Laboratório de Psicologia Escolar
Código
0105706Créditos ECTS
6Objetivos
1. Utilizar o enquadramento conceptual da psicologia, com ênfase para a psicologia educacional, de forma a analisar
problemáticas do domínio educativo.
2. Aplicar conhecimentos da investigação em psicologia na análise de problemáticas do domínio educativo.
3. Realizar uma aproximação científica a problemáticas do domínio educativo.
4. Divulgar, junto de pares, processos e resultados sobre a problemática estudada.
Programa
Esta unidade curricular é aberta em termos de temáticas a abordar/investigar pelos estudantes, desde que as mesmas sejam enquadradas e justificadas no domínio da Psicologia Educacional ou do lugar do psicólogo em contexto educativo. Apontam-se
áreas de investimento, como a:
1. Sociocognitiva (por exemplo: processos de aprendizagem e dimensões socio-emocionais).
2. Comportamental (por exemplo: indisciplina e problemas de comportamento; comportamentos de risco em contexto
educacional, convivência escolar).
3. Emocional (por exemplo: ansiedade de desempenho, stress e conflito, gestão emocional).
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular está organizada em aulas de grande grupo e tutoriais que se sucedem num regime de alternância. As primeiras, inicialmente mais centradas na docente, rapidamente passam a constituir um espaço para os estudantes (em grupos de 3 a 5 elementos) darem conta da evolução dos seus trabalhos de pesquisa.
São, assim, aulas assentes na exposição dialogada e em técnicas interrogativas. As aulas de carácter tutorial visam o acompanhamento e a discussão dirigida e mais circunstanciada de cada um dos projetos de investigação desenhados.
Bibliografia
Informação disponível em breve.
Método de Avaliação
- Trabalho de investigação - 50 %
- Trabalho Individual e ou de Grupo (em grupo) - 20 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30 %