Psicopatologia

Código

0105698

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Refletir sobre o conceito de doença mental existente nas diferentes épocas, integrando os diversos fatores históricos, sociais e de conhecimento cientifico que o foram influenciando e que levaram às atuais definições de psicopatologia e saúde mental.
2. Adquirir noções básicas de psicopatologia
3. Reconhecer os principais quadros psicopatológicos.
4. Conhecer os conceitos de prevenção primária, secundária e terciária, a sua importância no campo da saúde mental.
5. Refletir sobre o papel do técnico de Psicologia na área da psicopatologia.

Programa

Os conteúdos programáticos da UC compreendem 3 unidades temáticas: 1ª Unidade: Conceitos de Psicopatologia e Doença Mental.

1.1. Conceito de psicopatologia

1.2. Conceito de doença mental

1.3. Evolução histórica do conceito de Doença
Mental.

1.3.1. Das culturas primitivas à cultura Greco-Romana.

1.3.2.

Idade Média e Renascimento.

1.3.3. Da Era Racionalista às Escolas Psiquiátricas do Século XIX e XX. 2ª Unidade: Quadros Psicopatológicos.

2.1. Identificação e Avaliação dos Distúrbios Psicopatológicos na Infância e adolescência:

2.1.2. Perturbações Disruptivas do Comportamento? Hiperactividade e Pert. de Oposição/Desafio e de conduta

2.1.3. Pert. de Ansiedade-Ansiedade de Separação, Fobia Escolar e Mutismo Seletivo

2.1.4. Depressão na Infância

2.2. Identificação e Avaliação dos Distúrbios Psicopatológicos no Adulto:

2.3. Distúrbios Ansiosos.2.4.Distúrbios Afectivos.

2.5.A Esquizofrenia.

2.6.As Perts.Alimentares.

2.7O Síndroma de Dependência Alcoólica.

2.8.As Perts.da Personalidade.3ª Unidade: Prevenção e Saúde Mental.

3.1.Tipos de prevenção:

3.1.1. Prevenção primária

3.1.2. Prevenção secundária

3.1.3. Prevenção terciária

3.2.O Papel do Técnico de Saúde Mental na prevenção.

Métodos de Ensino

A u.c. de Psicopatologia encontra-se estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas, tendo a duração de um semestre letivo. Para a realização das aulas teóricas pressupõe-se a utilização conjunta de técnicas pedagógicas variadas, que privilegiem a discussão critica de casos clínicos alusivos a cada um dos quadros nosográficos apresentados. Durante as aulas teórico-práticas, proceder-se-á a análise critica de artigos científicos relativos à investigação mais recente na área da psicopatologia. Esta componente será ainda complementada pela apresentação de trabalhos de grupo, onde serão aprofundados os conhecimentos relativos a cada um dos quadros clínicos apresentados durante as aulas teóricas.

Bibliografia

Abreu, J. (2002). Introdução à psicopatologia compreensiva (3a ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Associação Americana de Psiquiatria (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5a ed.). Artmed.

Barreto Carvalho, C., Barreto Bulhões, M., Cabral, J. et. al. (2019). ANCORAGEM - Manual técnico de esquizofrenia para cuidadores. Almedina.

Barlow, D. (Coord.) (2022). Manual clínico dos transtornos psicológicos – Tratamento passo a passo (6a ed.) Climepsi.

Correia, D. (Coord.) (2023). Manual de psicopatologia. Lidel.

Martins, M. J., Castilho, P., Barreto Carvalho, C. et al. (2020). Mindfulness e compaixão na recuperação da psicose. PACTOR.

Oliveira, S., & Trentini, C. (Coord.) (2023). Avanços em psicopatologia - Avaliação e diagnóstico baseados na CID-11. Artmed.
Ruiloba, J. V. (2002). Introducción a la psicopatologia y la psiquiatría (5a ed.). Masson.

Saraiva, C., & Serejeira, J. (Coord.) (2014). Psiquiatria fundamental. Lidel.

Método de Avaliação

  • Frequência - 60 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %