Psicologia Educacional
Código
0105062Créditos ECTS
6Objetivos
1. Apreender o conceito de Psicologia Educacional e o seu âmbito disciplinar;
2. Compreender quadros conceptuais, com ênfase para os domínios da aprendizagem, da motivação, da orientação escolar e profissional, e da comunicação e relações interpessoais;
3. Produzir uma reflexão fundamentada sobre a mobilização de processos psicológicos em contextos educativos, com vista ao desenvolvimento de competências, atitudes e práticas que facilitem a intervenção nesses contextos;
4. Fortalecer a perspetiva de que existe uma base científica de conhecimentos que deve orientar a ação educativa;
5. Estar sensível à elaboração de atitudes de observação, pesquisa, análise, reflexão e intervenção na realidade educativa, sob a ótica da psicologia.
Programa
1. O educando: processo de desenvolvimento pessoal e interpessoal.
2. O grupo de pares.
3. A família: caracterização de estilos educativos e respectivas implicações.
4. O professor e o comportamento docente: variáveis intelectuais e sócio-cognitivas.
5. O psicólogo educacional: competências científicas, técnicas e interpessoais.
III. Eixo Central do processo educativo: A Aprendizagem
1. O conceito de Aprendizagem.
2. Aprendizagem e Memória
3. Aprendizagem e Motivação
4. Aprendizagem e Criatividade
5. Estratégias de Aprendizagem
IV. Processo Educativo e Intervenção Vocacional
1. Teorias e modelos.
2. Intervenção vocacional na infância, adolescência e idade adulta
3. O aconselhamento psicológico nas escolas.
V. Comunicação e Gestão de Comportamentos
1. A importância da comunicação na relação educativa.
2. Indisciplina, disrupção e bullying.
Métodos de Ensino
Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas (T:30h) e teórico-práticas (TP:30h), sendo desenvolvida através do recurso a métodos diversificados, ora mais centrados no professor e na exposição dialogada, ora mais centrados no estudante, através da realização de atividades de pesquisa (realizada na sala de aula ou fora dela), da discussão e do trabalho interpares. As aulas organizam-se, assim, de modo a alternar momentos de exposição, diálogo, discussão de textos e debates. A aferição dos conhecimentos dos alunos contempla a vertente do trabalho individual e a do trabalho colaborativo com pares.
Bibliografia
Arends, R. (2008) Aprender a ensinar. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal
Caldeira, S. N. & Veiga, F. (2011) Intervir em situações de indisciplina, violência e conflito. Lisboa: Fim de Século
Caldeira, S.N. (2007) (Des)Ordem na escola. Mitos e realidades. Coimbra: Quarteto
Caldeira, S.N., & Rego, I. E. (2007) Episódios de vida na escola. Coimbra: Quarteto
Caldeira, S.N., & Rego, I. E. (2007) Objectos voadores e outras histórias de indisciplina. Coimbra: Quarteto
Miranda, G. & Bahia, S. (2005) Psicologia da Educação. Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D’Água
Ormond, J. E. (2008) Educational psychology. Developing learners. NJ: Pearson
Santrock, J. W. (2008) Educational Psychology: NY: McGraw Hill
Slavin, R. (2006) Educational Psychology. Theory and Practice. NJ: Pearson
Taveira M. C. (2005) Psicologia Escolar. Uma proposta científico-pedagógica. Coimbra: Quarteto
Woolfolk, A., Malcolm, H., & Wlakup, V. (2008) Psychology in education. Harlow: Pearson
Método de Avaliação
- Frequência - 70 %
- Trabalho em grupo, de 2/3 pessoas, com apresentação oral e escrita - 30 %