Oficina de Relações Públicas II
Código
0103132Créditos ECTS
6Objetivos
Esta disciplina tem como objetivos:
1. Promover e desenvolver a prática da atividade de Relações Públicas na Organização e Gestão de Eventos.
2. Adquirir competências que permitam ao aluno planificar e definir as melhores estratégias para a execução de um evento.
3. Incentivar a capacidade de organizar e realizar conferências de imprensa.
4. Reconhecer as práticas de protocolo, etiqueta, cortesia e civismo, como condição para uma participação socialmente ativa.
Programa
1. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS
As Relações Públicas na Organização de Eventos
1.1. Classificação de eventos
1.2. Tipologia
1.3. As Fases do Evento
1.4. Planeamento/Planificação de eventos
1.4.1. O Pré-Evento
1.4.1.1. Definição de Objetivos
1.4.1.2. Destinatários/Públicos-Alvo
1.4.1.3. Meios/recursos
1.4.1.4. Programa
1.4.1.5. Convites
1.4.1.6. Gestão e negociação de patrocínios.
1.4.1.7. Logística
1.4.1.8. Divulgação
1.4.1.9. Orçamento
1.4.2. O Evento – Planeamento no local
1.4.3. Pós-Evento – Avaliação
1.5. Estudos de caso
2. A CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
2.1. Objetivo
2.2. Formato
2.3. Convite
2.4. Organização
2.5. O dossier de imprensa
2.6. Receção
2.7. Avaliação
2.8. Simulações
3. PROTOCOLO
3.1. Noções de cerimonial e protocolo.
3.2. Apresentações, cumprimentos e tratamentos honoríficos
3.3. Fórmulas de cortesia
3.4. Protocolo à mesa
3.5. Convites
3.6. Trajes/Vestuário
3.7. Precedências
4.1. Civilidade no escritório
Métodos de Ensino
Os conteúdos da unidade curricular serão expostos com base em apresentações de PowerPoint, vídeos e visitas de estudo. Os estudantes serão motivados para aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a análise e discussão de estudos de caso e exercícios e simulações. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.
Bibliografia
AMARAL, Isabel (2008). Imagem e sucesso – Guia de Protocolo para empresas. 8ª Edição. Lisboa. Verbo
ANDRADE, Elisabete Vieira Canha de. (1997). Gestos de Cortesia, Etiqueta e Protocolo. Lisboa: Texto Editora.
BARROCA, Helena Ondina. (1999). Protocolo Social…Protocolo Profissional…Uma Questão de Civilidade…. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
CESCA, Cleuza G. Gimenes. (1997). Organização de Eventos. São Paulo: Ed. Summus.
CUNHA, H. Mendonça e. (1989). Regras do Cerimonial Português. Venda Nova: Livraria Bertrand.
DESCHEPPER, Jacques. (1992). Saber comunicar com os Jornalistas. Mem Martins: Ed. Edições CETOP.
GIACAGLIA. Maria Cecília. (2003). Organização de Eventos. Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
GIÃO, Ana São. (s.d.). Etiqueta e Boas Maneiras. Lisboa: Edições 70.
LINS, Augusto Estellita. (1991). Etiqueta, protocolo e cerimonial. Brasília: Linha Gráfica Editora.
Método de Avaliação
- Frequência - 50 %
- Participação e intervenção nas aulas - 10 %
- Trabalho escrito realizado com 2 ou 3 elementos com apresentação oral obrigatória a todos os elementos do grupo - 40 %