Investigação em Psicologia II

Código

0105713

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Concetualizar uma proposta de investigação, sendo esta entendida como atividade complexa e contingencial de resolução de problemas que exige uma regulação continuada da consistência e coerência entre as questões de partida, as decisões metodológicas e os procedimentos técnicos de produção e análise dos dados.
2. Analisar criticamente investigação empírica, procurando estruturar a discussão teórica do tema em estudo a partir de resultados de diferentes estudos.
3. Aplicar técnicas de produção de dados.
4. Experimentar a construção de sistemas de categorias relativos a dados descritivo-interpretativos e respetiva categorização, ponderando exigência de confirmabilidade, credibilidade/validação e consistência.
5. Posicionar-se criticamente face aos resultados alcançados na investigação efetuada, argumentando lógicas de compreensão da problemática e relevando fatores que a afetam.
6. Exercitar a autonomia progressiva e a regulação das aprendizagens.

Programa

1. Sentido da investigação descritivo-interpretativa em Psicologia.
2. O processo de investigação descritivo-interpretativa.
3. Dilemas e condicionalismos éticos na investigação.
4. Procedimentos de construção da revisão de literatura.
5. Técnicas de produção de dados (entrevista, observação direta, etc. ) e estratégias de regulação usadas pela investigação descritivo-interpretativa.
6. Técnicas, procedimentos e estratégias de regulação da análise qualitativa de dados.
7. Sentido e procedimentos de interpretação e discussão dos resultados da investigação.
8. Organização de relatórios de investigação descritivo-interpretativa.

Métodos de Ensino

Esta disciplina, com 30h teóricas e 30h teórico-práticas, está organizada em aulas centradas nas docentes e na exposição dialogada, quer centradas no estudante, através da realização de atividades individuais e em grupo que contemplam: pesquisa de informação, discussão de testos, e o trabalho conducente à elaboração de uma proposta de projeto de investigação, recolha e análise de dados. São usadas as plataformas Moodle e ZOOM para comunicação com os estudantes e partilha de documentos.

Bibliografia

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Método de Avaliação

  • Trabalho de investigação - 50 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50 %