Processos de Análise de Dados

Código

0105707

Créditos ECTS

6

Objetivos

Introduzir aos métodos e técnicas de produção de dados quantitativos, enquanto abordagem complementar aos métodos qualitativos; fomentar uma abordagem articulada das diferentes etapas do processo de investigação, através do uso de métodos quantitativos; estimular a aquisição de competências básicas de análise de dados quantitativos com utilização de programas informáticos; promover a utilização criteriosa das diferentes técnicas de análise de dados quantitativos; desenvolver competências no domínio da leitura e interpretação de resultados; fomentar os princípios subjacentes ao desenvolvimento da conduta investigativa.

Programa

  1. 1.   Introdução à Análise de Dados

1.1    Importância e Conceitos associados à Análise Exploratória de Dados

1.2    Fatores determinantes para a escolha dos métodos de análise

1.3    Classificação dos métodos de análise de dados.

 

  1. Estatística Descritiva com o SPSS (uma breve revisitação)

2.1    Construção e manipulação de bases de dados

2.2    Análise de dados univariados

2.3     Análise de dados bivariados.

 

  1. 3.    Estatística Indutiva

3.1    Análise dos pressupostos de Normalidade

3.2    Testes paramétricos

3.2.1      Teste t para uma amostra e teste t para duas amostras (independentes   

      emparelhadas)

3.2.2      Teste para o caso de mais do que duas amostras – ANOVA a um fator

3.3    Testes não paramétricos

3.3.1. Introdução

3.3.2. Testes de ajustamento

3.3.3. Testes não paramétricos para a comparação de duas ou mais populações a partir de  

          amostras independentes

3.3.3.1. Teste de independência do qui-quadrado

3.3.3.2. Teste U de Mann-Whitney

3.3.3.3. Teste de Kruskal-Wallis

3.3.4. Testes não paramétricos para a comparação de duas ou mais populações a partir de

           amostras emparelhadas

3.3.4.1. Teste de sinais e de Wilcoxon

3.3.4.2 Teste de Friedman.

4. Características psicométricas de instrumentos psicológicos

4.1 Análise da validade e fiabilidade dos instrumentos de medida

4.2 Análise Fatorial exploratória.

 

5. Análises exploratórias com variáveis categóricas

5.1 Análise de Correspondências Simples (ACS) e Múltipla (ACM)

5.2 Análise Classificatória (Cluster Analysis) Hierárquica e Não Hierárquica.

 

6. Análise de regressão

6.1 Regressão linear simples e Regressão linear múltipla.

Métodos de Ensino

As unidades de conteúdo serão desenvolvidas por meio dos seguintes métodos de ensino aprendizagem: o método expositivo por parte da docente, para sistematização teórica e exemplificação das diferentes técnicas de análise de dados; o trabalho prático individual e de grupo, com utilização do computador para treino e aplicação das aprendizagens.

Bibliografia

Carvalho, H. (2008). Análise de Multivariada de Dados Qualitativos. Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS. Lisboa: Sílabo.

 Guimarães, Rui C.; Cabral, José A. S. (1997). Estatística. McGraw-Hill, Lisboa.

 Harlow, Lisa, Oswald, Frederick (2016). Big data in psychology: Introduction to the special issue. Psychological Methods, 21(4), 447–457. doi: 10.1037/met0000120.

 Laureano, Raul M. S. (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª edição, Edições Sílabo, Lisboa.

 Maroco, João (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), ReportNumber, Lda, Pêro Pinheiro.

 Maroco, João; Bispo Regina (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, 3ª edição, Ed. Climepsi, Lisboa.

  Murteira, Bento; Ribeiro, Carlos; Silva, João; Pimenta, Carlos (2008). Introdução à Estatística, 2ª edição, McGraw-Hill, Lisboa.

 Reis, Elizabeth; Melo, Paulo; Andrade, Rosa; Calapez, Teresa (1997). Estatística Aplicada - Vol. 2, Ed. Sílabo, Lisboa.

 Siegel, S.; Castellan, N. J. (1988). NonParametric Statistics for the Behavioral Sciences, McGraw-Hill, Nova Iorque.

 Silva, Cecília M. S. (1999). Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sociais, McGraw-Hill, Lisboa.

 Pestana, M.H. & Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais – A Complementaridade do SPSS, 6ª Ed. Lisboa: Sílabo.

 Pestana, Maria; Gageiro, João (2009). Análise Categórica, Árvores de Decisão e Análise de Conteúdo. Lidel. ISBN: 978-972-757-585-5

Método de Avaliação