Psicossociologia
Código
0104950Créditos ECTS
6Objetivos
1. Identificar e justificar corretamente os princípios metodológicos inerentes à abordagem psicossociológica dos fenómenos interpessoais, grupais e intergrupais
2. Argumentar fundamentadamente a respeito dos prós e contras das diferentes abordagens de investigação e intervenção nesta área de conhecimento
3. Aplicar conceitos centrais e métodos da Psicossociologia, de forma analítica, a experiências de vida concretas
Programa
1. A Psicossociologia enquanto disciplina científica
2. O estudo da interacção social: evolução de um campo de conhecimento
3. A análise de redes sociais: conceitos fundamentais
4. O capital social
5. Equilíbrio e transitividade nas redes de relações sociais
6. Grupos, subgrupos e grupos de referência
7. A recolha de dados sobre as interações sociais
8. A análise das interações sociais: principais instrumentos e estratégias
9. Redes de interação e dinâmicas interpessoais: alguns campos de aplicação
Métodos de Ensino
No âmbito da unidade curricular, são utilizadas diversas metodologias complementares: realização de pesquisas online por parte dos alunos; apresentação e discussão de conteúdos por parte do professor, em diálogo crítico com a turma; sessões de debate, com discussão de textos-chave previamente trabalhados pelos estudantes; exercícios de análise de dados com suporte informático; apresentações orais, individuais e/ou em grupo, dinamizadas pelos alunos, com discussão de trabalhos sobre temáticas da unidade curricular.
Bibliografia
Borgatti, S. P., Mehra, A., Brass, D. J., & Labianca, G. (2009). Network analysis in the social sciences. Science, 323, 892-895.
Christakis, N., & Fowler, J. (2009). Connected: the surprising power of our social networks and how they shape our lives. New York: Little, Brown and Company.
Ferreira, J. M., Neves, J., & Caetano, A. (Orgs.) (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Fletcher, G., & Clark, M. (Eds.) (2000). Blackwell handbook of social psychology: Interpersonal processes. Londres: WileyBlackwell.
Lima, J. Á. (2010). Studies of networks in education: Methods for collecting and managing high-quality data. In A. J. Daly (Ed.), Social network theory and educational change (pp. 243-258). Cambridge, MA: Harvard Education Press.
Varanda, M. (2000). Análise de redes sociais e sua aplicação ao estudo das organizações: uma introdução. Organizações e Trabalho, 23, 87-106.
Método de Avaliação
- Apresentação oral de trabalhos, com entrega de um trabalho escrito - 30 %
- Frequência - 60 %
- Participação, empenhamento e assiduidade - 10 %