História Urbana
Código
0102056Créditos ECTS
6Objetivos
Os alunos deverão adquirir/desenvolver competências genéricas várias:
- Capacidade de análise e síntese;
- Capacidade de lidar com informação complexa;
- Preocupações de qualidade e rigor;
- Qualidade de expressão escrita e oral;
- Familiaridade com as novas tecnologias de informação e comunicação;
- Abertura interdisciplinar;
- Espírito de iniciativa.
A aprendizagem deve também ajudar a que se evidenciem competências específicas:
- Capacidade de compreender a evolução da cidade, das suas formas e dos códigos de produção urbana, desde a sua origem, no Médio Oriente Antigo, até finais da Idade Moderna;
- Perceção da utilidade social do conhecimento do passado urbano;
- Competências científicas e técnicas no âmbito da exploração de vários tipos de fontes relativas à cidade;
- Capacidades de promover a reflexão de problemáticas urbanas e de contribuir para a difusão do conhecimento relativo à cidade;
- Capacidade de pensar autonomamente sobre os pontos abordados.
Programa
1. Introdução
2. A cidade antiga
2.1. A origem da cidade no Próximo Oriente
2.2. A polis
2.3. A cidade no mundo helenístico
2.4. Roma: urbs e imperium
2.5. As cidades no Ocidente da P. Ibérica, na Antiguidade
3. Entre a cidade antiga e a cidade medieval
3.1. A ruralização do Ocidente e o esvaziamento das cidades antigas
3.2. A cidade bizantina e islâmica
3.3. As cidades no Ocidente da P. Ibérica
4. A cidade medieval, cristã
4.1. A reanimação da vida urbana no Ocidente
4.2. A cidade medieval
4.3. Do florescimento urbano à constituição da rede urbana de Portugal
4.4. Espaços, quotidianos e vivências urbanas
5. A cidade na alvorada da modernidade
5.1. A cidade europeia em tempos de “mundialização”
5.2. O Renascimento: cidade ideal e cidades reais
5.3. As cidades do Portugal de 400 e 500
6. A cidade na alvorada da modernidade
6.1. Poder absoluto e encenação – a cidade barroca e iluminista
6.2. As cidades portuguesas do Reino e de Além-mar. A Lisboa pombalina.
Métodos de Ensino
O método expositivo será acompanhado pelo método interativo, de modo a garantir uma aprendizagem participada e crítica. A componente teórica das lições articular-se-á quer com o programa de leituras dos discentes, quer com a abordagem de materiais informativos de diversa natureza, com vista a um equacionamento multifacetado dos problemas históricos urbanos.
Bibliografia
BENEVOLO, Leonardo, A cidade na história da Europa, Lisboa, 1995.
CHUECA GOITIA , Francisco, Breve história do urbanismo, Lisboa, 1982.
MORRIS, A. E. J., Historia de la forma urbana. Desde sus orígenes hasta la Revolución Industrial, 7.ª ed., Barcelona, 2001.
MUMFORD, Lewis, A cidade na história, suas origens, transformações e perspectivas, 4.ª ed., 2.ª tiragem, São Paulo, 2004.
ROSSA, Walter, "A cidade portuguesa", in História da Arte Portuguesa, dir. por Paulo Pereira, vol. III, Lisboa, 1995, pp. 233-323.
TEIXEIRA, Manuel C., VALLA, Margarida, O urbanismo português, séculos XIII-XVIII, Portugal-Brasil, Lisboa, 1999. Universo urbanístico português, 1415-1822. Colectânea de estudos, Lisboa, 1998
Método de Avaliação
- 1ª Frequência: - 40 %
- 2ª Frequência: - 40 %
- Presença, participação e abordagem crítica dos temas estudados - 20 %