Números e Operações

Código

0105760

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Conhecer propriedades dos conjuntos numéricos, das operações aritméticas e dos respetivos algoritmos e métodos.
2) Estabelecer relações entre as operações numéricas.
3) Desenvolver estratégias de cálculo mental.
4) Identificar formas de compor e decompor um número.
5) Compreender frações com os significados quociente, parte-todo e operador.
6) Explorar regularidades e padrões numéricos.
7) Resolver problemas reais, através de várias abordagens e raciocínios.
8) Desenvolver a capacidade de formular problemas, evidenciando competências de pesquisa e autonomia.
9) Adquirir capacidades transversais de comunicação matemática, raciocínio matemático e resolução de problemas.
10) Refletir no que respeita ao ensino do tema "Números e Operações" tendo por base o contexto científico.

Programa

Conjuntos Numéricos: Números naturais, inteiros não negativos, inteiros, racionais, irracionais, reais;
Sistemas de numeração: decimal – base 10, binário – base 2, e outras bases;
Operações aritméticas: significado das operações e exploração de algoritmos;
Regularidades numéricas;
Frações, decimais, dízimas, percentagem. Notação científica;
Representação na reta orientada: Ordem, Simetria;
Intervalos de números reais;
Produto cartesiano – par ordenado. Vetor;
Critérios de Divisibilidade. Crivo de Eratóstenes. Números primos. Teorema Fundamental da Aritmética;
Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum;
Equações do primeiro e segundo grau com uma variável. Sistemas de Equações do primeiro grau até três variáveis.
Inequações do primeiro grau;
Resolução de problemas.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial, em que os conteúdos programáticos da unidade curricular são explorados detalhadamente, mediante a resolução de problemas e fichas práticas de exercícios. A unidade curricular beneficiará da utilização da plataforma Moodle de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas. A avaliação assenta na média ponderada das provas escritas de frequência (85%); fichas práticas de exercícios, trabalhos individuais ou em grupo, sobre os tópicos contemplados na unidade curricular (15%); ou, em alternativa, um exame final.

Bibliografia

Ministério da Educação e Ciência, Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico, MEC - Direção Geral da Educação, 2013.
Pedro Palhares (Coordenação), Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel – Edições Técnicas, 2011.
Joana Brocardo, Lurdes Serrazina e Isabel Rocha (Organização), O sentido do número: reflexões que entrecruzam teoria e prática, Escolar Editora, 2008.
Ron Aharoni, Aritmética para pais: um livro para adultos sobre a matemática das crianças, Gradiva, 2008.
Helena Melo, Números Especiais, Revista Interpólos, folha informativa da Universidade dos Açores, julho, 2/2007, pp 65-71
Pedro Palhares (Coordenação), Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel – Edições Técnicas, 2004.
Calvin T. Long, Duane W. DeTemple, Mathematical Reasoning for Elementary Teachers, 3rd Edition, Boston, Addison-Wesley, 2003.

Método de Avaliação

  • Frequência - 85 %
  • Resolução de problemas - 15 %