Oficina de Relações Públicas I

Código

0103093

Créditos ECTS

6

Objetivos

Esta disciplina tem como objetivos:

1. Promover a prática de Relações Públicas, aprofundando as técnicas, os instrumentos e a planificação, no sentido da preparação para o exercício profissional da atividade de Relações Públicas.

2. Desenvolver capacidades e competências para elaborar inquéritos, brainstormings e press releases e outros instrumentos de comunicação.

3. Proporcionar a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências para a execução de um Plano de Relações Públicas.

4. Aperfeiçoar as técnicas de comunicação e de expressão oral no contexto de apresentação profissional em público.

Programa

1. INTRODUÇÃO – BASE DE TRABALHO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES

1.1. Identidade Corporativa Vs Imagem Institucional

1.2. Elementos determinantes para a formação da Imagem Institucional

2. TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS

2.1. Identidade Visual

2.2. Publicitação (Publicity)

2.3. Publicidade

2.4. Promoção e Marketing

2.5. Mecenato e Patrocínio/Sponsoring

2.6. Lóbi (Lobby / Lobbying)

2.7. Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental

2.8. A Auditoria e a Pesquisa em Relações Públicas

2.8.1. Inquéritos e Questionários

2.9. Instrumentos de Comunicação Internos / Externos / Mistos

2.9.1. O Brainstorming.

2.9.2. O Boletim Informativo

2.9.3. O Jornal de Empresa

2.9.4. A Newsletter

2.9.5. A Revista de Empresa

2.9.6. O Press Release

3. O PLANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS / COMUNICAÇÃO

3.1. Etapas do Plano.

3.2. Estudos de Caso.

4. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO NAS APRESENTAÇÕES PROFISSIONAIS EM PÚBLICO

4.1. Exercícios práticos / Simulações

Métodos de Ensino

Os conteúdos da unidade curricular serão expostos com base em apresentações de PowerPoint e vídeos. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso e exercícios e simulações. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.

Bibliografia

BARQUERO CABRERO, José Daniel Barquero (1995). Casos prácticos de Relaciones Públicas: los mejores expertos en acción. Barcelona: Ediciones Gestión 2000.

BEIRÃO, Inácio, VASCONCELOS, Paulo et al. (2008). Manual de Comunicação Empresarial. Lisboa. Plátano Editora

BLAND, Michael e JACKSON, Peter (1992). A Comunicação na Empresa. Lisboa: Editorial Presença.

CANFIELD, Bertrand R., (1991). Relações Públicas. 2 vols. 4ª Edição. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.

CENTER, Allen H. & JACKSON, Patrick (1990). Public Relations Practices; Managerial Case Studies and Problems. 4ª Edição. New Jersey: Ed. Prentice-Hall.

CUTLIP, Scott M., CENTER Allen H., BROOM Glen M. (2008). Effective Public Relations. 10th Edition. New Jersey: Prentice-Hall.

GREGORY, Anne (1996). Planning & Managing a Public Relations Campaign. London: Institute of Public Relations.

WESTPHALEN, Marie Helène (1991). A Comunicação na Empresa. Porto: Rés Editora.

Método de Avaliação

  • Frequência - 40 %
  • Portfólio final de exercícios realizados ao longo do semestre (trabalho escrito empresa/instituição e apresentação oral, outros exercícios) - 60 %