Contextos de Aplicação da Psicologia Social e Comunitária
Código
0105693Créditos ECTS
6Objetivos
Com a Unidade Curricular Contextos de Aplicação em Psicologia Social e Comunitária pretende-se que os alunos:
- Aprofundem conhecimentos no âmbito da Psicologia Social e, particularmente, da Psicologia Social Aplicada;
- Adquiram conhecimentos no campo da Psicologia Comunitária, nomeadamente ao nível dos valores e quadros teóricos em que assenta e das temáticas que compreende;
- Mobilizem conhecimentos adquiridos nestes domínios da Psicologia, nas vertentes conceptual e metodológica, para a observação e compreensão de diferentes realidades e problemáticas sociais;
- Perspetivem o papel e a função do psicólogo social e comunitário em contextos de intervenção diversificados.
Programa
Parte I:
- Os valores fundamentais da Psicologia Comunitária
- A perspetiva ecológica da Psicologia Comunitária
- A observação de comportamentos em contexto social e comunitário
- A teoria do empowerment
- Sentimento de comunidade, advocacy e capital social
- Diversidade e integração comunitária
- Suporte social
Parte II:
Contextos e situações para as quais a psicologia social e a psicologia comunitária poderão constituir um importante recurso de intervenção: questões de género, desigualdades sociais, migrações, condições associadas à saúde e à saúde mental, contextos educativos formais e não-formais e questões ambientais.
Métodos de Ensino
A metodologia a seguir nesta disciplina será essencialmente teórico-prática sendo as aulas centradas nos estudantes e nos trabalhos que desenvolverão, individualmente e em grupo, ao longo do semestre.
Os trabalhos incidirão na preparação teórica de um projeto de intervenção comunitária e no conhecimento de ‘instituições’/organizações e contextos de intervenção social e comunitária locais.
Prevê-se a colaboração de profissionais da área da intervenção social e comunitária quer nas aulas que decorrerão na universidade, quer naquelas que possam decorrer noutros espaços.
Bibliografia
Informação disponível em breve.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 50 %
- Relatório de seminário ou visita de estudo - 50 %