Inglês III
Código
0103130Créditos ECTS
6Objetivos
Inglês III (914) desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (nível B1/B2 do QECR).
Os alunos que concluem com êxito Inglês III conseguem:
1. falar com clareza, podendo ocorrer algumas interferências da língua materna. São capazes de expressar opiniões, fazer relatos e participar em conversas relacionadas com relações públicas e comunicação;
2. escrever textos argumentativos, bem como textos descritivos, informativos e persuasivos;
3. compreender textos escritos relacionados com comunicação e relações públicas, extraindo e aferindo informação;
4. compreender discursos claros e articulados e acompanhar argumentos. São também capazes de compreender a maioria dos materiais em formato áudio ou vídeo em inglês padrão.
Programa
Objetivos de aprendizagem
Inglês III desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2 do QECR). Os alunos que concluem com êxito Inglês III conseguem:
1. falar com clareza (podendo ocorrer algumas interferências da língua materna), expressar opiniões, fazer relatos e participar em conversas relacionadas com cultura, comunicação e sociedade (etc.);
2. escrever textos argumentativos, bem como textos descritivos, informativos e persuasivos;
3. compreender textos escritos relacionados com cultura, comunicação e sociedade (etc.), extraindo e aferindo informação;
4. compreender discursos claros e articulados e acompanhar argumentos. São também capazes de compreender a maioria dos materiais em formato áudio ou vídeo em inglês padrão.
Conteúdos programáticos
1. Prática da compreensão e produção orais, através da análise de noticiários e documentários ou do debate, desenvolvendo competências para um discurso persuasivo.
2. Prática da compreensão e produção escritas, através da análise de notícias e textos de opinião e da revisão de textos escritos, desenvolvendo competências para uma escrita persuasiva.
3. Focalização na gramática da língua inglesa, através da revisão e do estudo aprofundado da estrutura frásica, dos aspetos e tempos verbais, verbos modais, "phrasal verbs", gerúndios e infinitivos, orações adverbiais, voz passiva, complementos indiretos, consolidando com exercícios escritos e orais (sobretudo a partir do manual The Functions of English Grammar).
Demonstração da coerência de conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem
As competências descritas nos objetivos são reforçadas pelos conteúdos do programa. Os tópicos gramaticais são abordados nos capítulos 1 a 9 do manual The Functions of English Grammar, os quais são complementados pela gramática The Grammar Book e estão disponíveis para os alunos na plataforma Moodle. Os exercícios do manual possibilitam o desenvolvimento de variadas competências e são normalmente resolvidos previamente pelos alunos e apresentados oralmente durante as aulas. A prática da compreensão/produção oral é aprofundada com o visionamento de documentários em língua inglesa (legendados em inglês) e com discussões e debates organizados em sala de aula. A compreensão/produção escrita é desenvolvida através fóruns na plataforma Moodle (workshops de escrita), bem como através da exploração do capítulo 9 ("Arguing") do livro de apoio College Writers e da consulta de links de fontes fidedignas. No final do semestre, os alunos produzem, em sala de aula, um texto argumentativo.
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino
Em Inglês III, é utilizada uma abordagem de ensino sistemática e cumulativa que desenvolve competências em língua inglesa a um nível intermédio-avançado (B2 do QECR). O programa é centrado em géneros de textos relevantes, havendo simultaneamente a exploração do vocabulário e das estruturas. A prática nas quatro competências (ler, escrever, ouvir, falar) é complementada com uma revisão e consolidação da gramática e da sintaxe.
Um teste de gramática (40%) tem como base os conteúdos dos capítulos do manual. A escrita e a revisão de um texto argumentativo (40%) finalizam o semestre. Outras atividades complementam a nota da participação/assiduidade (20%), tais como questionários, discussões/debates em sala de aula, fóruns no Moodle, e exercícios do manual The Functions of English Grammar (preparados em casa e apresentados oralmente na aula).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem
Esta abordagem de ensino, sistemática e cumulativa, tem como ponto de partida exercícios escritos e orais para desenvolver uma variedade de competências, desde o domínio gramatical e controlo da forma, à aquisição da fluência produtiva. A partir de documentários observados, são geradas discussões em sala de aula sobre a forma como o enredo é apresentado e sobre as técnicas utilizadas, tais como o apelo à razão e emoção e aos estudos de caso. Pretende-se que os alunos continuem as discussões com publicações relevantes nos fóruns do Moodle.
O semestre culmina com a escrita e revisão de um texto argumentativo, tarefa que está descrita no capítulo 9 ("Arguing") do manual College Writers. Ao finalizarem, os alunos terão, não só alcançado um melhor entendimento do modo como diferentes palavras, frases e orações funcionam (organização, inter-relações e uso) para formular sentidos, mas terão também aperfeiçoado a capacidade de produzir textos, de forma variada, precisa, persuasiva e criativa.
Bibliografia
Bibliografia
Azar, Betty Schrampfer. Understanding and Using English Grammar. 3rd revised ed. New York: Pearson Education, 2004.
Bernard, Sheila Curran. Documentary Storytelling: Making Stronger and More Dramatic Nonfiction Films. 2nd ed. St. Louis: Focal Press, 2007.
Celce-Murcia, Marianne and Diane Larsen-Freeman. The Grammar Book. 2nd ed. Boston: Heinle & Heinle, 1998.
Holschuh, Louis W. The Functions of English Grammar (The Holschuh Esl Grammar Ser.). Cambridge University Press, 1994. [updated in 2024]
Kent, Michael L. "The Power of Storytelling in Public Relations: Introducing the 20 Master Plots." Public Relations Review, vol. 41, no. 4, 2015, pp. 480-489.
Leki, Ilona. Understanding ESL Writers: A Guide for Teachers. Portsmouth: Boynton/Cook, 1992.
Reid, Stephen. The Prentice Hall Guide for College Writers. 9th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 2011.