Inglês III
Código
0103130Créditos ECTS
6Objetivos
Inglês III (914) desenvolve competências de língua inglesa a um nível intermédio-avançado (nível B1/B2 do QECR).
Os alunos que concluem com êxito Inglês III conseguem:
1. falar com clareza, podendo ocorrer algumas interferências da língua materna. São capazes de expressar opiniões, fazer relatos e participar em conversas relacionadas com relações públicas e comunicação;
2. escrever textos argumentativos, bem como textos descritivos, informativos e persuasivos;
3. compreender textos escritos relacionados com comunicação e relações públicas, extraindo e aferindo informação;
4. compreender discursos claros e articulados e acompanhar argumentos. São também capazes de compreender a maioria dos materiais em formato áudio ou vídeo em inglês padrão.
Programa
Prática da compreensão e produção orais, através da análise de noticiários e documentários ou do debate sobre assuntos relacionados com relações públicas e comunicação, desenvolvendo competências para um discurso persuasivo.
Prática da compreensão e produção escritas, através da análise de notícias e textos de opinião e da revisão de textos escritos, desenvolvendo competências para uma escrita persuasiva.
Focalização na gramática da língua inglesa, através da revisão e do estudo aprofundado da estrutura frásica, dos aspetos e tempos verbais, verbos modais, “phrasal verbs”, gerúndios e infinitivos, orações adverbiais, voz passiva, complementos indiretos, consolidando com exercícios escritos e orais (sobretudo a partir do manual The Functions of English Grammar).
Métodos de Ensino
Em Inglês III (914), é utilizada uma abordagem de ensino sistemática e cumulativa que desenvolve competências em língua inglesa a um nível intermédio-avançado (nível B1/B2 do QECR). O programa é adaptado às necessidades dos alunos de relações públicas e comunicação e é centrado em géneros de textos relevantes, havendo simultaneamente a exploração do vocabulário e das estruturas. A prática nas quatro competências (ler, escrever, ouvir, falar) é complementada com uma revisão e consolidação da gramática e da sintaxe.
Bibliografia
Azar, Betty Schrampfer. Understanding and Using English Grammar. 3rd revised ed. New York: Pearson Education, 2004.
Bernard, Sheila Curran. Documentary Storytelling, Second Edition: Making Stronger and More Dramatic Nonfiction Films. 2nd ed. St. Louis: Focal Press, 2007.
Celce-Murcia, Marianne and Diane Larsen-Freeman. The Grammar Book. 2nd ed. Boston: Heinle & Heinle, 1998.
Holschuh, Louis W. The Functions of English Grammar (The Holschuh Esl Grammar Ser.). Cambridge University Press, 1994. [updated in 2015]
Kent, Michael L. "The Power of Storytelling in Public Relations: Introducing the 20 Master Plots." Public Relations Review, vol. 41, no. 4, 2015, pp. 480-489.
Leki, Ilona. Understanding ESL Writers: A Guide for Teachers. Portsmouth: Boynton/Cook, 1992.
Reid, Stephen. The Prentice Hall Guide for College Writers. 9th ed. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 2011.
Método de Avaliação
- Assiduidade e Participação - 20 %
- Frequência - 40 %
- Teste de gramática - 40 %