Práticas Colaborativas e Aprendizagem em Contexto

Código

0201465

Créditos ECTS

6

Objetivos

- Discutir a relação da sociedade contemporânea e os objetivos da escola visando uma educação e formação pela e para a cooperação;

- Problematizar e refletir sobre estruturas de organizações pedagógicas e da formação para aprender assentes em princípios de cooperação, de autonomia e de análise da realidade;

- Caraterizar e elaborar estruturas que visem o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e de formação cooperativas e do desenvolvimento da autonomia em diversos contextos.

- Discutir as possibilidades da cooperação na escola e na formação dos nossos dias

Programa

- A (intrínseca ou falsa) contradição entre a sociedade “neoliberal” e a defesa da cooperação na educação;

- Conceitos fundamentadores das estruturas pedagógicas contemporâneas: a atitude crítica, a autonomia, a cooperação na aprendizagem e na formação, a solidariedade e a intervenção social;

- Modelos pedagógicos e cooperação;

- Organização social das aprendizagens;

- Autoformação cooperada;

- Aprendizagem e formação em contexto;

- Iniciativas e tentativas de respostas pela cooperação aos problemas pedagógicos contemporâneos: diferenciação pedagógica, inclusão, a abordagem de projeto em educação, a investigação-ação, a (auto e) heteroavaliação cooperada, a inovação em educação, tentativas cooperadas de instituir e fundamentar estruturas pedagógicas, etc;

- A formação e a resistência à inovação educativa.

Métodos de Ensino

Haverá espaços de trabalho simultâneo para partilhar aprendizagens e organizar o trabalho de aprender, assim como também momentos de trabalho autónomo individual ou em pequenos grupos, de modo a atender a diversidade dos formandos, em que se dedicarão a aprender pela investigação e pelo trabalho em cooperação.

A avaliação será realizada com base na média das classificações obtidas pelos estudantes nas diferentes tarefas desenvolvidas ao longo do semestre.

Bibliografia

Ander-Egg, Ezequiel (1999). Hacia una Pedagogía Autogestionaria. Buenos Aires: Magisterio delRio de la Plata.
Formosinho, Júlia O., e outros (2002). Formação em Contexto: Uma estratégia deintegração pioneira. Thomson Learning: S. Paulo.
Fullan, Michael (2002). Los nuevos significados del cambio en la educación. Barcelona: EdicionesOctaedro.
González, Pedro Francisco (2002). O Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Porto:PortoEditora.
Lima, Jorge Ávila de (2002). As Culturas Colaborativas nas Escolas: EstruturasProcessos e Conteúdos. Porto: Porto Editora.
Niza, Sérgio (1997). Formação Cooperada. Lisboa: Educa.

Método de Avaliação

    Conforme Métodos de Ensino - 100 %