Contextos Profissionalizantes do Serviço Social
Código
0106053Créditos ECTS
6Objetivos
- Sistematizar questões contemporâneas da teoria do serviço social;
- Motivar e sensibilizar para a estreita relação do serviço social com os Direitos Humanos, políticas públicas de proteção social;
- Proporcionar conhecimentos sistematizados acerca da rede social e da organização dos serviços sociais no âmbito das políticas públicas;
- Conhecer e aprofundar diferentes problemáticas específicas, sujeitos e sectores de intervenção do assistente social, dando ênfase às questões emergentes e conjunturais da prática profissional;
- Consolidar conhecimentos teóricos e experiências inovadoras no campo do serviço social;
- Conhecer e apreender práticas de intervenção nos vários sectores abrangidos pelo serviço social.
Programa
A - Direitos Humanos e Serviço Social
Contribuição para o aperfeiçoamento da acção e intervenção dos profissionais de Serviço Social em benefício daqueles que necessitam dos seus serviços.
B – A intervenção do serviço social junto de sujeitos e diferentes sectores de intervenção, nomeadamente:
- 1. Serviço Social junto da Pessoa Idosa
- 2. Serviço Social junto da Pessoa com Necessidades Especiais
- 3. Serviço Social junto da Família, Criança e Jovens em Risco/ Perigo
- 4. Serviço Social, Acção Social e RSI
- 5. Serviço Social na Saúde
- 6. Serviço Social e Mulher em Risco
- 7. Serviço Social e Mobilidade Humana
- 8. Serviço Social no Poder Local
- 9. Serviço Social e Ambiente
10. Serviço Social na Justiça
11. Serviço Social no Emprego
12. Serviço Social na Escola
C – Conhecimento teórico, metodológico e prático de intervenção em serviço social.
Métodos de Ensino
- Sessões de exposição e sistematização da matéria;
- Sessões de exposição de temáticas particulares no âmbito da intervenção em serviço social, com o contributo de assistentes sociais convidados;
- Sessões de apresentação de trabalhos realizados pelos discentes relativos a serviços e equipamentos existentes, tendo como base uma grelha de interpretação fornecida pela docente;
- Visitas de estudo a organizações com Serviço Social implementado.
Bibliografia
Adams, Robert, Lena Dominelli e Malcolm Payne (2009), Critical Practice in Social Work, New York, Palgrave Macmillan.
Beckertt, Chris (2009), Essential Theory for Social Work Practice, London, SAGE.
Cree, Viviene e Steve Myers (2008), Social Work Making a Difference, Bristol, Policy Press.
Davis, Martin (2008), Social Work, UK, Blackwell Publishing.
Hepworth, Dean H. e Ronald H. Rooney, Glenda Dewberry Rooney, Kimberly Strom-Gottfried e JoAnn Larsen (2010), Direct Social Work Pratice. Theory and Skils, Estados Unidos da América, Editora BROOKS/COLE Cengage Learning.
Howe, David (2009), A Brief Introduction to Social Work Theory, New York, Palgrave Macmillan.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Participação Formal e Trabalho de Grupo - 10 %
- Portefólio e Análises Reflexivas - 50 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %