Contextos Profissionalizantes do Serviço Social

Código

0106053

Créditos ECTS

6

Objetivos

- Sistematizar questões contemporâneas da teoria do serviço social;      

- Motivar e sensibilizar para a estreita relação do serviço social com os Direitos Humanos, políticas públicas de proteção social;

- Proporcionar conhecimentos sistematizados acerca da rede social e da organização dos serviços sociais no âmbito das políticas públicas;

- Conhecer e aprofundar diferentes problemáticas específicas, sujeitos e sectores de intervenção do assistente social, dando ênfase às questões emergentes e conjunturais da prática profissional;

- Consolidar conhecimentos teóricos e experiências inovadoras no campo do serviço social;

- Conhecer e apreender práticas de intervenção nos vários sectores abrangidos pelo serviço social.

Programa

A - Direitos Humanos e Serviço Social

Contribuição para o aperfeiçoamento da acção e intervenção dos profissionais de Serviço Social em benefício daqueles que necessitam dos seus serviços.

 

B – A intervenção do serviço social junto de sujeitos e diferentes sectores de intervenção, nomeadamente:

 

  1. 1.     Serviço Social junto da Pessoa Idosa
  2. 2.     Serviço Social junto da Pessoa com Necessidades Especiais
  3. 3.     Serviço Social junto da Família, Criança e Jovens em Risco/ Perigo
  4. 4.     Serviço Social, Acção Social e RSI
  5. 5.     Serviço Social na Saúde
  6. 6.     Serviço Social e Mulher em Risco
  7. 7.     Serviço Social e Mobilidade Humana
  8. 8.     Serviço Social no Poder Local
  9. 9.     Serviço Social e Ambiente

10. Serviço Social na Justiça

11. Serviço Social no Emprego

12. Serviço Social na Escola

 

C – Conhecimento teórico, metodológico e prático de intervenção em serviço social.

Métodos de Ensino

- Sessões de exposição e sistematização da matéria;

- Sessões de exposição de temáticas particulares no âmbito da intervenção em serviço social, com o contributo de assistentes sociais convidados;

- Sessões de apresentação de trabalhos realizados pelos discentes relativos a serviços e equipamentos existentes, tendo como base uma grelha de interpretação fornecida pela docente;

- Visitas de estudo a organizações com Serviço Social implementado.

Bibliografia

Adams, Robert, Lena Dominelli e Malcolm Payne (2009), Critical Practice in Social Work, New York, Palgrave Macmillan.

Beckertt, Chris (2009), Essential Theory for Social Work Practice, London, SAGE.

Cree, Viviene e Steve Myers (2008), Social Work Making a Difference, Bristol, Policy Press.

Davis, Martin (2008), Social Work, UK, Blackwell Publishing.

Hepworth, Dean H. e Ronald H. Rooney, Glenda Dewberry Rooney, Kimberly Strom-Gottfried e JoAnn Larsen (2010), Direct Social Work Pratice. Theory and Skils, Estados Unidos da América, Editora BROOKS/COLE Cengage Learning.

Howe, David (2009), A Brief Introduction to Social Work Theory, New York, Palgrave Macmillan.

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação - 10 %
  • Participação Formal e Trabalho de Grupo - 10 %
  • Portefólio e Análises Reflexivas - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %