovisuais online para enfatizar o estilo, o conteúdo, o uso da linguagem e a competência intercultural.

O programa tem como objetivo alcançar os seguintes resultados:

1. desenvolvimento das competências de escrita dos alunos relacionadas com a produção de textos;
2. avanço das competências orais para alcançar fluência ao nível C1;
3. expressão espontânea e fluente sem hesitação percetível, permitindo o uso flexível e eficaz do inglês para fins sociais e profissionais;
4. compreensão de uma ampla gama de textos extensos e desafiadores, incluindo significados implícitos;
5. produção de textos claros, bem estruturados e detalhados sobre vários tópicos complexos em diferentes géneros;
6. aprofundamento e consolidação do conhecimento lexical e gramatical.

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino

Inglês V (LEPI) adota uma abordagem comunicativa que coloca o aluno no centro da análise de textos, discussões e comentários. O curso enfatiza perspetivas interculturais e sociais, incorporando uma variedade de tarefas destinadas a estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma em torno de uma série de temas. A discussão desempenha um papel crucial, precedida por input e análise escritos ou orais, e seguida por tarefas escritas. Estas tarefas envolverão tanto competências linguísticas como extralinguísticas, melhorando o conhecimento gramatical e lexical através do uso frequente da internet e de meios audiovisuais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem

A abordagem de ensino sistemática e cumulativa foca em exercícios escritos e orais para desenvolver uma variedade de competências, desde o domínio das formas e significados gramaticais até à fluência produtiva. Artigos e textos atuais são utilizados como base para discussões em aula e para a escrita de trabalhos de opinião e análise. Atividades práticas oferecem aos alunos oportunidades de se envolverem em diversos contextos de uso da língua inglesa ao nível C1, garantindo que alcancem uma compreensão sólida do currículo e um domínio adequado das competências de leitura, escrita, audição e fala.

Bibliografia

Bibliografia

Materiais selecionados de várias fontes dentro da área de estudo e interesse dos alunos: contos, artigos de jornal e artigos de investigação atuais.

   ● Hewings, Martin. Advanced Grammar in Use: A Reference and Practice Book for Advanced Learners of English. Cambridge, Cambridge University Press, 2013.
   ● Kenny, Nick, et al. CAE Gold Plus. Coursebook. Longman, 2008.
   ● ‌Mccarthy, Michael, and Felicity O'dell. English Phrasal Verbs in Use: Advanced. Cambridge University Press, 2007.
   ● Mccarthy, Michael, and Felicity O'dell. English Vocabulary in Use: Advanced. Cambridge, Cambridge University Press, 2006.

Recursos online

‌   ● Cambridge Dictionary: English Dictionary, Translations & Thesaurus: https://dictionary.cambridge.org
   ● Definitions, Meanings, Synonyms, and Grammar by Oxford Dictionary: https://www.lexico.com
   ● Longman Dictionary of Contemporary English: https://www.ldoceonline.com
   ● Purdue University Online Writing Lab (OWL): https://owl.english.purdue.edu

Observações

Docência assegurada pela Dra. Susan Dee Toepke.

Método de Avaliação