História Urbana

Código

0102056

Créditos ECTS

6

Objetivos

Os alunos deverão adquirir/desenvolver competências genéricas várias:

- Capacidade de análise e síntese;

- Capacidade de lidar com informação complexa;

- Preocupações de qualidade e rigor;

- Qualidade de expressão escrita e oral;

- Familiaridade com as novas tecnologias de informação e comunicação;

- Abertura interdisciplinar;

- Espírito de iniciativa.

A aprendizagem deve também ajudar a que se evidenciem competências específicas:

- Capacidade de compreender a evolução da cidade, das suas formas e dos códigos de produção urbana, desde a sua origem, no Médio Oriente Antigo, até finais da Idade Moderna;

- Perceção da utilidade social do conhecimento do passado urbano;

- Competências científicas e técnicas no âmbito da exploração de vários tipos de fontes relativas à cidade;

- Capacidades de promover a reflexão de problemáticas urbanas e de contribuir para a difusão do conhecimento relativo à cidade;

- Capacidade de pensar autonomamente sobre os pontos abordados.

Programa

1. Introdução

2. A cidade antiga

2.1. A origem da cidade no Próximo Oriente

2.2. A polis

2.3. A cidade no mundo helenístico

2.4. Roma: urbs e imperium

2.5. As cidades no Ocidente da P. Ibérica, na Antiguidade

3. Entre a cidade antiga e a cidade medieval

3.1. A ruralização do Ocidente e o esvaziamento das cidades antigas

3.2. A cidade bizantina e islâmica

3.3. As cidades no Ocidente da P. Ibérica

4. A cidade medieval, cristã

4.1. A reanimação da vida urbana no Ocidente

4.2. A cidade medieval

4.3. Do florescimento urbano à constituição da rede urbana de Portugal

4.4. Espaços, quotidianos e vivências urbanas

5. A cidade na alvorada da modernidade

5.1. A cidade europeia em tempos de “mundialização”

5.2. O Renascimento: cidade ideal e cidades reais

5.3. As cidades do Portugal de 400 e 500

6. A cidade na alvorada da modernidade

6.1. Poder absoluto e encenação – a cidade barroca e iluminista

6.2. As cidades portuguesas do Reino e de Além-mar. A Lisboa pombalina.

Métodos de Ensino

O método expositivo será acompanhado pelo método interativo, de modo a garantir uma aprendizagem participada e crítica. A componente teórica das lições articular-se-á quer com o programa de leituras dos discentes, quer com a abordagem de materiais informativos de diversa natureza, com vista a um equacionamento multifacetado dos problemas históricos urbanos.

Bibliografia

BENEVOLO, Leonardo, A cidade na história da Europa, Lisboa, 1995.

CHUECA GOITIA , Francisco, Breve história do urbanismo, Lisboa, 1982.

MORRIS, A. E. J., Historia de la forma urbana. Desde sus orígenes hasta la Revolución Industrial, 7.ª ed., Barcelona, 2001.

MUMFORD, Lewis, A cidade na história, suas origens, transformações e perspectivas, 4.ª ed., 2.ª tiragem, São Paulo, 2004.

ROSSA, Walter, "A cidade portuguesa", in História da Arte Portuguesa, dir. por Paulo Pereira, vol. III, Lisboa, 1995, pp. 233-323.

TEIXEIRA, Manuel C., VALLA, Margarida, O urbanismo português, séculos XIII-XVIII, Portugal-Brasil, Lisboa, 1999. Universo urbanístico português, 1415-1822. Colectânea de estudos, Lisboa, 1998

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: - 40 %
  • 2ª Frequência: - 40 %
  • Presença, participação e abordagem crítica dos temas estudados - 20 %