Psicologia da Inteligência e da Personalidade

Código

0105013

Créditos ECTS

6

Objetivos

Inteligência

1. Compreender o alcance e o significado das teorias da inteligência;

2. Conhecer as diferentes teorias da inteligência, incluindo os respetivos limites e potencialidades;

3. Distinguir entre processos cognitivos básicos e superiores de realização cognitiva.

Personalidade

1. Adquirir conhecimentos sobre os modelos e as teorias da personalidade;

2. Compreender diferentes métodos de avaliação da personalidade;

3. Cooperar com os outros em projetos exploratórios de investigação

Avaliação da Inteligência e da Personalidade (componente prática)

1. Conhecer instrumentos utilizados na avaliação da inteligência e da personalidade, em crianças e em adultos, nomeadamente os aferidos para a população portuguesa;

2. Aplicar algumas provas de avaliação da inteligência, percebendo a lógica da respetiva cotação e interpretação de resultados;

3. Conhecer os princípios deontológicos da avaliação psicológica na área cognitiva e da personalidade.

Programa

Inteligência

1. Conceito de inteligência

2. Principais perspetivas de abordagem

3. Questões de debate em torno do conceito e medida da inteligência

4. Limites e potencialidades na avaliação da inteligência.

Personalidade

1. Conceito de personalidade

2. Teorias dos traços e a teoria dos cinco fatores (the big five)

3. Principais modelos da personalidade (psicodinâmicos, humanistas e cognitivos)

4. Alguns distúrbios de personalidade

5. Avaliação da personalidade. Tipos de provas e questões que delas emergem. Questões éticas que se colocam na avaliação da personalidade.

Avaliação da Inteligência e da Personalidade

1. Princípios deontológicos no uso de instrumentos de avaliação psicológica

2. Avaliação da inteligência em crianças e adolescentes

3. Avaliação da inteligência em adultos

4. Avaliação da personalidade em crianças e adolescentes

5. Avaliação da personalidade em adultos

Métodos de Ensino

Orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento do trabalho de projeto (sob a forma de apresentações), assistida, na fase expositiva, por meios auxiliares de projeção. Inclui sessões sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades de aprendizagem incluem, ainda, a apresentação e discussão de trabalhos escritos.

Bibliografia

Afonso, M. J. (2002). Inteligência funcional: Aspectos heurísticos e hermenêuticos do construto. Revista Portuguesa de Psicologia, 36, 9-24.

Almeida, L. S. (1994). Inteligência: Definição e Medida. Aveiro: CIDInE.

Gonçalves, M. M., Simões, M. R., Almeida, L. S. e Machado, C. (Coords.). Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. I; 2.ª ed.). Coimbra: Quarteto Editora.

Gonçalves, M., & Simões, M. R. (2000). O Modelo Multiaxial de Achenbach (ASEBA) na avaliação clínica de crianças e adolescentes. In I. Soares (Coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida (pp.45-87). Coimbra: Quarteto Editora.

John, O. P., Robins R. W., & Pervin, L. A. (Eds.) (2008). Handbook of personality: Theory and research (3rd nd). New York: The Guilford Press.

McAdams, D. P. (2001). The person: An integrated introduction to personality psychology. Orlando, Fl.: Harcourt.

Método de Avaliação

  • Ficha Prática - 25 %
  • Frequência - 60 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 15 %