Literatura de Viagens

Código

0103111

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Aumentar a cultura literária, integrando-a no relacionamento pessoal com o mundo;

2. Distinguir entre a literatura de viagens e o uso literário da viagem e dos seus valores poéticos (a literatura de viagens e a poética da viagem);

3. Afinar critérios de valoração estética e crítica literárias;

4. Adquirir métodos e conceitos dos estudos literários;

5. Perspetivar os textos na sua época e circunstâncias;

6. Descentramento e valoração da alteridade, pelo confronto com perspetivas de mundo e épocas diferentes;

7. Perceção da riqueza de possibilidades de significação oferecidas pelo código literário;

8. Distinção de traços da originalidade da literatura portuguesa.

Programa

1. A viagem como tema literário. Valores simbólicos e culturais. A psicologia do viajante. A transformação do tema em conexão com a história literária: a viagem como evasão, desterro, forma de conhecimento do mundo ou de si próprio. A representação do mundo na literatura de viagens.

2. A viagem e o desterro, a fusão do espaço e do tempo.

3. A viagem como técnica narrativa.

4. A constituição da “literatura de viagens” como tipologia literária. Alguns géneros englobados no conceito.

5. O corpus da “literatura de viagens” em Portugal. Características, propostas de classificação, principais autores e obras. Confronto com a literatura de outros países europeus.

6. As viagens no século XVI e XVII. A “literatura de viagens” na literatura portuguesa dos séculos XVI e XVII. Os Descobrimentos e a expansão marítima, a História e a Literatura: lirismo, sátira, epopeia.

7. A importância de alguns viajantes na história literária portuguesa. Os escritores, as personagens e os mitos.

Métodos de Ensino

De acordo com o plano de estudos, as aulas serão teóricas e teórico-práticas. Sempre que possível, a exposição teórica será acompanhada pela ilustração através de comentário de textos, literários, críticos ou doutrinários, e de documentos de outras formas de expressão artística. Trechos das obras de leitura extensiva serão sujeitas a análise em aula, em trabalho que combinará o comentário do docente com o trabalho individual ou em grupo com a orientação do docente.

Bibliografia

Gil Vicente: Auto da Índia (séc. XVI)

Pero Vaz de Caminha: Carta do Achamento do Brasil (séc. XVI)

Padre António Vieira: Carta ao Padre Provincial do Brasil, de 1654, in Cartas, coord. e notas de J. Lúcio de Azevedo, vol. I, Lisboa, Imprensa

Nacional – Casa da Moeda, 1997 (séc. XVII)

História Trágico-Marítima: “0 naufrágio do Galeão S. João”, ed. de Giulia Lanciani, in Sucessos e Naufrágios das Naus Portuguesas, Lisboa,

Caminho, 1997 (séc. XVI)

Almeida Garrett: Viagens na Minha Terra (séc. XIX)

Raúl Brandão: Ilhas Desconhecidas (séc. XX)

Método de Avaliação