Introdução à Demografia
Código
0102037Créditos ECTS
6Objetivos
Na disciplina de Introdução à Demografia pretende-se que os estudantes conheçam e adquiram capacidade de análise dos vários aspetos tratados no âmbito da ciência demográfica, tanto em termos de métodos e técnicas, como de reflexão e domínio sobre a problemática populacional ao longo dos tempos. Neste sentido, a primeira parte do programa atende fundamentalmente a aspetos de ordem teórica e de enquadramento territorial e social, através de uma análise diacrónica e sincrónica, enquanto que a segunda se centra nos testes dos dados e estudo das variáveis mais elementares da dinâmica demográfica, que serão aprofundados na disciplina de Métodos de Análise Demográfica no 2.º semestre. Nas aulas práticas, discutir-se-ão os textos, realizar-se-ão os exercícios e a investigação realizada cujos elementos serão previamente indicados e disponibilizados.
Programa
Informação disponível em breve.
Métodos de Ensino
Dados os tópicos da presente UC pretenderem cobrir uma ampla introdução ao que se espera da ciência demográfica, as aulas, de natureza teórico-prática, têm uma componente teórica de capital importância. Torna-se essencial distinguir conceitos e elaborar quadros teóricos consistentes para fundamentar os conhecimentos posteriores no âmbito de análise e interpretação da informação demográfica. Estamos em crer que nenhum conhecimento científico ou postura se podem desenvolver sem uma base me conceitos e métodos que utilizem informação empírica. A demografia é, entre as ciências sociais, a que se predispõe mais à quantificação e ao incremento do rigor analítico. Isto mesmo é transmitido aos estudantes através de um método de ensino teórico-participativo e mobilizador da pesquisa.
Pretende-se que a bibliografia abaixo indicada, bem como a informação estatística, relativa às temáticas constantes do programa seja complementada pelos estudantes, contando para isso com o apoio do docente.
Bibliografia
Informação disponível em breve.
Método de Avaliação
- 1.ª Frequência - 50 %
- 2.ª Frequência - 50 %