Seminário em Psicologia

Código

0105692

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Identificar diferentes processos de mobilização de recursos pessoais e contextuais favorecedores do melhor ajustamento entre si e as novas situações e acontecimentos referentes à entrada no
Ensino Superior.
2. Debater a experiência académica no Ensino Superior, enquanto contexto de desenvolvimento, congregando posicionamentos éticos sobre aspetos práticos e quotidianos dessa experiência.
3. Descrever marcos históricos na construção da Psicologia como ciência.
4. Identificar pressupostos teóricos das diversas “escolas” e fatores socioculturais que contribuíram para o seu surgimento, evolução e limites.

Programa

Informação disponível em breve.

Métodos de Ensino

Para alcançar os objetivos propostos serão utilizadas metodologias pedagógicas variadas, desenvolvidas em sessões teórico-práticas (com trabalhos colaborativos, exposição e discussão de conteúdos, debates e atividades reflexivas) e estudo independente (com aprofundamento de conhecimentos e treino de competências). Pretende-se, através da aplicação destes procedimentos, fomentar a adaptação ao Ensino Superior e a construção de um pensamento psicológico.

Bibliografia

Informação disponível em breve.

Método de Avaliação

  • Frequência - 50 %
  • Portfólio, num registo de trabalho colaborativo (2/3 elementos) - 50 %