Teorias Sociológicas Clássicas

Código

0102050

Créditos ECTS

6

Objetivos

Estudar e compreender as principais correntes teóricas clássicas da Sociologia.
Compreender as principais problemáticas envolvidas nos estudos dos sociólogos clássicos.
Adquirir competências compreensivas de articulação entre teorias, conceitos e dimensões.
Adquirir sentido crítico e analítico no estudo das teorias sociológicas.

Programa

1.    Objectivos:
1.    Estudar e compreender as principais correntes teóricas clássicas da Sociologia.
2.    Compreender as principais problemáticas envolvidas nos estudos dos sociólogos clássicos.
3.    Adquirir competências compreensivas de articulação entre teorias, conceitos e dimensões.
4.    Adquirir sentido crítico e analítico no estudo das teorias sociológicas.

2.    Conteúdos programáticos:
1.    Origens e Fundadores do Pensamento Social
1.1.    Democracia e revolução em Alexis de Tocqueville
1.2.    O Materialismo Histórico

2.    A Sociologia de Émile Durkheim
2.1.    Factos sociais e método sociológico
2.2.    Solidariedade social e divisão do trabalho
2.3.    Suicídio e anomia
2.4.    Religião e sociedade

3.    A Sociologia Compreensiva de Max Weber
3.1.    A teoria da ciência e a acção social
3.2.    Ciência e racionalidade: a compreensão sociológica
3.3.    Ética protestante e capitalismo
3.4.    Poder, dominação e legitimidade

4.    Ciência e Acção em Vilfredo Pareto
4.1.    Ciência social e teoria social
4.2.    Acção lógica e acção não lógica
4.3.    A teoria das elites

5.    A Sociologia Formal de Georg Simmel
5.1.    Sociedade, estruturas e teoria social
5.2.    Cultura objectiva e cultura subjectiva

3.    Competências a desenvolver:
3.1.    Adquirir conhecimentos dos conteúdos programáticos, saber interpretar e reproduzir os esquemas analíticos das teorias e dos conceitos apresentados.
3.2.    Ordenar, classificar e analisar o material de estudo em ordem a estabelecer uma metodologia de estudo apropriada ao entendimento dos conteúdos.
3.3.    Compreender e analisar de forma autónoma os estudos que expressam o conhecimento da disciplina.
3.4.    Desenvolver capacidade analítica, autonomamente, apoiada no exercício reflexivo por escrito e oralmente.
3.5.    Desenvolver capacidades de trabalho em grupo, de debate e de reflexão em conjunto.

Métodos de Ensino

4.    Metodologia de ensino:
4.1.    As aulas revestem-se das modalidades teórico-práticas e práticas.
4.2.    As aulas teórico-práticas serão de carácter expositivo, com espaço para a colocação de dúvidas e de debate sobre os conteúdos.
4.3.    As aulas práticas consistem em trabalho prático realizado pelos discentes, integrado nos conteúdos programáticos, apoiado em bibliografia e em elementos de pesquisa previamente indicados.
4.4.    A exposição dos conteúdos recorre à apresentação de estudos empíricos, assim como de elementos de ordenação, de classificação e de análise científica.
4.5.    A exposição recorre ainda à ilustração, apoiada em elementos visuais, de modo a suscitar a reflexão e o debate.

Bibliografia

1)    Aron, Raymond (1994). As Etapas do Pensamento Sociológico. Pub. Dom Quixote: Lisboa.
2)    Clanchy, John; Ballard, Brigid (1997). Como escrever ensaios. Um guia para estudantes. Temas e Debates: Lisboa.
3)    Boudon, Raymond; Cherkaoui, M.; Alexander, J. (1997). The classical tradition in sociology: the european tradition. Sage: Londres.
4)    Cruz, Manuel Braga da (1995). Teorias Sociológicas. Os fundadores e os clássicos. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa.
5)    Durkheim, Émile (1984). As Regras do Método Sociológico. Ed. Presença: Lisboa.
6)    Giddens, Anthony (1976). Capitalismo e Moderna Teoria Social. Uma análise das obras de Marx, Durkheim e Weber. Ed. Presença: Lisboa.
7)    Nunes, Adérito Sedas (1993). História dos Factos e das Doutrinas Sociais. Da formação capitalista ao marxismo. Ed. Presença: Lisboa.
8)    Ritzer, George (1995). Teoría Sociológica Clasica. McGraw-Hill: Madrid.
9)    Silva, Augusto Santos (1988). Entre a Razão e o Sentido. Durkheim, Weber e a teoria das ciências sociais. Ed. Afrontamento: Porto.
10)    Weber, Max (1983). A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Ed. Presença: Lisboa.

Método de Avaliação