Gestão Curricular

Código

0201467

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Equacionar diferentes perspetivas do conceito de gestão curricular, relacionando-as com questões de profissionalidade em educação;
2. Identificar pressupostos teóricos que sustentam diferentes abordagens à gestão curricular;
3. Analisar casos concretos de gestão curricular a nível macro, meso e micro, identificando constrangimentos e oportunidades que a condicionam;
4. Discutir o potencial da gestão curricular na promoção do sucesso educativo;
5. Explorar cenários de gestão curricular a partir da análise de situações educativas concretas.

Programa

1. Noção de gestão curricular
1.1. Gestão curricular e conceitos afins – desenvolvimento curricular, design curricular, deliberação curricular
1.2. Princípios orientadores e formas de operacionalização da gestão curricular – adequação, relevância, diferenciação, integração

2. A gestão curricular no quadro das políticas curriculares

3. Níveis de organização e gestão do currículo
3.1. As responsabilidades curriculares das estruturas de gestão – de topo e intermédia – das organizações educativas
3.2. A gestão curricular ao nível da sala de aula
3.3. A autonomia curricular

4. Teorias e modelos de gestão curricular

5. A gestão curricular enquanto questão de profissionalidade
5.1. A influência dos profissionais da educação na gestão curricular
5.2. A gestão curricular no quadro da profissionalidade docente

6. Dimensões curriculares do (in)sucesso educativo

7. O planeamento da gestão curricular em resposta a situações educativas concretas

Métodos de Ensino

Grande parte da lecionação será focada na análise de práticas de gestão curricular já realizadas e de situações educativas que justifiquem o planeamento de novas práticas. Através da exposição de conteúdos e da discussão, a análise será progressivamente enquadrada em teorias explicativas dos fenómenos estudados. A elaboração, pelos estudantes, de planos de gestão curricular, com o apoio dos docentes, culminará este percurso reflexivo e merecerá destaque na avaliação da aprendizagem. Assim, serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

1. Análise e discussão de textos teóricos, relatos de investigação empírica e documentos de caráter legislativo – 40%;
2. Primeira versão provisória de um Plano Individual de Gestão Curricular (PIGC) e discussão da mesma com os docentes e com os colegas – 10%;
3. Segunda versão provisória do PIGC e discussão da mesma com os docentes e com os colegas – 15%;
4. PIGC na sua versão final – 35%.

Bibliografia

Costa, J. A., Andrade, A. I., Neto-Mendes, A. e Costa, N. (Orgs.) (2004). Gestão curricular: Percursos de investigação. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Cosme, A. e Trindade, R. (2012). A gestão curricular como um desafio epistemológico: A diferenciação educativa em debate. Interações (22), 62-82,
http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewFile/1536/1227
Kuiper, W. & J. Berkvens, J. (Eds.) (2013), Balancing curriculum regulation and freedom across Europe. Enschede, the Netherlands: SLO.
Perrenoud, P. (2002). Sucesso na escola: Só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de Pesquisa (119), 9-27,
http://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a01.pdf
Roldão, M. C. (1999). Gestão curricular: Fundamentos e práticas. Lisboa: Ministério da Educação.
Sousa, F. (2010). Diferenciação curricular e deliberação docente. Porto: Porto Editora.
Sousa, F., Alonso, L. & Roldão, M. C. (Orgs.) (2013), Investigação para um currículo relevante. Coimbra: Almedina.

Método de Avaliação

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