Teoria e Metodologia do Serviço Social I

Código

0105341

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os objectivos da unidade curricular de Teoria e Metodologia do Serviço Social I, em articulação vertical com a disciplina de História das Instituições e do Serviço Social visa prosseguir o estudo introdutório e sistemático do serviço social. Iniciada a sua abordagem a nível socio-histórico torna-se necessário cruzar com o estudo do serviço social a nível teórico-metodológico-Serviço Social Clássico/Tradicional.
Pretende-se que no final do semestre o aluno seja capaz de compreender a emergência e institucionalização do serviço social como disciplina profissional e a evolução teórico-metodológica do serviço social clássico que configura um percurso e aprofundamento especializado e tripartido: abordagem individual, grupal e a comunitária.
O modelo método e técnica definem a matriz do serviço social clássico

Programa

1. Emergência e Institucionalização do Serviço Social como profissão. Quadro de referência, marcos socio históricos e diferentes perspetivas.

1.1.Condições históricas, sociológicas, políticas, científicas e valorativas. Questão Social, Direitos Humanos e de Cidadania e Estado de bem-Estar.

1.2. O papel das Charity Organization Society e Settlement Movement e os pioneiros do Serviço Social

1.3. Serviço Social no campo científico no domínio das ciências sociais e humanas

2. Introdução às teorias e métodos em Serviço social. Primeiros métodos básicos e clássicos em Serviço Social.

2.1. Serviço Social de Caso

2.2. Serviço Social de Grupo

2.3. Serviço Social de Comunidade.

3. Emergência e Institucionalização do Serviço Social em Portugal

4. Movimento de reconcetualização do Serviço Social Clássico na América Latina e as transformações na prática e na profissão.

Métodos de Ensino

As aulas assentam nos métodos expositivos e ativos. Desenvolve-se a exposição e explicação dos conteúdos programáticos, suportados pela demonstração mediante recursos a técnicas audiovisuais e análise de documentos escritos.
Este processo é acompanhado por estratégias e técnicas de envolvimento ativo dos alunos durante a exposição teórica do docente, mediante: realização de brainstor-ming de ideias (procurando aferir quais as ideias de senso comum a serem descon-truídos) previamente à apresentação de conteúdos teóricos.
No âmbito dos métodos ativos promovem-se também espaços de debate, apelando à participação crítica e à relação de conteúdos tendo por base a realização de traba-lhos de grupo de análise de textos em aula e em estudo autónomo a serem debati-dos oralmente em turma.

Bibliografia

ABREU, M. Margarida, A propósito da Evolução o Serviço Social, in Boletim do Instituto de Serviço Social, nº 3,
Lisboa, ISSS, 1967, p. 19-50.
CBCISS, Documento Araxá – 1º seminário de teorização do Serviço Social, Debates Sociais nº 4, Rio de Janeiro,
1967.
FERNANDES, Ernesto; MARINHO, Manuela; PORTAS, Manuela, O Serviço Social na Europa: Experiência
Portuguesa, in Rev. Intervenção Social, nº 22, Lisboa, ISSS – Departamento Editorial, Dez. 2000, p. 131-147.
MARTINS, Alcina, Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português, Lisboa, F. C. Gulbenkian,
1999.
NETO, José Paulo, Capitalismo Monopolista e Serviço Social, São Paulo, Cortez, 1992.
PARÉ, Simone, Grupos e Serviço Social, Portalegre, Pontifício e Universidade Católica Rio Grande do Sul, 1961.
RICHMOND, Mary, Diagnóstico Social, Lisboa, Instituto de Higiene Dr. Ricardo Jorge, 1950.
RICHMOND, Mary, Caso Social Individual, 2ª Ed. Buenos Aires, Humanitas, 1982.
4 documentos didáticos elaborados pela docente

Método de Avaliação

  • Dois trabalhos de grupo: storytelling sobre um pioneiro do Serviço Social e os seus contributos - 50 %
  • Recensão crítica sobre um tema do programa a definir pelo docente - 50 %