Museologia

Código

0102030

Créditos ECTS

6

Objetivos

a) identificar as instituições museológicas e a sua diversidade cultural
b) compreender o processo evolutivo dos Museus e da Museologia articulado com os contextos históricos
c) explorar as potencialidades dos Museus como instituições de memória individual e coletiva
d) compreender os Museus como espaços de salvaguarda e comunicação cultural.

Programa

I. Introdução: o que é um Museu?

I. Breve História dos Museus
1. Os Museus em Portugal e nos Açores
2. O Colecionismo e as Coleções Visitáveis

II. Museus: esses desconhecidos
1. Museus para quê?
2. Museus para quem?
3. Museus (s)em rede

III. A gestão museológica
1. Os normativos
2. As práticas

IV. Educação e Divulgação Museológica
1. Os serviços educativos
2. Outros Mediadores formais e informais

Métodos de Ensino

As Aulas são teóricas (T) e teórico-práticas (TP).
A docente exporá os conteúdos programáticos e, com base em textos e suportes visuais, convidará os estudantes a intervir com questões e comentários, críticos.

Bibliografia

BELK, Russell W., Collecting in a consumer society, London, Routledge, 1995.

BOLAÑOS, Maria, La memoria del mundo: cien años de museología (1900-2000), Gijón, Ediciones Trea, 2002.

BRIGOLA, João Carlos Pires, Colecções, gabinetes e museus em Portugal no século XVIII, Dissertação de Doutoramento apresentada na Universidade de Évora, 2 volumes, 2000.

BRUNO, Cristina, Museologia e comunicação, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1996.

BRUNO, Cristina, Museologia e museus: princípios, problemas e métodos, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1997.

CAMACHO, Clara Frayão, Renovação museológica e génese dos museus municipais da área metropolitana de Lisboa: 1974-1990, Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Nova de Lisboa, 1999.

CHAGAS, Mário de Souza, Novos rumos da museologia, Lisboa, Universidade Lusófona

DUARTE, Ana Maria Lopes, "Experiências museológicas numa comunidade de S. Miguel, Açores" In Arquivos da memória, Lisboa, Edições Colibri, Nº 2 (1997), pp 23-47.

FERNÁNDEZ, Luis Alonso, Introducción a la nueva museologia, Madrid, Alianza Editorial, 1999.

GOUVEIA, Henrique Coutinho, A musealizaçäo de sítios: questöes relativas à formulaçäo do programa interpretativo, [S. l. : s. n., s. d.]

GOUVEIA, Henrique Coutinho, Acerca do conceito e evoluçäo dos museus regionais portugueses desde finais do séciulo XIX ao regime do Estado Novo, Lisboa, 1985.

HERNÁNDEZ, Francisca Hernández, Manual de Museología. Madrid: Editorial Síntesis 1994.

MACHADO, Joäo L. Saavedra, Páginas museológicas. I-A problemática museológica portuguesa e os museus como centros de cultura, Caldas da Rainha, 1974.

MOREIRA, Isabel M. Martins, Museus e monumentos em Portugal, 1772-1974, Lisboa, Universidade Aberta, 1989,

MOREIRA, Isabel M. Martins, Iniciação à museologia: caderno de apoio, Lisboa, Universidade Aberta, 1994.

MURRAY, David, Museums: their history and their use, London, Routledge/Thoemmes Press, 1996.

Museologia: teoria e prática, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Centro de Estudos de Sociomuseologia, 1999.

Museums and late twentieth century culture, Manchester: University of Manchester, 1996.

PIMENTEL Cristina, O sistema museológico português (1833-1991): em direcção a um novo modelo teórico para o seu estudo, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

ORNA, Elizabeth e PETTITT, Charles, Information management in museums, Aldershot, Gower Publ,1998.

PEARCE, Susan M., On collecting: an investigation into colleting in the European tradicion, London, Routledge, 1995.

PESSOA, Fernando Santos, Reflexöes sobre ecomuseologia, Porto, Ed. Afrontamento, 2001.

PREZIOZI, Donald e FARAGO, Claire, Grasping the world: the idea of the museum, Aldershot , Ashgate, 2003.

PEARCE, Susan M., Museums, objects and collections: a cultural study, Leicester, Leicester University Press,1992.

RIVIÈRE, Georges Henri, La muséologie, Paris, Dunod, 1989.

ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz (coord.), Iniciação à museologia, Lisboa: Universidade Aberta, 1993

Método de Avaliação

  • Relatório de seminário ou visita de estudo - 60 %
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40 %