Filosofia para Crianças: Atualidade e Prospetiva
Código
0201484Créditos ECTS
7.5Objetivos
1. Conhecer o que é a Filosofia para Crianças, enquanto área disciplinar da Filosofia e enquanto prática de desenvolvimento do exercício do filosófico do pensar.
2. Analisar as diferentes abordagens à Filosofia para Crianças, seja em termos de fundamentos teóricos, seja das suas aplicações práticas.
3. Relacionar as propostas dos diferentes autores estudados.
4. Compreender o exercício filosófico com as crianças enquanto prática de pensamento.
5. Compreender a importância da prática filosófica no desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas, bem como construção da identidade pessoal de cidadãos esclarecidos e críticos.
Programa
1. Desenvolvimentos e adaptações do modelo de Lipman e Sharp
1.1. Michel Sasseville: a observação da comunidade de investigação
1.2. Oscar Brenifier: a prática do diálogo filosófico
1.3. Eugenio Echeverría e Walter O. Kohan: Filosofia para Crianças, democracia e direitos humanos
1.4. Angélica Sátiro e Irene de Puig: o projeto educativo NORIA enquanto aprender a pensar criativamente e a atuar eticamente
2. Reconhecimento internacional e redes de investigação da Filosofia para Crianças
2.1. UNESCO: a Filosofia como escola de liberdade
2.2. SOPHIA: European Foundation for the Advancement of Doing Philosophy with Children
2.3. SAPERE: Society for the Advancement of Philosophical Enquiry and Reflexion in Education
Métodos de Ensino
Aulas teóricas com exposição e explicação dos conceitos fundamentais a serem trabalhados e aulas práticas, interativas, baseadas nos métodos hermenêutico, fenomenológico e argumentativo.
Bibliografia
BRENIFIER, O., El Diálogo en Clase, Santa Cruz de Tenerife, Ed. Idea, 2005;
CASTRO, G.; MIÚDO, B.; CARVALHO, M., CRIA: um projecto de Filosofia para Crianças, Universidade dos Açores, P. Delgada, 2010.
ECHEVERRÍA, E., Filosofia para niños, SM de Editiones, Mexico, 2004.
HANNAM, P.; ECHEVERRIA, E., Philosophy with teenagers. Nurturing a moral imagination for the 21st century, Continuum, London, 2009.
HAYNES, J., Children as Philosophers: Learning Through Enquiry and Dialogue in the Primary Classroom, London, Routledge, 2008.
KOHAN, W. O., Philosophy and Childhood. Critical Perspectives and Affirmative Practices, Palgrave Macmillan, New York, 2014.
LIPMAN, M., A Filosofia Vai à Escola, São Paulo, Summus Ed., 1988.
SASSEVILLE, M.; GAGNON, M., Penser Ensemble à l’École, Québec, Les Presses de l’Université de Laval, 2007.
UNESCO, La filosofia: una escuela de la libertad, UNESCO, Paris, 2006.
WORLEY, P., The if machine. Philosophical Enquiry in the Classroom, Bloomsbury, London, 2011.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 10 %
- Trabalho Individual (1.ª versão) - 45 %
- Trabalho Individual (2.ª versão) - 45 %