Património Cultural
Código
0103112Créditos ECTS
6Objetivos
a. Conhecer a evolução do conceito património
b. Entender os procedimentos de inventariação e classificação do Património
c. Conhecer ferramentas de organização patrimonial
d. Refletir sobre as relações do património na sociedade contemporânea.
Programa
I. O conceito de património e a sua evolução histórica
II. Tipologias Patrimoniais
III. Legislações internacionais, nacionais e regionais sobre o Património Cultural
4. Desafios do Património Cultural hoje
Métodos de Ensino
As Aulas são teóricas (T) e teórico-práticas (TP).
A docente exporá os conteúdos programáticos e, com base em textos e suportes visuais, convidará os estudantes a intervir com questões e comentários, críticos.
Bibliografia
"AAVV, Inventário do Património Imóvel dos Açores.Coord. Jorge Paulus Bruno, Angra do Heroísmo: Direcção Regional da Cultura: Instituto Açoriano de Cultura, 1999-2015.
AAVV , Caminhos do Património. Catálogo da Exposição. Coord. de João Vieira Cal¬das. Lisboa: D.G.E.M.N/ Livros Horizonte, 1999.
AAVV , Enciclopédia Einaudi. Dir. Ruggiero Romano. Lisboa: I. N. C. M./C. M., 1984 - Especialmente: Vol. 1 ? Memória-História, vocs. "Documen¬to/Mo¬nu-men¬to", "História", "Antigo/Moderno", "Colecção", "Ruína/Restauro"; vol. 5 ? An¬thropos-Homem, vocs. "Natureza Cultura", "Cultura/Culturas", "Etnocen¬trismo".
ANDRIEUX, Jean-Yves (dir.) - Patrimoine et société. Rennes. 1988.
ASSMANN, J. , Collective Memory and Cultural Identity. New German Critique, 1995, nº65 (Spring- Summer): 125-135.
BABELON, Jean-Pierre; CHASTEL, André, La notion de patrimoine. Paris: Liana Levi, 1994.
HOBSBAWM, E.; RANGER, T., The Invention of Tradition. Cambridge: CambridgeUniversity Press, 1983"
Método de Avaliação
- Apresentação do trabalho - 35 %
- Assiduidade e Participação - 30 %
- Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35 %