Literatura e Sociedade

Código

0200686

Créditos ECTS

7.5

Objetivos

• Reconhecer na literatura um elemento de coesão e de intensificação do sentimento de pertença a uma comunidade;
• Aumentar a cultura literária, integrando-a no relacionamento pessoal com o mundo;
• Afinar critérios de valoração estética, distinguindo literatura e paraliteratura;
• Adquirir métodos e conceitos dos estudos literários;
• Perspetivar as obras na sua época e circunstâncias históricas e literárias, reconhecendo nos textos as marcas do autor e do seu contexto ideológico;
• Ter consciência das possibilidades de significação oferecidas pelo código literário;
• Assinalar traços da originalidade da literatura portuguesa;
• Aperfeiçoar criticamente as suas próprias capacidades linguísticas e expressivas.

Programa

1. Literatura, mimese e ficção.
2. A história literária, a arte e a cultura.
3. A literatura e a transformação social.
4. Os estilos de época; a literatura e as outras formas de expressão artística.
5. A dinâmica dos períodos literários.
6. A tradição literária e a modelização do mundo.
7. As convenções, os modos e os géneros literários.
8. As funções e objetivos da literatura.
9. A literatura como expressão cultural e elemento de agregação comunitária.
10. O regionalismo; a arte pela arte.
11. Os mitos e a sua cristalização (formação ou derrogação)– a criação literária de mundos paralelos e o combate social.
12. Literatura e nacionalidade.
13. A afirmação de uma história épica no século XVI; os românticos e a “alma nacional”.
14. A literatura e os estudos literários na sociedade.
15. A construção da história literária.
16. A eleição do cânone; os clássicos e a sua representação na sociedade.

Métodos de Ensino

Sempre que possível, a exposição teórica será acompanhada pela ilustração através de comentário de textos, literários, críticos ou doutrinários, e de documentos de outras formas de expressão artística.
Trechos das obras de leitura extensiva e textos de antologia a disponibilizar serão sujeitas a análise em aula, em trabalho que combinará o comentário do docente com o trabalho individual ou em grupo com a orientação do docente.
Avaliação: de acordo com o Regulamento Académico da Universidade.
Participação nos trabalhos desenvolvidos; elaboração de um trabalho individual com desenvolvimento de um ponto da matéria

Bibliografia

1. Textos literários:
Vicente, Gil: O pranto de Maria Parda;
Camões, Luís: Os Lusíadas;

Fernão Álvares do Oriente: Lusitânia Transformada;
Brandão, Raúl: Húmus;
Côrtes Rodrigues, Armando: Planície Inquieta;
Será ainda disponibilizada uma antologia de textos literários na plataforma Moodle.
2 crítica/teoria (geral)
Bayard, Pierre: Comment parler des livres que l’on n’a pas lus?, Paris, 2007
Carvalho, Rómulo: O texto poético como documento social, Lisboa, 1995
Bloom, Harold: The Western Canon, New York, 1994
Cunha, Carlos: Escrever a Nação: Literatura e nacionalidade (uma antologia), Braga, 2011
Silva, Vítor Aguiar e : Teoria da Literatura, 5ª ed. Coimbra, 1983
Outra bibliografia será apontada, tendo em conta o estudo de cada obra.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %