Oficina de Relações Públicas I
Código
0103093Créditos ECTS
6Objetivos
Esta disciplina tem como objetivos:
1. Promover a prática de Relações Públicas, aprofundando as técnicas, os instrumentos e a planificação, no sentido da preparação para o exercício profissional da atividade de Relações Públicas.
2. Desenvolver capacidades e competências para elaborar inquéritos, brainstormings e press releases e outros instrumentos de comunicação.
3. Proporcionar a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências para a execução de um Plano de Relações Públicas.
4. Aperfeiçoar as técnicas de comunicação e de expressão oral no contexto de apresentação profissional em público.
Programa
1. INTRODUÇÃO – BASE DE TRABALHO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES
1.1. Identidade Corporativa Vs Imagem Institucional
1.2. Elementos determinantes para a formação da Imagem Institucional
2. TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS
2.1. Identidade Visual
2.2. Publicitação (Publicity)
2.3. Publicidade
2.4. Promoção e Marketing
2.5. Mecenato e Patrocínio/Sponsoring
2.6. Lóbi (Lobby / Lobbying)
2.7. Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental
2.8. A Auditoria e a Pesquisa em Relações Públicas
2.8.1. Inquéritos e Questionários
2.9. Instrumentos de Comunicação Internos / Externos / Mistos
2.9.1. O Brainstorming.
2.9.2. O Boletim Informativo
2.9.3. O Jornal de Empresa
2.9.4. A Newsletter
2.9.5. A Revista de Empresa
2.9.6. O Press Release
3. O PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS / COMUNICAÇÃO
3.1. Etapas do Plano.
3.2. Estudos de Caso.
4. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO NAS APRESENTAÇÕES PROFISSIONAIS EM PÚBLICO
4.1. Exercícios práticos / Simulações
Métodos de Ensino
Os conteúdos da unidade curricular serão expostos com base em apresentações de PowerPoint e vídeos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso e exercícios e simulações. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.
Bibliografia
BARQUERO CABRERO, José Daniel Barquero (1995). Casos prácticos de Relaciones Públicas: los mejores expertos en acción. Barcelona: Ediciones Gestión 2000.
BEIRÃO, Inácio, VASCONCELOS, Paulo et al. (2008). Manual de Comunicação Empresarial. Lisboa. Plátano Editora
BLAND, Michael e JACKSON, Peter (1992). A Comunicação na Empresa. Lisboa: Editorial Presença.
CANFIELD, Bertrand R., (1991). Relações Públicas. 2 vols. 4ª Edição. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
CENTER, Allen H. & JACKSON, Patrick (1990). Public Relations Practices; Managerial Case Studies and Problems. 4ª Edição. New Jersey: Ed. Prentice-Hall.
CUTLIP, Scott M., CENTER Allen H., BROOM Glen M. (2008). Effective Public Relations. 10th Edition. New Jersey: Prentice-Hall.
GREGORY, Anne (1996). Planning & Managing a Public Relations Campaign. London: Institute of Public Relations.
WESTPHALEN, Marie Helène (1991). A Comunicação na Empresa. Porto: Rés Editora.
Método de Avaliação
- Frequência - 40 %
- Portfólio final de exercícios realizados ao longo do semestre (trabalho escrito empresa/instituição e apresentação oral, outros exercícios) - 60 %