Teorias Sociológicas Clássicas
Código
0102050Créditos ECTS
6Objetivos
Estudar e compreender as principais correntes teóricas clássicas da Sociologia.
Compreender as principais problemáticas envolvidas nos estudos dos sociólogos clássicos.
Adquirir competências compreensivas de articulação entre teorias, conceitos e dimensões.
Adquirir sentido crítico e analítico no estudo das teorias sociológicas.
Programa
1. Objectivos:
1. Estudar e compreender as principais correntes teóricas clássicas da Sociologia.
2. Compreender as principais problemáticas envolvidas nos estudos dos sociólogos clássicos.
3. Adquirir competências compreensivas de articulação entre teorias, conceitos e dimensões.
4. Adquirir sentido crítico e analítico no estudo das teorias sociológicas.
2. Conteúdos programáticos:
1. Origens e Fundadores do Pensamento Social
1.1. Democracia e revolução em Alexis de Tocqueville
1.2. O Materialismo Histórico
2. A Sociologia de Émile Durkheim
2.1. Factos sociais e método sociológico
2.2. Solidariedade social e divisão do trabalho
2.3. Suicídio e anomia
2.4. Religião e sociedade
3. A Sociologia Compreensiva de Max Weber
3.1. A teoria da ciência e a acção social
3.2. Ciência e racionalidade: a compreensão sociológica
3.3. Ética protestante e capitalismo
3.4. Poder, dominação e legitimidade
4. Ciência e Acção em Vilfredo Pareto
4.1. Ciência social e teoria social
4.2. Acção lógica e acção não lógica
4.3. A teoria das elites
5. A Sociologia Formal de Georg Simmel
5.1. Sociedade, estruturas e teoria social
5.2. Cultura objectiva e cultura subjectiva
3. Competências a desenvolver:
3.1. Adquirir conhecimentos dos conteúdos programáticos, saber interpretar e reproduzir os esquemas analíticos das teorias e dos conceitos apresentados.
3.2. Ordenar, classificar e analisar o material de estudo em ordem a estabelecer uma metodologia de estudo apropriada ao entendimento dos conteúdos.
3.3. Compreender e analisar de forma autónoma os estudos que expressam o conhecimento da disciplina.
3.4. Desenvolver capacidade analítica, autonomamente, apoiada no exercício reflexivo por escrito e oralmente.
3.5. Desenvolver capacidades de trabalho em grupo, de debate e de reflexão em conjunto.
Métodos de Ensino
4. Metodologia de ensino:
4.1. As aulas revestem-se das modalidades teórico-práticas e práticas.
4.2. As aulas teórico-práticas serão de carácter expositivo, com espaço para a colocação de dúvidas e de debate sobre os conteúdos.
4.3. As aulas práticas consistem em trabalho prático realizado pelos discentes, integrado nos conteúdos programáticos, apoiado em bibliografia e em elementos de pesquisa previamente indicados.
4.4. A exposição dos conteúdos recorre à apresentação de estudos empíricos, assim como de elementos de ordenação, de classificação e de análise científica.
4.5. A exposição recorre ainda à ilustração, apoiada em elementos visuais, de modo a suscitar a reflexão e o debate.
Bibliografia
1) Aron, Raymond (1994). As Etapas do Pensamento Sociológico. Pub. Dom Quixote: Lisboa.
2) Clanchy, John; Ballard, Brigid (1997). Como escrever ensaios. Um guia para estudantes. Temas e Debates: Lisboa.
3) Boudon, Raymond; Cherkaoui, M.; Alexander, J. (1997). The classical tradition in sociology: the european tradition. Sage: Londres.
4) Cruz, Manuel Braga da (1995). Teorias Sociológicas. Os fundadores e os clássicos. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa.
5) Durkheim, Émile (1984). As Regras do Método Sociológico. Ed. Presença: Lisboa.
6) Giddens, Anthony (1976). Capitalismo e Moderna Teoria Social. Uma análise das obras de Marx, Durkheim e Weber. Ed. Presença: Lisboa.
7) Nunes, Adérito Sedas (1993). História dos Factos e das Doutrinas Sociais. Da formação capitalista ao marxismo. Ed. Presença: Lisboa.
8) Ritzer, George (1995). Teoría Sociológica Clasica. McGraw-Hill: Madrid.
9) Silva, Augusto Santos (1988). Entre a Razão e o Sentido. Durkheim, Weber e a teoria das ciências sociais. Ed. Afrontamento: Porto.
10) Weber, Max (1983). A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Ed. Presença: Lisboa.