Eficácia e Melhoria das Organizações Educativas

Código

0201446

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Explicitar o conceito de eficácia da escola, nas suas diferentes variantes
2. Identificar e caracterizar estratégias utilizadas historicamente para a identificação das escolas "eficazes"
3. Enunciar os principais processos intra-institucionais que a investigação sobre as escolas eficazes identificou como sendo relevantes para o sucesso educativo dos alunos e refletir criticamente sobre a sua importância
4. Enumerar e explicitar as principais dificuldades da investigação sobre a eficácia das instituições educativas
5. Identificar e discutir os principais pontos fracos do movimento da eficácia das instituições educativas
6. Enunciar o conceito de melhoria da escola e definir os seus pontos de convergência e de divergência com os postulados do movimento das escolas eficazes

Programa

1. O conceito de eficácia da escola
2. Estratégias de identificação das escolas "eficazes"
3. Processos intra-institucionais e resultados das escolas
4. Questões na investigação sobre as escolas eficazes
5. As vulnerabilidades do movimento das escolas eficazes
6. Eficácia e melhoria da escola

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem assenta num papel ativo, reflexivo e inquiridor do aluno. As sessões são dinamizadas articulando: exposição por parte do docente; trabalho individual; trabalho de aprendizagem cooperativa em pequeno grupo; debate em pequeno e grande grupo. A avaliação tem um carácter contínuo e incide sobre dois tipos de elementos: 1) participação nas atividades da unidade curricular, designadamente, assiduidade, pontualidade, sentido de responsabilidade no cumprimento das tarefas, contributo para o trabalho de equipa, qualidade dos materiais produzidos nas aulas práticas e qualidade das intervenções individuais realizadas nas aulas e nas apresentações orais (50%); e 2) apresentação oral de um trabalho escrito, realizado em grupo (50%).

Bibliografia

Barroso, J. (Org.) (1996). O estudo da escola. Porto: Porto Editora.
Bolívar, A. (2003). Como melhorar as escolas. Porto: Edições ASA.
Gray, J., Reynolds, D., Fitz-Gibbon, C., & Jesson, D. (Eds.) (1996). Merging traditions: The future of research on school effectiveness and school improvement. London: Cassell.
Lima, J. Á. (2008). Em busca da boa escola: instituições eficazes e sucesso educativo. Vila Nova de Gaia: .Fundação Manuel Leão.
MacBeath, J., & Mortimore, P. (Eds.) (2001). Improving school effectiveness. Buckingham: Open University Press.
Reynolds, D., et al. (Eds.) (1996). Making good schools: Linking school effectiveness and school improvement. London and New York: Routledge.
Sammons, P. (1999). School effectiveness: coming of age in the twenty-first century. Lisse, The Netherlands: Swets & Zeitlinger.
Teddlie, C., & Reynolds, D. (Eds.) (2000). The international handbook of school effectiveness research. London & New York: Routledge/Falmer.

Método de Avaliação

  • 1) participação nas atividades da unidade curricular, designadamente, assiduidade, pontualidade, sentido de responsabilidade no cumprimento das tarefas, contributo para o trabalho de equipa, qualidade dos materiais produzidos nas aulas práticas e qualidade das intervenções individuais realizadas nas aulas e nas apresentações orais - 50 %
  • 2) apresentação oral de um trabalho escrito, realizado em grupo - 50 %