Teorias da Comunicação

Código

0103135

Créditos ECTS

6

Objetivos

1. Identificar a comunicação como problema teórico.

2. Apresentar perspetivas teóricas e promover uma reflexão crítica sobre o processo de comunicação.

3. Fomentar a análise e a discussão dos principais conceitos ligados à ideia de comunicação de massa.

4. Refletir sobre o estatuto e a influência dos media.

5. Refletir sobre os limites da comunicação no mundo contemporâneo.

6. Relacionar conteúdos teóricos com problemáticas atuais.

Programa

1. A problemática da comunicação.

2. A comunicação humana: intrapessoal, interpessoal, grupal, organizacional/ institucional e global.

3. A comunicação de massa: a ecologia dos media.

4. A comunicação intercultural: comunicação e identidade.

5. O domínio da comunicação.

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas. As perspetivas teóricas serão apresentadas, analisadas e discutidas; e, sempre que possível, relacionadas com problemáticas atuais.

Recorrer-se-á à leitura e comentário de diferentes textos, bem como ao visionamento de pequenas peças audiovisuais. Haverá uma obra de leitura integral. Far-se-á o acompanhamento dos alunos através do Moodle.

Bibliografia

AUBENAS, F. & BENASAYAG, M. 2002. A fabricação da informação. Os jornalistas e a ideologia da comunicação, Porto, Campo das Letras.

DEFLEUR, M. L. & BALL-ROKEACH, S. 1993. Teorias da Comunicação de Massa, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor.

FERIN, I. 2002. Comunicação e culturas do quotidiano, Lisboa, Quimera.

FREIXO, M. 2006. Teorias e Modelos de Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget.

GRIFFIN, E. 20097. A First Look at Communication Theory, New York, McGraw Hill (http://www.afirstlook.com).

MARCOS, M. L. 2007. Princípio relacional e paradigma comunicacional, Lisboa, Colibri.

MATTELART, A. E M. 20022. História das Teorias da Comunicação, Porto, Campo das Letras.

MEUNIER, J.-P. & PERAYA, D. 2009. Introdução às Teorias da Comunicação, Lisboa, Instituto Piaget.

MONTEIRO, A. et alii 2006. Fundamentos de Comunicação, Lisboa, Edições Sílabo.

SANTOS, J. 2001. Comunicação, Lisboa, Prefácio.

WOLF, M. 20069. Teorias da Comunicação, Queluz de Baixo, Editorial Presença.

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência - 45 %
  • 2ª Frequência - 45 %
  • Trabalho Individual: apresentação de um dos textos de leitura obrigatória na aula - 10 %