Processos de Análise de Dados
Código
0105707Créditos ECTS
6Objetivos
Introduzir aos métodos e técnicas de produção de dados quantitativos, enquanto abordagem complementar aos métodos qualitativos; fomentar uma abordagem articulada das diferentes etapas do processo de investigação, através do uso de métodos quantitativos; estimular a aquisição de competências básicas de análise de dados quantitativos com utilização de programas informáticos; promover a utilização criteriosa das diferentes técnicas de análise de dados quantitativos; desenvolver competências no domínio da leitura e interpretação de resultados; fomentar os princípios subjacentes ao desenvolvimento da conduta investigativa.
Programa
- 1. Introdução à Análise de Dados
1.1 Importância e Conceitos associados à Análise Exploratória de Dados
1.2 Fatores determinantes para a escolha dos métodos de análise
1.3 Classificação dos métodos de análise de dados.
- Estatística Descritiva com o SPSS (uma breve revisitação)
2.1 Construção e manipulação de bases de dados
2.2 Análise de dados univariados
2.3 Análise de dados bivariados.
- 3. Estatística Indutiva
3.1 Análise dos pressupostos de Normalidade
3.2 Testes paramétricos
3.2.1 Teste t para uma amostra e teste t para duas amostras (independentes
emparelhadas)
3.2.2 Teste para o caso de mais do que duas amostras – ANOVA a um fator
3.3 Testes não paramétricos
3.3.1. Introdução
3.3.2. Testes de ajustamento
3.3.3. Testes não paramétricos para a comparação de duas ou mais populações a partir de
amostras independentes
3.3.3.1. Teste de independência do qui-quadrado
3.3.3.2. Teste U de Mann-Whitney
3.3.3.3. Teste de Kruskal-Wallis
3.3.4. Testes não paramétricos para a comparação de duas ou mais populações a partir de
amostras emparelhadas
3.3.4.1. Teste de sinais e de Wilcoxon
3.3.4.2 Teste de Friedman.
4. Características psicométricas de instrumentos psicológicos
4.1 Análise da validade e fiabilidade dos instrumentos de medida
4.2 Análise Fatorial exploratória.
5. Análises exploratórias com variáveis categóricas
5.1 Análise de Correspondências Simples (ACS) e Múltipla (ACM)
5.2 Análise Classificatória (Cluster Analysis) Hierárquica e Não Hierárquica.
6. Análise de regressão
6.1 Regressão linear simples e Regressão linear múltipla.
Métodos de Ensino
As unidades de conteúdo serão desenvolvidas por meio dos seguintes métodos de ensino aprendizagem: o método expositivo por parte da docente, para sistematização teórica e exemplificação das diferentes técnicas de análise de dados; o trabalho prático individual e de grupo, com utilização do computador para treino e aplicação das aprendizagens.
Bibliografia
Carvalho, H. (2008). Análise de Multivariada de Dados Qualitativos. Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS. Lisboa: Sílabo.
Guimarães, Rui C.; Cabral, José A. S. (1997). Estatística. McGraw-Hill, Lisboa.
Harlow, Lisa, Oswald, Frederick (2016). Big data in psychology: Introduction to the special issue. Psychological Methods, 21(4), 447–457. doi: 10.1037/met0000120.
Laureano, Raul M. S. (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª edição, Edições Sílabo, Lisboa.
Maroco, João (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), ReportNumber, Lda, Pêro Pinheiro.
Maroco, João; Bispo Regina (2005). Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, 3ª edição, Ed. Climepsi, Lisboa.
Murteira, Bento; Ribeiro, Carlos; Silva, João; Pimenta, Carlos (2008). Introdução à Estatística, 2ª edição, McGraw-Hill, Lisboa.
Reis, Elizabeth; Melo, Paulo; Andrade, Rosa; Calapez, Teresa (1997). Estatística Aplicada - Vol. 2, Ed. Sílabo, Lisboa.
Siegel, S.; Castellan, N. J. (1988). NonParametric Statistics for the Behavioral Sciences, McGraw-Hill, Nova Iorque.
Silva, Cecília M. S. (1999). Estatística Aplicada à Psicologia e Ciências Sociais, McGraw-Hill, Lisboa.
Pestana, M.H. & Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais – A Complementaridade do SPSS, 6ª Ed. Lisboa: Sílabo.
Pestana, Maria; Gageiro, João (2009). Análise Categórica, Árvores de Decisão e Análise de Conteúdo. Lidel. ISBN: 978-972-757-585-5