Números e Operações

Código

0105760

Créditos ECTS

6

Objetivos

1) Conhecer propriedades dos conjuntos numéricos, das operações aritméticas e dos respetivos algoritmos e métodos.
2) Estabelecer relações entre as operações numéricas.
3) Desenvolver estratégias de cálculo mental.
4) Identificar formas de compor e decompor um número.
5) Compreender frações com os significados quociente, parte-todo e operador.
6) Explorar regularidades e padrões numéricos.
7) Resolver problemas reais, através de várias abordagens e raciocínios.
8) Desenvolver a capacidade de formular problemas, evidenciando competências de pesquisa e autonomia.
9) Adquirir capacidades transversais de comunicação matemática, raciocínio matemático e resolução de problemas.
10) Refletir no que respeita ao ensino do tema "Números e Operações" tendo por base o contexto científico.

Programa

1. Conjuntos Numéricos: Números naturais, inteiros não negativos, inteiros, racionais, irracionais, reais;

2. Sistemas de numeração: decimal – base 10, binário – base 2, e outras bases;

3. Operações aritméticas: significado das operações e exploração de algoritmos;

4. Regularidades numéricas;

5. Frações, decimais, dízimas, percentagem. Notação científica;

6. Representação na reta orientada: Ordem, Simetria;

7. Intervalos de números reais;

8. Critérios de Divisibilidade. Crivo de Eratóstenes. Números primos. Teorema Fundamental da Aritmética;

9. Máximo divisor comum e Mínimo múltiplo comum;

10. Equações do primeiro e segundo grau com uma variável. Sistemas de Equações do primeiro grau até três variáveis.

11. Inequações do primeiro grau;

12. Resolução de problemas.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas e sessões de orientação tutorial, em que os conteúdos programáticos da unidade curricular são explorados detalhadamente, mediante a resolução de problemas e fichas práticas de exercícios.

A unidade curricular beneficiará da utilização da plataforma Moodle de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

Eugénio Monteiro, O corpo dos números reais, Coimbra Editora 1981.

John Walle, Matemática no ensino fundamental, Artmed Editora 2009

Ministério da Educação e Ciência, Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico, MEC – Direção Geral da Educação, 2013. 

Pedro Palhares (Coordenação), Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico, Lidel – Edições Técnicas, 2004.

 

Método de Avaliação